passivo ambiental                    
       
3 Março
6 min de leitura

Por que a gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais?

cover image
A gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais, já que controla a geração, a destinação, os documentos comprobatórios, etc. Saiba mais!

A gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais, já que controla a geração, a destinação, os documentos comprobatórios e emite os relatórios exigidos pelos órgãos ambientais tudo dentro do prazo. Ao automatizar a gestão de resíduos em uma empresa, estamos falando em mais eficiência, menos custos, melhor aproveitamento do tempo, maior segurança nos dados e menores risco de descumprir leis ambientais.

A automatização na gestão de resíduos é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos, principalmente na elaboração de documentos de destinação de resíduos (MTR*, CDF, CADRI, etc.).

Automatização da gestão de resíduos

Fazer gestão de resíduos é adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada. O principal objetivo da gestão é a minimização da produção de resíduos, visando à preservação ambiental e uma melhor qualidade de vida para a população.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão deve garantir o máximo de reaproveitamento, reciclagem e a minimização dos resíduos.

Coma automatização da gestão de resíduos as organizações obtém aumento de controle nas informações, padronização, redução de custos e melhoria na gestão de fornecedores.

Para automatizar os processos é preciso eliminar as antigas planilhas manuais da gestão de resíduos, substituindo-as por software de gestão.

Como a automatização contribui na gestão de resíduos?

gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais

A automatização na gestão de resíduos surge como grande aliada para as empresas, uma vez que o monitoramento dos resíduos pode ser realizado de forma sistematizada e organizada. Com a automatização a empresa consegue aumentar a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Ao automatizar a gestão de resíduos a empresa consegue:

  • consultar às pastas/documentos digitais referente a geração, transporte e destinação de resíduos no computador ou internet de forma mais rápida;
  • diminuir a geração de resíduos, principalmente de papel, já que vários documentos impressos serão digitalizados;
  • aumentar o controle da documentação que evidencia a destinação ambientalmente correta de resíduos;
  • monitorar a quantidade de resíduos armazenados e transportados, além de monitorar para qual local esse resíduo foi destinado
  • controlar licenças e demais documentos necessários dos fornecedores, gerando automaticamente documentos como: manifesto de transporte do resíduo; ficha de emergência; ficha de segurança do resíduo químico de acordo com a legislação vigente; relatórios com gráficos; inventários; e indicadores gerenciais;
  • implantar um sistema de logística reversa;
  • efetuar a comparação entre as situações anteriores e posteriores das metas estabelecidas – o objetivo é ter percepção se as ações adotadas na gestão de resíduos busca o desenvolvimento sustentável;
  • avaliar condições do sistema em relação às metas e objetivos – verifica se as metas e os objetivos são alcançados. Se não devem ser desenvolvidos ações para o seu alcance;
  • prover informações de advertência, ou seja, identifica os riscos ou falhas do sistema ineficiente.

Ao automatizar a gestão de resíduos a empresa preverá metas de redução de resíduos. Com os processos automatizados a geração de resíduos é monitorada e como consequência a quantidade reduz consideravelmente. Consequentemente os custos associados para destinação final ambientalmente correta se reduzem também.

A gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais

gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais

As organizações devem cumprir varias determinações legais em relação à gestão de resíduos. Existem uma série de leis, decretos e resoluções sobre o manejo e o descarte de resíduos.

Para afastar multas as empresas devem cumpri-las. As leis base para a gestão de resíduos são:

Lei 12.305/2010 – Política Nacional dos Resíduos Sólidos: essa lei determina os mecanismos para implementação de programas para promover a boa gestão, o tratamento e destinação adequada de resíduos;

Lei 11.445/2007 – Política Nacional de Saneamento Básico: lei que regulamenta sobre todos os setores do saneamento (drenagem urbana, abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos);

Lei 6.938/1981 – Política Nacional do Meio Ambiente: essa lei define que o poluidor é obrigado a indenizar pelos danos ambientais que causar, independentemente da culpa. Também determina que o Ministério Público pode propor ações de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, como a obrigação de recuperar e/ou indenizar prejuízos causados;

Decreto 4.074/2002 – decreto que se refere a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins.

Para comprovar o cumprimento das leis, a organização deve emitir documentos e relatórios. Muitos desses com prazos específicos de envio. A não emissão desses cumprimentos leva a multas ambientais.

A automatização da gestão facilita a emissão desses documentos e dos relatórios. Haja vista que dos dados estarão corretos, os documentos podem ser gerados automaticamente, o sistemas geram alertas dos prazos, entre outras. Benefícios no qual com o controle manual seria impossível de ter.

Atuação da VG Resíduos na gestão de resíduos automatizada

gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais

Além da VG Resíduos de ser uma ferramenta 100% online e com atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, também realiza toda a gestão dos resíduos de forma automatizada mantendo os registros centralizados e disponíveis a qualquer momento.

A plataforma VG Resíduos auxilia no controle de validades de documentos e licenças e emite automaticamente documentos como: Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR)*, Certificado de Destinação Final (CDF) e a Ficha de Emergência.

Através do sistema é possível visualizar e monitorar o andamento da gestão de resíduos, permitindo uma visão estratégica para a tomada de decisões.

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo.

Os benefícios em ter o software da VG Resíduos são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo;
  • padroniza a comunicação com fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação e licenças;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
  • auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento;
  • sistematiza as informações em gráficos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Até a negociação de resíduos pode ser automatizada, facilitando o encontro com parceiros ideias. A negociação online de resíduos tem a função de servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais. Tudo isso através do anúncio de resíduos para compra e venda.

Nas plataformas de negociação, como o Mercado de Resíduos da VG Resíduos, os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

Sendo assim, a gestão de resíduos automatizada afasta multas ambientais, pois é de realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. Com o uso da tecnologia é possível realizar o monitoramento da geração de resíduos de forma sistematizada e organizada. Além disso, aumenta a agilidade dos processos, a segurança das informações e é uma ferramenta muito eficiente para comprovação de evidências para os órgãos ambientais.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos

*quando disponbilizado pelo orgão ambiental

seta para cima