gestao de residuos                    
       
2 Julho
4 min de leitura

Por que eu devo eliminar as planilhas da gestão de resíduos?

cover image
Eliminar as planilhas da gestão de resíduos, substituindo-as por software de gestão, é uma oportunidade de reduzir custos e ter mais eficiência. Saiba mais!

Eliminar as planilhas da gestão de resíduos, substituindo-as por software de gestão, simplifica e otimiza o processo. Além disso, é uma oportunidade de reduzir custos, ter maior eficiência na coleta, gerenciamento, interpretação de dados e no atendimento as legislações ambientais reduzindo o risco de multas.

O uso de planilhas para fazer a gestão de resíduos dentro de uma empresa pode ter algumas vantagens por der uma ferramenta acessível e de baixo custo, além de poder ser acessada no modo off-line. Porém as desvantagens são mais consideráveis devido à demanda de tempo dos gestores.

No momento atual os gestores precisam estar cada vez mais atentos ao mercado e as novidades para trazer ao seu negócio. Dedicar às planilhas leva muito tempo e o risco de uma gestão de resíduos inadequada é bem maior. Confira por que as empresas devem evitar planilhas na gestão de resíduos!

Vender ou tratar resíduos: o que é mais lucrativo para sua empresa?

As desvantagens das planilhas na gestão de resíduos

Eliminar as planilhas da gestão de resíduos

Para otimizar a gestão de resíduos, reduzir custo e evitar sanções pelo não cumprimento das legislações ambientais, as empresas devem  eliminar as planilhas na gestão de resíduos.

O uso de planilhas na gestão de resíduos vem perdendo espaço para as novas tecnologias que vem surgindo no mercado para simplificar todo o processo. Isso se deve, principalmente, devido às desvantagens do uso dessas planilhas.

PGRS para supermercados

As principais desvantagens do uso de planilhas são:

  • falta de domínio no uso das planilhas: nem todas as pessoas que estão envolvidas no processo de gestão de resíduos tem facilidade em manusear as planilhas. Usualmente essas planilhas são feitas pelo Excel que possuem fórmulas complexas;
  • demanda muito tempo: alimentar as informações referente aos resíduos gerados em uma empresa nas planilhas pode levar muito tempo. E um bom gestor sabe que tempo é dinheiro;
  • dificuldade para analisar dos dados: a quantidade de informações que são alimentadas nas planilhas são elevadas. A análise dos dados pode levar muito tempo e há o risco de interpretação equivocada;
  • perda de informações importantes: com as planilhas a o risco de se perder informações ou que as fórmulas se alterem por qualquer erro de digitação. Além disso, por ser um arquivo de computador, as mesmas com o tempo e excesso de informações contidas acabam ficando pesadas e começam a travar.
  • informações alteradas: por descuido o responsável por passar as informações para as planilhas podem alterar algum dado já inserido;
  • falta de dados claros: caso a empresa receba alguma fiscalização, é necessário apresentar as informações solicitadas de forma ágil e clara. Contudo, relatórios em planilhas muitas das vezes não trazem os dados de forma clara e objetiva para a interpretação de um fiscal.

Leia também: Quais são os indicadores de sustentabilidade para gestão de resíduos?

Como eliminar as planilhas da gestão de resíduos?

Eliminar as planilhas da gestão de resíduos

Para eliminar as planilhas da gestão de resíduos, o uso de softwares pode ser o ideal. Com eles é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word. Com o software a organização realiza a gestão completa em uma única plataforma, totalmente online.

A gestão de resíduos é uma questão estratégica e de obrigação legal que as empresas devem realizar. Com o software é possível criar metas para prevenção, redução, reciclagem, reutilização e destinação adequada. Além de melhorar o controle da geração de resíduos.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

software VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma organização, substituindo as planilhas. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

Conheça sete dicas para montar um plano de gestão de resíduos industriais.

Vantagens dos softwares da VG Resíduos

Eliminar as planilhas da gestão de resíduos

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo.

Os benefícios em ter o software da VG Resíduos são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo;
  • padroniza a comunicação com fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientaise prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação e licenças;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
  • auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento;
  • sistematiza as informações em gráficos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Leia mais: Guia completo da gestão de resíduos sólidos

Com o software é possível:

Eliminar as planilhas da gestão de resíduos
  • realizar a gestão de resíduos;
  • monitorar a quantidade de resíduos armazenados;
  • controlar licenças e demais documentos necessários dos fornecedores, gerando automaticamente documentos como: manifesto de transporte do resíduo; ficha de emergência; ficha de segurança do resíduo químico de acordo com a legislação vigente; relatórios com gráficos; inventários; e indicadores gerenciais.

Sendo assim, conclui-se que incluir a tecnologia no processo de gestão de resíduos da empresa traz inovações que facilitam a tarefa cotidiana das empresas. Além disso, permite eliminar as planilhas da gestão de resíduos que possuem diversas desvantagens. Os softwares de gestão instituem um mecanismo que auxilia a tomada de decisões estratégicas e gera valor para as organizações. Os erros das planilhas, comumente feitas em Excel, são eliminados uma vez que as informações são cruzadas e fazem correlações automáticas.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Sistema MTR online: o que é exigências legais e como emitir?

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos
seta para cima