passivo ambiental                    
       
20 Dezembro
4 min de leitura

Passivos ambientais: por que é importante conhecer, gerir e evitar?

cover image
Você sabe o que são passivos ambientais? E qual a sua relação com as finanças da empresa?Então, vamos aprofundar mais nesse conceito. Confira!

Você sabe o que são passivos ambientais? E qual a sua relação com as finanças da empresa? De maneira bem objetiva, quando falamos em passivos ambientais nos referimos aos resíduos produzidos por meio da atuação empresarial e de todo o capital utilizado exclusivamente para minimização ou extinção dos impactos ambientais gerados por eles.

Os passivos ambientais são visto como algo negativo para a imagem da empresa, já que, na maioria das vezes, junto a eles vêm as multas e penalidades, além dos danos significativos ao meio ambiente.

Então, vamos aprofundar mais nesse conceito e saber como é importante conhecer, gerir e evitá-los. Confira!

Passivos ambientais

Os passivos ambientais são considerados como toda agressão praticada contra o meio ambiente, bem como de um valor de investimento para reabilitar ou recuperar esse meio ambiente. Geralmente, esse valor de investimento esta associado às multas e indenizações aplicadas. Por isso, falamos que os passivos ambientais são negativos para o negócio de uma empresa. E que é preciso evitá-los.

Resumidamente, passivo ambiental são danos causados ao meio ambiente por empresas no decorrer de suas atividades, principalmente com os resíduos gerados.  De acordo com a legislação, são partes integrantes da responsabilidade socioambiental das empresas que originaram os resíduos gerirem esses passivos.

Já financeiramente, os passivos ambientais são obrigações que exigem a entrega de ativos ou prestações de serviços, em decorrência das transações passadas ou presentes e que envolveram a empresa e o meio ambiente.

Os passivos ambientais podem se materializar de diferentes maneiras, como:

  • recuperação de áreas degradadas;
  • indenizações por danos ao meio ambiente;
  • reflorestamento;
  • destinação correta de resíduos;
  • criação e execução de projetos para amenizar danos;
  • pagamento de multas em razão de danos ambientais.

Por que é tão importante conhecer esse conceito?

Se preocupar como a atividade empresarial afeta o equilíbrio ambiental é necessário para evitar e minimizar ao máximo os impactos de sua atuação. Sendo assim, percebemos como é importante conhecer o conceito de passivo ambiental.

Preocupar com o passivo é imprescindível para a sobrevivência do negócio, bem como para o meio ambiente.

Quando você conhece os passivos ambientais automaticamente são adotadas atitudes ambientalmente corretas. Essas atitudes além de reduzir os prejuízos financeiros provocados preservam o meio ambiente e consolida a imagem da organização como consciente e responsável.

Como gerir os passivos ambientais?

Para evitar passivos ambientais na gestão de resíduos é necessário definir estratégias de redução da geração de resíduos, no reuso e reciclagem. Bem como nos meios de descarte, manejo e transporte. Além da avaliação e gestão dos fornecedores, buscando preços melhores.

Além disso, a empresa é persuadida a reduzir o descarte em aterros sanitários e aumentar a recuperação de materiais para otimizar o uso de recursos naturais.

Para gerir passivo ambiental a empresa deverá seguir o seguinte roteiro:

– realizar inspeção ambiental da empresa ou processo a ser analisado;

– realizar documentação fotográfica dos itens dos passivos encontrados;

– identificar os processos de transformação ambiental que deram origem aos itens de passivo identificados;

– caracterizar ambientalmente os itens dos passivos e seus processos causadores, colocando representatividade dos seus processos causadores.

– estabelecer as ações corretivas e preventivas para cada item de passivo identificado;

– orçar as ações propostas, considerando recursos humanos, técnicos e logísticos necessários, assim como eventuais serviços de terceiros.

Como a gestão de resíduos afasta os passivos ambientais?

A gestão de resíduos demonstra ser uma aliada das organizações para evitar passivos ambientais que os resíduos causam principalmente os associados à destinação final. Além disso, contribui para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Haja vista, que através da gestão serão adotadas práticas que contribuem para a preservação ambiental.

Fazer gestão de resíduos significa adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Objetivando a minimização da produção de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos. Praticas essas que reduz o consumo de recursos naturais.

Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Uma organização que não realiza a gestão dos seus resíduos perde muitas oportunidades, principalmente de realizar negócio com novos clientes.

Como a VG Resíduos auxilia no controle de passivos ambientais?

Um passivo ambiental poderá decorrer de uma má gestão de resíduos, por exemplo, que causou uma poluição de uma área.

Com a gestão dos resíduos a empresa estará amparada no que se referente à poluição ou degradação referente à má gestão dos resíduos sólidos.

Utilizando a plataforma VG Resíduos a empresa afasta os passivos ambientais, pois o software realiza toda a gestão de resíduos de uma organização. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

A empresa possui um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento: gerador, gerenciador, transportador ou tratador.

A plataforma propicia o controle total da gestão de resíduos, com todas as informações em um ambiente único e confiável. Além disso, gera documentos automaticamente (MTR*, FDSR, Ficha de Emergência etc.), ajuda a promover destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

Sendo assim, passivos ambientais são a somatório dos aspectos negativos causado pela atividade da empresa com custos para recuperar ou restaurar o meio ambiente. O passivo ambiental pode ser evitado com a gestão adequada de resíduos. Buscando alternativas ambientalmente corretas de destinação.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

*quando disponilizada pelo orgão ambiental

seta para cima