planilhas                    
       
8 Julho
4 min de leitura

Planilhas x Automação: como melhorar a gestão ambiental?

cover image
Muitos gestores ambientais perguntam como podem melhorar a gestão ambiental da organização. Se é mais vantajoso o uso de planilhas ou a automação dos processos. Saiba mais!
planilhas e automação

Muitos gestores ambientais perguntam como podem melhorar a gestão ambiental da organização. Se é mais vantajoso o uso de planilhas ou a automação dos processos. As planilhas na gestão ambiental e a automação dos processos simplificam e otimizam o processo.

Com o controle dos processos por planilhas ou através da automação as empresas têm a oportunidade de reduzir custos, ter maior eficiência na coleta, gerenciamento, interpretação de dados e no atendimento às legislações ambientais reduzindo o risco de multas.

O uso de planilhas para fazer a gestão ambiental dentro de uma empresa pode ter algumas vantagens por ser uma ferramenta acessível e de baixo custo, além de poder ser acessada no modo off-line. Porém as desvantagens são mais consideráveis devido à demanda de tempo dos gestores.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Confira neste artigo como melhorar a gestão ambiental: se utilizando planilhas ou automação dos processos!

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

Que tipos de planilhas ajudam na gestão ambiental?

planilhas e automação

O uso de planilhas ajuda na hora de fazer a gestão ambiental dentro da empresa. Com as planilhas é possível controlar a gestão em um ambiente único.

As planilhas trazem consigo uma série de vantagens como o controle na gestão de informações, de documentos e licenças, a padronização da comunicação com fornecedores, otimização na elaboração de relatórios e inventários, entre outros.

Alguns exemplos de planilhas que ajudam na gestão de resíduos são as de aspectos e impactos ambientais feitas pelo excel, as de controle na geração e destinação de resíduos, as de controle financeiro, as de controle de efluentes lançados e tratados, as de controle na emissão de gases.

Com planilhas de controle de gestão de resíduos é possível registrar as etapas de gestão de resíduos e acompanhar o seu histórico. Também, através da planilha é possível acompanhar e controlar os custos, receitas e saldo final com a destinação. Acompanhar prazos de licença de operação da empresa e de parceiros (ou seja, de seus fornecedores).

A Planilha Gestão de Resíduos facilita a organização das informações referente aos resíduos gerados (quantidade, classificação, etc.), do tratamento e destinação dado a eles. Além disso, permite um olhar holístico sobre a gestão dos resíduos.

Na planilha o gestor ambiental poderá:

  • registrar as etapas e acompanhar o histórico de gestão de seus resíduos, inclusive os custos, receitas e saldo final com a destinação;

  • acompanhar prazos de licença de operação da sua empresa e de parceiros, e ser alertado quando precisar renovar a sua;

  • consultar a lista Brasileira de Resíduos Sólidos (IBAMA) e Códigos de Armazenamento (CONAMA), aproveitando a automação que a planilha dispõe para facilitar o preenchimento.

Com a planilha é possível desenvolver um mecanismo de alerta que avisa quando a sua empresa precisa renovar a licença.

Qual a importância da automação e como interfere na Gestão ambiental?

planilhas e automação

A automação permite a integração da tecnologia à rotina das empresas na gestão ambiental. Através da automação é possível realizar tarefas simples às mais complexas.

A automação auxilia os gestores ambientais na realização mais eficiente de suas atividades.

A automação na gestão ambiental atua principalmente em procedimentos burocráticos como no controle de licenças. Ela reduz o tempo de execução, o número de erros e, principalmente, o desgaste dos colaboradores com tarefas repetitivas e exaustivas.

Além disso, estrutura os dados e as informações da gestão ambiental, por meio de sistemas informatizados, de forma a tornar essas informações mais úteis, acessíveis e valiosas para a estratégia da empresa.

A automação na gestão ambiental tem a finalidade de simplificar e acelerar a execução de tarefas, principalmente as mais burocráticas, possibilitando uma tomada de decisão mais acertada e economizando tempo e recursos.

Quais vantagens e benefícios de planilhas e automação na gestão ambiental?

planilhas e automação

As vantagens e benefícios de planilhas e automação na gestão ambiental são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo;
  • padroniza a comunicação com fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação e licenças;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
  • auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento;
  • sistematiza as informações em gráficos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Como a VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar?

planilhas e automação

O software VGR é uma ferramenta online que atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos e também realiza toda a gestão dos resíduos de forma automatizada, mantendo os registros centralizados e disponíveis a qualquer momento, possibilitando uma gestão mais estratégica do processo.

A plataforma da VGR auxilia no controle de validade de documentos e licenças e emite automaticamente vários relatórios, tais como o MTR, Certificado de Destinação Final (CDF) e a Ficha de Emergência. Além disso, por meio do sistema, é possível visualizar e monitorar o andamento da gestão de resíduos, permitindo uma visão estratégica para a tomada de decisões.

Além disso, a negociação de resíduos também pode ser automatizada, o que facilita encontrar parceiros ideais para compra e venda do material.

Portanto, as planilhas e a automação na gestão de resíduos traz bastante benefícios para a empresa que os adotam. Tal combinação, se bem gerenciada, é capaz de destacar sua empresa sob o ponto de vista da sustentabilidade, o que é positivo diante do mercado.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental
seta para cima