Por que é importante ter controle da documentação de fornecedores?

Ter controle da documentação de fornecedores evita uma série de problemas, principalmente com os órgãos ambientais que fiscalizam o cumprimento das leis que regem a gestão de resíduos.  Além disso, permite fornecer informações padronizadas e concisas, garante a uniformidade do processo de gestão, facilita atividades de monitoramento e evidências para auditoria dos órgãos ambientais e previne contra passivos ambientais e criminais.

Os fornecedores, que participam de qualquer etapa do gerenciamento de resíduos, devem cumprir obrigações legais como o licenciamento ambiental e a emissão de documentos. O não cumprimento dessas obrigações pode levar não só o fornecedor a sofrer sanções e multas, mas também o gerador. Haja vista que este tem responsabilidade compartilhada pela destinação do resíduo.

Saiba por que devemos ter controle sobre os documentos dos fornecedores na gestão de resíduos.

Controle da documentação de fornecedores

O controle da documentação de fornecedores faz parte de uma gestão muito mais complexa que armazenar papéis. Ter um controle da documentação demonstra que a empresa realiza uma gestão eficiente e de qualidade.

Sabemos que fornecedores de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final de resíduos podem gerar diversos impactos na empresa, sejam negativos ou positivos. Ter controle sobre eles é essencial para uma gestão de resíduos eficiente.

É importante que os fornecedores estejam alinhados com as normas e leis relacionadas à gestão de resíduos, principalmente com a política voltada para preservação ambiental.

O controle da documentação de fornecedores é a melhor forma de manter sobre controle possíveis passivos ambientais que eles podem causar ao não seguir as normas ambientais de segurança.  Além disso, impedem que as suas ações respingue sobre a imagem da sua empresa.

O controle da documentação de fornecedores muito importante por causa da imensa gama de obrigações ambientais e das normas estabelecidas pela legislação ambiental.

A geradora deve ter controle de todos os documentos obrigatórios que a terceirizada contratada deve fornecer como garantia da coleta, transporte e descarte adequado para cada categoria de resíduo.

Quais documentos devem ser controlados?

O controle de documentos é muito importante por causa da imensa gama de obrigações ambientais e das normas estabelecidas pela legislação ambiental.

Manter tudo atualizado e acessível permite a organização comprovar o transporte e destinação final dos resíduos.

A melhor maneira de gerir todos os documentos necessários é com o uso de ferramentas que auxiliem no arquivamento de documentos.

Abaixo listamos alguns documentos obrigatórios que devem ser controlados:

1 – MTR – Manifesto de Transporte de Resíduo: documento obrigatório que deve acompanhar a carga com informações sobre resíduos, o transportador, a fonte geradora e a destinação final;

2 – Declaração de Transporte – nota que deve ser emitida para acompanhamento do resíduo até a destinação final.;

3 – Ficha de Emergência: documento que contem informações importantes sobre o tipo de resíduo. A ficha deve mantida junta ao condutor do veículo desde o seu acondicionamento da carga até o destinatário do produto;

4 – CADRI: certificado de movimentação de resíduos de interesse ambiental. É uma ferramenta que demonstra que o resíduo está sendo transportado para um local de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final;

5 – Certificado de destinação final – CDF: documento emitido pela empresa receptora dos resíduos, e que comprova o seu recebimento. Com ele a empresa geradora comprova que tiveram o devido cuidado com a destinação final dos resíduos;

6 – FDSR é a sigla de Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos. É um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme NBR 16725:2014;

7 – Licenças ambientais;

8 – Treinamento específico para condutores de veículos transportadores de produtos perigosos – Curso MOPP;

9 – Certificado de Capacitação para o transporte rodoviário de produtos perigosos a granel;

10 – Licença de transporte (se for o caso do Estado/Município);

11 – Autorização Ambiental para Transporte Interestadual de Cargas Perigosas Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras – CTF-APP;

12 – Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos – CNORP;

13 – Pagamento da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental – TFCA.

As vantagens de ter controle de documentos automatizado

O controle da documentação de fornecedores de modo automatizado afasta multas ambientais já que controla os documentos comprobatórios e emite os relatórios exigidos pelos órgãos ambientais tudo dentro do prazo.

A automatização é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos. Como o controle de prazos de licenças e arquivamento dos documentos.

Essa medida não apenas facilita o arquivamento como faz com que o resgate seja prático e rápido, quando necessário. Muito vantajoso para as auditorias documentais.

A digitalização do processo de controle da documentação de fornecedores evita, por exemplo, que seus documentos sejam perdidos. Facilita o acesso durante as auditorias.

Como a VG Resíduos auxilia na documentação de fornecedores?

A plataforma de gestão de resíduos da VG Resíduos surge como grande aliada para as empresas, uma vez que o monitoramento dos resíduos pode ser realizado de forma sistematizada e organizada. Com o software a organização consegue aumentar a agilidade dos processos de controle da documentação e de segurança das informações.

Com a VG Resíduos a empresa consegue:

  • consultar às pastas/documentos digitais referente a geração, transporte e destinação de resíduos no computador de forma mais rápida;
  • aumentar o controle da documentação que evidencia a destinação ambientalmente correta de resíduos;
  • controlar licenças e demais documentos necessários dos fornecedores, gerando automaticamente documentos como: manifesto de transporte do resíduo; ficha de emergência; ficha de segurança do resíduo químico de acordo com a legislação vigente; relatórios com gráficos; inventários; e indicadores gerenciais;
  • prover informações de advertência, ou seja, identifica os riscos ou falhas do sistema ineficiente.

Além disso, através do sistema é possível visualizar e monitorar o andamento da gestão de resíduos, permitindo uma visão estratégica para a tomada de decisões.

Sendo assim, o controle da documentação de fornecedores afasta multas ambientais. Pode ser realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. Permite fornecer informações padronizadas e concisas, garante a uniformidade do processo de gestão, facilita atividades de monitoramento e evidências para auditoria dos órgãos ambientais e previne contra passivos ambientais e criminais.

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Guilherme Arruda

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