educacao ambiental                    
       
21 Janeiro
6 min de leitura

O que é um relatório de responsabilidade socioambiental?

cover image
O relatório de responsabilidade socioambiental é uma ferramenta que uma empresa sustentável utiliza para comunicar ... Saiba mais!
O que é um relatório de responsabilidade socioambiental?

O relatório de responsabilidade socioambiental é uma ferramenta que uma empresa sustentável utiliza para comunicar seu desempenho social, econômico e ambiental com maior transparência. Através do relatório são demonstrados suas expectativas de desenvolvimento sustentável, tanto as externas quanto as internas, envolvendo colaboradores, stakeholders, fornecedores, clientes e a sociedade em que está inserida. Neste artigo entenderemos melhor sobre o que é um relatório de responsabilidade socioambiental. Confira!

Uma empresa com responsabilidade socioambiental opta por políticas sociais em seu planejamento estratégico e busca sempre processos produtivos mais limpos e sustentáveis. Além disso, implementa uma gestão de resíduos eficiente através da logística reversa ou destinação ambientalmente correta, promove programas de educação ambiental e incentiva a conscientização da população para o consumo consciente.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

software online de emissão de mtr online

Responsabilidade Socioambiental nas empresas

Responsabilidade Socioambiental nas empresas

A responsabilidade socioambiental é quando a empresa adota uma postura, comportamento e ações que promovam o bem-estar da sociedade associado às práticas de proteção ambiental.

A responsabilidade socioambiental é uma prática voluntária, ou seja, a empresa opta por políticas sociais em seu planejamento estratégico e busca sempre processos produtivos mais limpos e sustentáveis.

Assim, a empresa implementa ações sociais que trás benefícios para a sociedade e o meio ambiente sem comprometer a lucratividade do negócio.

A Responsabilidade Socioambiental busca:

– verificar questões sociais, o respeito à legislação trabalhista, se possui CIPA, liberdade sindical, reconhecimento do direito da negociação coletiva, eliminação de trabalhos forçados e discriminatórios;

– obter a licença ambiental, estabelecer a gestão de resíduos, investir em tecnologia para conservação de energia e recursos naturais; analisar o ciclo de vida de seus produtos;

– estabelecer política sobre medidas reparadoras em resposta à reclamações e manifestações da comunidade;

– estabelecer uma política socioambiental e uma de compra e seleção de fornecedores que sejam licenciados e que não possuam passivos ambientais;

– expor publicamente seus compromissos éticos por meio de material institucional, pela internet ou por outros meios de comunicação;

– atuar de acordo com a legislação em vigor, evitar pirataria, sonegação fiscal, contrabando, adulteração de marcas e falsificação de produtos.

O que é relatório de responsabilidade socioambiental?

O que é relatório de responsabilidade socioambiental?

O relatório de responsabilidade socioambiental é uma ferramenta fundamental para a consolidação de uma cultura empresarial que privilegie a transparência e permita a todos conhecer e valorizar gestão estratégica voltada para os indicadores socioambientais e econômicos.

Através do relatório é possível demonstrar todas as ações que a empresa tem tomado para ter um impacto positivo no meio ambiente, sociedade e economia.

Através do relatório a organização divulga os impactos socioambientais causados pelas suas atividades cotidianas. Dentre essas atividades tem a geração de resíduos e qual a destinação ambientalmente correta dada a eles, bem como as praticas para sua não geração ou redução.

O relatório serve como um modelo de gerenciamento de ações, ou seja, a empresa mostra quais as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável realizou em determinado período. Bem como, quais as ações devem ser mudadas ou praticadas para melhorar um ponto negativo ou mesmo como uma oportunidade de melhoria. Também, no relatório a organização demonstra como cada ação foi colocada em prática ou serão realizadas.

Um exemplo de ação sustentável praticado por várias empresas é a reciclagem de seus resíduos. A organização mapeia quais os resíduos recicláveis são gerados e os enviam para reciclagem ou até mesmo os reutilizados em seus processos. Muitas obtêm lucro com essa ação, haja vista que esses resíduos podem ser comercializados através do mercado de resíduos. Outro exemplo é a implantação de um sistema de logística reversa.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

No relatório de sustentabilidade a empresa relata quais os resultados positivos que uma gestão eficiente de seus resíduos trouxe. Principalmente os resultados de uma economia circular.

No Brasil, a elaboração e divulgação do relatório não são obrigatórias. Há vários modelos de relatórios disponíveis para as instituições seguirem. Contudo, a mais utilizada atualmente, por causa de sua credibilidade no cenário internacional, é o da GRI - Global Reporting Initiative.

A Global Reporting Initiative – GRI é uma organização internacional que auxilia as empresas, os governos e outras instituições a relatarem e comunicarem esses impactos socioambientais que as suas atividades causam.

O modelo GRI segue quatros diretrizes que ajudam a identificar os impactos das operações sobre o meio ambiente, economia e sociedade. Essas diretrizes auxiliam a apontar informações confiáveis, relevantes e padronizadas.

Com o modelo GRI a empresa consegue de forma mais pratica avaliar as oportunidades e riscos. Além de tomar decisões mais claras e assertivas.

Ou a ISO 26000. Em 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social.

Objetivos do relatório de responsabilidade socioambiental

Objetivos do relatório de responsabilidade socioambiental

No relatório de responsabilidade socioambiental a empresa divulga suas ações pela busca da sustentabilidade.

Os objetivos do relatório para as empresas são:

– desenvolver uma estratégia de gestão voltada para o futuro: para isso, ao elaborar o relatório a organização precisa obter informações consistentes sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade. Tanto causados pela empresa como por fatores externos, tais como alterações climáticas ou questões de direitos humanos;

– melhorar o diálogo entre os acionistas: uma vez que o relatório funciona como uma ferramenta de comunicação transparente;

– auxiliar as empresa a identificar riscos e oportunidades ligados à sustentabilidade;

– ajudar a mudar a mentalidade de todos, uma vez que é uma oportunidade de divulgar a importância das práticas sustentáveis para todos.

O objetivo dos relatórios para a sociedade:

– os relatórios são de interesse público, já que permite que a sociedade desenvolva uma mentalidade voltada para o desenvolvimento sustentável.

O objetivo para o mercado e para o governo:

– com os relatórios de responsabilidade socioambiental são fornecidos informações que tanto o mercado quanto o governo pode utilizar para tomar decisões assertivas pela busca de formas de medir seus progressos rumo ao desenvolvimento sustentável.

Como elaborar um relatório de responsabilidade socioambiental?

Como elaborar um relatório de responsabilidade socioambiental?

Para elaborar o relatório de responsabilidade socioambiental a empresa precisa ter dados concretos, haja vista que a transparência é preponderante. Para isso ela precisa contar com um sistema que armazene todos os dados relevantes e importantes que demonstre que essa organização pratica ações sustentáveis.

Em relação à gestão de resíduos, o software da VG Resíduos armazena e monitora todas as informações importantes sobre o gerenciamento de resíduos. Principalmente as de cumprimentos de requisitos legais.

Através do software a empresa tem mais confiança com os dados coletados, já que são eliminadas as antigas planilhas. Com o software a organização realiza a gestão completa em uma única plataforma, totalmente online. Além disso, todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão e gerando dados mais transparentes.

O software pode funcionar online, desktop e móbile. O usuário informa a quantidade de resíduos gerados e a data. Também informa quem realizará o transporte e qual o tipo de tratamento será dado. Além de outras informações importantes sobre os resíduos, como sua classificação. Dessa forma, automaticamente são gerados os documentos obrigatórios para os órgãos ambientais.

Sendo assim, o relatório de responsabilidade socioambiental é uma excelente ferramenta de gestão de comunicação sobre as práticas sustentáveis de uma empresa. Através dos relatórios são apresentados os indicadores sociais, econômicos e ambientais com maior transparência para a sociedade, acionistas, colaboradores, entre outros.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima