Objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS

26/06/2017

Com o fim da Guerra Fria, as agências oficiais de assistência ao desenvolvimento fizeram cortes orçamentários e, países que dependiam desse auxílio, sofreram muito com o corte dos recursos. Desse modo, a ONU e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicaram o documento: “Moldando o Século 21: A Contribuição da Cooperação para o Desenvolvimento”, em tradução livre, (OECD, 1996). Nesse documento discutia-se questões de metas de bem-estar econômico, desenvolvimento de sustentabilidade e social, assim como na Rio-92.

Com tantos encontros e discussões sobre assuntos relacionados ao social, meio ambiente, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, em setembro dos anos 2000, houve um encontro entre 189 países em que se firmou um compromisso no combate à pobreza e aos problemas sociais. Assim, para se alcançar tais objetivos, foram estabelecidas 21 metas e 60 indicadores, nomeados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com prazo de encerramento até 2015. Para tanto, no intervalo desses 15 anos, para acompanhar os ODM, muitos eventos e relatórios foram realizados. No Brasil, duas importantes iniciativas foram o Prêmio ODM (2004) e o Portal ODM (2009), nas quais desempenharam o papel de acompanhamento no alcance das metas estabelecidas.

Além das iniciativas mencionadas, a Conferência Rio +20 (2012) foi um marco nas discussões e acordos sobre desenvolvimento sustentável. E como resultado dessas discussões, foram estabelecidas novas metas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS) com base nos ODM.

Mas o que são os ODS?

Para trazer o significado dos ODS ressalta-se o seguinte conceito da Estratégia ODS[1]:

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

A figura abaixo apresenta os 17 objetivos da ODS.

Figura acima: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

São 4 os temas que envolvem os ODS: social, ambiental, econômica e institucional.

Apesar de tímida a abordagem que os ODS recebem, em 2003 o Brasil ganhou destaque na avaliação dos resultados alcançados nos ODM. Porém, no cenário atual de dificuldades políticas e financeiras, torna-se mais complicado alcançar os ODS. Mesmo assim eles apresentam grande poder mobilizador no que tange a um maior envolvimento de estados e municípios, negociações governamentais, sociedade e setor privado, para que tenhamos sua implementação bem sucedida.

::Flávia Gomes de Magalhães - Graduanda em Engenharia Ambiental pela UFMG

Integrante do Grupo Verde Ghaia

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!