educacao ambiental                    
       
12 Fevereiro
8 min de leitura

Plataforma Educares: excelentes soluções em gestão de resíduos sólidos

cover image
A Plataforma Educares é uma ferramenta online na quais participantes inscrevem suas práticas de educação ambiental e ... Saiba mais!
Plataforma Educares: excelentes soluções em gestão de resíduos sólidos

A Plataforma Educares é uma ferramenta online na quais participantes inscrevem suas práticas de educação ambiental e comunicação social relacionadas com resíduos sólidos. O objetivo da plataforma é divulgar ações que ajudem a enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) proporcionando as empresas, catadores de material reciclável e a população em geral, a oportunidade de buscar boas iniciativas de todas as regiões do país para o gerenciamento de resíduos.

Boas práticas ambientais estão espalhadas por todos os cantos do Brasil e, com o intuito de divulgar ações voltadas para o enfrentamento dos desafios da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ministério do Meio Ambiente disponibilizou a plataforma virtual Educares.

Mais de 200 experiências relacionadas à educação ambiental e comunicação social com resíduos sólidos já se encontram disponíveis para acesso na plataforma Educares.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

software online de emissão de mtr online

Como surgiu a Plataforma Educares?

Um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é a educação ambiental. Dessa forma, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA), lotado na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHQ) criaram a Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social na Gestão de Resíduos Sólidos (EducaRES).

Essa iniciativa é uma ação do Governo Federal em apoio à PNRS, que foi instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010. Trata-se de uma plataforma pública, onde podem ser registradas e difundidas experiências no contexto da PNRS. Os registros podem ocorrer por meio de Chamadas Públicas ou por inscrição voluntária na própria plataforma de modo simples e fácil.

As práticas inscritas por meio de Chamadas Públicas são selecionadas e posteriormente reconhecidas como “Práticas de Referência Educares”, sendo inseridas com destaque especial na plataforma virtual.

Essas práticas servem como referência de composição para materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos produzidos pelo Governo Federal.

O que a Plataforma Educares oferece?

O que a Plataforma Educares oferece?

A partir de uma infraestrutura tecnológica colaborativa e de código aberto, a plataforma virtual Educares oferece ao público um mapa georreferenciado com as iniciativas brasileiras cadastradas, facilitando a visualização das práticas inspiradoras no território nacional.

A quantidade de [práticas já publicadas](C:\Users\Usuario\Desktop~$ataforma Educares excelentes soluções em gestão de resíduos sólidos.docx “práticas já publicadas”) é visualizada no mapa por região e ainda tem-se uma separação por categorias, sendo:

  • referência – práticas selecionadas em Chamadas Públicas;
  • homologada – práticas homologadas durante as Chamadas Públicas;
  • sociedade Civil Organizada;
  • poder público;
  • setor privado;
  • tipos de resíduos.

Um mesmo relato de boa prática pode estar em mais de uma categoria, como as práticas publicadas pela Verde Ghaia durante a Chamada Pública de 2014, sendo uma homologada e outra referenciada para compor materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos produzidos pelos governos no âmbito federal, distrital, estadual e municipal.

Há de se considerar que a PNRS possui interface com outras políticas públicas em vigor e, assim, também mapeia instituições que desenvolvam ações relacionadas à gestão de resíduos e gestão de recursos hídricos com vistas à conservação e qualidade da água.

Como participar da Plataforma Educares?

No ano de 2017, 22 práticas já foram homologadas na plataforma. Todos podem participar tanto adicionando práticas como visualizando e colocando em prática em sua casa, empresa, escola, comunidade e etc.

As práticas que podem ser adicionadas são aquelas desenvolvidas por instituições da sociedade civil, poder público e setor privado. Para adicionar, preenchem-se todos os itens do formulário pertinentes à sua experiência, como:

  • nome da prática;
  • localização;
  • descrição (resumo com até 100 caracteres);
  • categoria do setor público beneficiado;
  • tipos de resíduos;
  • dados da instituição como endereço, CNPJ, nome do representante legal, contatos e afins;
  • equipe técnica;
  • área de atuação (água, educação ambiental ou comunicação social);
  • envio de mídia como vídeos, fotos e fonte de notícias, se houver;
  • descrição dos desafios enfrentados;
  • motivação para realizar a iniciativa;
  • resultados obtidos.

Após o envio, as informações serão analisadas pelos administradores da Plataforma Educares e, ao ser aprovada, ficará disponível no mapa colaborativo georreferenciado.

Importante!

O acesso à plataforma e o fornecimento de informações está disponível para todos os cidadãos, porém, apenas instituições da sociedade civil, setor privado e poder público podem submeter suas práticas.

É possível visualizar as práticas inscritas na plataforma de diversas formas: por público, tipo de resíduo ou lugares e municípios onde a iniciativa acontece. Ainda há a possibilidade de buscar iniciativas clicando no menu de categorias, pode-se filtrar as categorias de práticas que deseja visualizar, dentro daquelas que estão sendo exibidas no mapa.

Gestão ambiental

Devo esperar as Chamadas Públicas ou já posso publicar a minha ideia?

A Plataforma Educares é uma ferramenta online e disponível 24 horas por dia, não é necessário esperar as Chamadas Públicas, quem tiver interesse, pode inscrever a qualquer momento as suas práticas de educação ambiental e comunicação social relacionadas com resíduos sólidos, acessando o site e preenchendo a ficha com os dados solicitados.

Tenho práticas que surgiram a partir do sistema de gestão ambiental, será que devo adicioná-las na Educares?

Mas é claro! O setor privado tem diversas iniciativas ambientais interessantes que podem contribuir, e muito, para que essa ferramenta seja mais difundida no país.

Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), baseado nas normas da ISO 14000, contribui para que as empresas alinhem interesses de mercado e sustentabilidade, proporcionando que boas práticas ambientais, voltadas para os aspectos e impactos oriundos de suas atividades, aconteçam e resultem em diversos pontos positivos que culminam por toda cadeia produtiva e sociedade.

Falando em SGA, você já realizou a migração para a nova versão da ISO 14001? Ainda não!

Saiba que o prazo para adequação está definido para Setembro de 2018 e, quem não realizar a migração, terá o certificado invalidado. Portanto, não perca tempo, pois, apesar de muitos requisitos não terem sofrido alteração, adaptações e adequações para atendimento à nova versão serão necessárias para receber a certificação.

A importância da Educação Ambiental

A importância da Educação Ambiental

A educação ambiental é um processo informativo e formativo dentro das organizações, que tem como finalidade despertar a preocupação dos colaboradores em relação ao meio ambiente. A linguagem utilizada deve ser de fácil entendimento para os colaboradores.

A lei nº 9.795 dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e trás consigo diretrizes e instrumentos que visam à melhoria e o controle sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre os impactos do processo produtivo no meio ambiente, através da construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

A Lei de Educação Ambiental regulamenta o artigo 9º da Política Nacional de Meio Ambiente, que considerou a educação ambiental um instrumento da política ambiental e o previsto no artigo 225 da Constituição Federal.

A educação ambiental visa desenvolver uma filosofia de ética, moral e respeito à natureza e aos homens. É uma importante ferramenta que mobiliza a comunidade para mudanças de hábitos.

São objetivos da educação ambiental:

  • o desenvolvimento de uma compreensão sobre o meio ambiente, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;
  • a democratização das informações ambientais;
  • o estímulo de uma consciência crítica sobre a preservação ambiental e responsabilidade socioambiental;
  • o incentivo à participação na preservação do equilíbrio do meio ambiente;
  • a cooperação entre todos os estados nacionais para construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;
  • o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;
  • o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

Com quem posso contar para implantar a educação ambiental na organização?

Organizações que cumprem o que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente, utiliza a Educação Ambiental como um instrumento para resolver os problemas associados aos resíduos sólidos, desde a geração, coleta, transporte até a disposição no destino final.

A gestão ambiental vem se tornando um grande aliado das empresas que buscam manter seus processos, aspectos e impacto ambiental sobre controle.

Através dela a organização obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a sua imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.

A empresa que deseja se manter competitiva no cenário atual, no qual o consumidor e investidores procurem empresas sustentáveis, precisa adotar práticas ecologicamente corretas.

Para ter ajuda para participar da Plataforma Educares procure a melhor Consultoria para certificação ISO para obter ajuda na migração ou implementação da ISO 14001 ou ainda de outras normas ISO, como a ISO 9001, 22000, OHSAS 18001, dentre outras.

A Consultoria Online Verde Ghaia é referência em todo Brasil! Com mais de dois mil clientes, a empresa oferece a mesma qualidade do serviço tradicional por até um terço do valor cobrado por uma consultoria presencial. O valor reduzido se deve ao fato de não haver custos de deslocamento de consultores e ter a praticidade dos processos serem realizados a partir de uma plataforma online.

Além disso, tenha bons resultados com a gestão de resíduos da empresa utilizando um software de gestão.

Para melhorar seu controle da gestão de resíduos dentro das organizações, o uso de softwares pode ser o ideal. Com eles é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word. Com o software a organização realiza a gestão completa em uma única plataforma, totalmente online.

O uso da tecnologia digital pelas empresas para melhorar a sua gestão de resíduos surge como uma grande aliada.

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo.

A plataforma propicia o controle total da gestão de resíduos, com todas as informações em um ambiente único e confiável. Além disso, gera documentos automaticamente (MTR, FDSR, Ficha de Emergência etc.), ajuda a promover destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima