gestao de residuos                    
       
10 Março
3 min de leitura

O que fazer com cartuchos/toners usados?

cover image
O que fazer com cartuchos/toners usados? O grande problema para quem destina os resíduos de forma correta é que falta locais apropriados. Leia!
cartuchos/toners usados

Você sabia que pode ganhar dinheiro com cartuchos e toners usados? Saiba essa e outras informações no artigo a seguir.

O que fazer com cartuchos/toners usados? O grande problema para quem destina os resíduos de forma correta é que falta locais apropriados para coleta dos resíduos, além de pouca informação sobre o assunto.

No caso dos cartuchos a situação fica ainda mais delicada, já que muita gente fica na dúvida se pode ou não destiná-lo junto com o lixo comum.

Antes de mais nada, saiba que os cartuchos e toners possuem substâncias toxicas que agridem à natureza, animais e seres humanos. Portanto, é preciso SIM dar um fim ecologicamente correto a este resíduo.

Além do mais, o plástico e os outros materiais envolvidos levam muitos anos para se decomporem. Por essa razão, iremos informar algumas práticas recomendadas para você seguir com cartuchos e toners usados.

Faça recargas em locais apropriados

Uma informação importante é que por muitos anos acreditou-se em um mito de que cartuchos reutilizados estragam a impressora ou não são bons para impressão!

Essa informação é falsa! A maioria dos cartuchos podem ser recarregados em locais especializados. Além de trazer uma grande economia, é uma ação positiva para o meio ambiente.

Então a nossa dica é, antes de descartar verifique se o cartucho ou toner pode ser recarregado. Esse é o melhor destino que você pode fazer.

Caso tenha dúvida se o seu cartucho pode ser utilizado novamente, vá a uma loja de recarga e converse com um dos profissionais.

Ganhe dinheiro com a venda dos cartuchos usados!

Outra dica super valiosa é a venda dos cartuchos usados. Há várias empresas de recarga que compram esses materiais para reutilizarem com outros clientes.

Portanto, aquilo que seria lixo pode se transformar em dinheiro na sua conta.

Basta dar um clique no Google que você encontrará empresas que compram ou procurar o estabelecimento mais próximo a sua casa que faça recargas de tinta.

Envio dos cartuchos usados para as marcas de impressoras

cartuchos/toners usados

Devido às leis ambientais, as marcas de impressoras são obrigadas a criarem soluções para os resíduos gerados por elas. Parte destas soluções, está em recolher materiais usados, como os cartuchos.

Algumas empresas recebem por Correio os cartuchos, enquanto outras possuem nas próprias lojas um espaço de coleta dos toners usados.

Para saber, qual desses caminhos tomar, consulte o site da marca da sua impressora e verifique o processo indicado.

Destinação com empresas de reciclagem

Há também a possibilidade de destinar seu resíduo com empresas de reciclagem espalhadas pela sua cidade. Nem sempre é fácil encontrar esse tipo de coleta, mas há organizações sérias responsáveis por recolher eletrônicos e materiais semelhantes.

Por isso, nosso conselho é: Nunca jogue cartuchos no lixo comum.

Alugue impressoras com empresas de outsourcing!

cartuchos/toners usados

Boa parte das instruções ditas acima resolve problemas de pessoas físicas, mas pode ser bastante burocrático implementar as sugestões acima no ramo dos negócios.

Para as empresas, a nossa dica é contrate o outsourcing de impressão.

Se você ainda não conhece esse serviço, trata-se da terceirização completa do setor de impressão.

Portanto, uma organização fica encarregada de cuidar de todo o setor de impressão, incluindo a locação das máquinas, reposição de materiais, manutenção dos aparelhos e destinação dos resíduos.

Nesse sentido, você deixa de se preocupar com toda a área de cópias da sua empresa, e deixa a responsabilidade com profissionais da área.

Mas você pode pensar que com todas essas vantagens, o outsourcing custa caro. Na verdade, é justamente ao contrário.

Um dos maiores benefícios do outsourcing de impressão é a redução de gastos.

Chega-se a economizar até 80% dos custos que eram empregados no setor. Isso ocorre por uma série de fatores:

  • O aluguel possui um custo benefício melhor que a compra de impressoras;
  • Geralmente as empresas sem outsourcing trabalham com máquinas antigas ou de baixa rentabilidade, o que gera morosidade e dificuldades no andamento dos processos;
  • O serviço de manutenção das máquinas possui custo elevado ao ser executado por conta própria;
  • As empresas de outsourcing oferecem gestão de cópias, ou seja é possível monitorar tudo que é impresso, melhorando diretamente a economia dos recursos e no uso consciente das máquinas.

Por essa razão, o serviço de outsourcing tem crescido muito tanto para grandes quanto pequenas empresas.

Atenção! Só não recomendamos o outsourcing de impressão para empreendimentos cuja demanda mensal seja inferior a 500 cópias!

seta para cima