gestao de residuos                    
       
9 Novembro
7 min de leitura

Por que minha empresa precisa do Sistema de Logística de Resíduos?

cover image
O Sistema de Logística de Resíduos possibilita que os resíduos recebam a destinação ambientalmente correta. O sistema é uma excelente forma de... Saiba mais!
Por que minha empresa precisa do Sistema de Logística de Resíduos

O Sistema de Logística de Resíduos possibilita que os resíduos recebam a destinação ambientalmente correta. O sistema é uma excelente forma de estabelecer uma imagem positiva para sua marca, como, também, um compromisso ambiental. Os seus benefícios são amplos, podendo ir desde a correta forma de descarte de resíduos perigosos, até a reutilização e remanufatura de novos produtos. Neste artigo esclarecemos porque sua empresa precisa do sistema de logística de resíduos. Confira!

Com o aumento da complexidade dos negócios, os sistemas logísticos ficaram extensos e capilarizados, atendendo a novas demandas que os antigos gestores nem poderiam imaginar que existiriam. Em relação aos sistemas de logística de resíduos a situação é a mesma.

Antigamente, após a produção, ocorria o consumo e a geração de resíduos, os quais eram descartados em locais convencionais. No entanto, com o aumento da competitividade e da pressão por ganhos de escala, a necessidade de se fazer mais pela questão da logística de resíduos veio à tona.

Atualmente desde o processo de obtenção da matéria prima, até o descarte final dos resíduos, tudo deve ser monitorado e otimizado para reduzir ao máximo o impacto ambiental e também os custos para as empresas, que batalham ponto a ponto por posições no mercado.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • por que se importar com sistema de logística de resíduos
  • o que é logística reversa
  • quais setores são obrigados a ter logística reversa
  • o que a empresa ganha em ter um sistema de logística de resíduos
  • sistema de logística de resíduos como estratégia empresarial
  • facilite a logística de resíduos com a VG Resíduos

Por que se importar com sistema de logística de resíduos?

Anos atrás a logística de resíduos consistia basicamente em transportar as sobras da produção e do consumo para locais comuns, em geral aterros sanitários e também para os antigos lixões.

Obviamente já havia a reciclagem de materiais mais básicos, como alumínio, ferro e papel. Contudo a tecnologia para reutilização de materiais menos comuns era ainda incipiente e não havia também uma preocupação generalizada com o meio ambiente como hoje.

Uma vez que os tempos mudaram, novas tecnologias surgiram e hoje resíduos de algumas indústrias são amplamente utilizados como parte do processo produtivo de outras. Além da ampliação da capacidade de reciclagem, os aterros vão sendo pouco a pouco substituídos por locais mais adequados à destinação de cada tipo de resíduo.

Nesse contexto, algumas empresas se destacam, já outras ficam pra trás. O que deveria ser para elas, motivo de preocupação, uma vez que podem estar perdendo algum tipo de vantagem competitiva ao não melhorar a destinação dos resíduos e não utilizar novos materiais mais baratos em seus processos.

Dentre as diversas ações desenvolvidas para ter um sistema de logística de resíduos, destaca-se a Logística Reversa. A logística reversa é um instrumento criado a parti da responsabilidade compartilhada que tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo.

O que é logística reversa?

logística reversa

Logística reversa é um conceito relativamente recente, que significa basicamente que o produto após ter sua vida útil esgotada fará o caminho de volta à natureza, ou pelo menos o caminho que mais se aproximar disso.

É o nome dado ao processo de gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida, procurando neutralizar seu impacto ambiental. Geralmente este processo é feito a partir da coleta dos produtos inutilizáveis por parte da empresa que os produziu.

A implementação de sistemas de logística reversa é extremamente complexa, uma vez que para distribuir produtos, as empresas os transportam de grandes galpões para unidades de armazenamento menores até que eles cheguem ao consumidor final.

Já para fazer o processo reverso, as organizações precisam planejar formas de obter os resíduos dos produtos espalhados geograficamente e concentrá-los em grandes locais para fazer seu tratamento. Obviamente, os custos logísticos envolvidos são bem mais altos quando se trata de logística reversa.

Exemplos de logística reversa são os pontos de coleta de pilhas e baterias em supermercados. Uma vez recolhidas, as unidades serão submetidas a tratamentos que neutralizam ou diminuem o impacto ambiental de seu descarte, neste caso o ideal é que para cada pilha produzida, uma seja recolhida fazendo com que seja zerado o saldo ambiental da empresa.

A logística reversa tem sido considerada um mecanismo ecologicamente correto, que evita a degradação ambiental e o excesso de resíduos na natureza. Por meio dela, os materiais, pós-venda ou pós-consumo, voltam para o ciclo de negócios ou ciclo produtivo.

Quais setores são obrigados a ter logística reversa?

A logística reversa já vinha sendo implementada no Brasil a partir das boas práticas ambientais, principalmente por empresas que são certificadas na ISO 14001.

Contudo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que foi estabelecida e regulamentada pela última vez pela lei 12.305/2010 estabeleceu que algumas cadeias específicas sejam obrigadas a praticar esse tipo de logística para seus produtos.

As cadeias obrigadas por lei a executar logística reversa hoje são:

pilhas e baterias; pneus; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; produtos eletrônicos e seus componentes; eletrodomésticos; resíduos de embalagens de agrotóxicos

É necessário ainda que as empresas pertencentes às demais cadeias se atentem quanto à publicação de acordos setoriais ou alterações na lei que possam obrigá-las a praticar a logística reversa.

Gestão ambiental

O que a empresa ganha em ter um sistema de logística de resíduos?

Primeiramente é necessário esclarecer que sistemas de logística de resíduos não são apenas os processos de transporte do material que resta da produção ou do consumo como muitos pensam.

O sistema de logística de resíduos é, sobretudo uma sistemática de transporte, acondicionamento e destinação dos materiais que compõem um produto ou serviço.

Um bom sistema de logística de resíduos procurará agregar valor e minimizar as sobras desde a obtenção da matéria prima até a fabricação e expedição dos produtos.

Uma empresa que souber aproveitar bem esse sistema irá conseguir alocar melhor seus resíduos intermediários (os que são gerados ao longo do processo) e também tentar fazer reutilizações ainda dentro da organização com o objetivo de diminuir a quantidade total de material gasto no processo.

As principais vantagens são a obtenção de um processo mais barato e limpo, além de poder gozar de uma imagem mais respeitosa junto aos consumidores.

Sistema de Logística de Resíduos como Estratégia Empresarial

Hoje em dia há empresas que utilizam a logística de resíduos, principalmente a logística reversa, como parte de sua estratégia empresarial.

A empresa que souber aproveitar essa estratégia em seu próprio mercado, poderá se destacar de seus concorrentes e aumentar seus ganhos.

Um bom exemplo de utilização de logística reversa como estratégia empresarial é o caso dos fabricantes de pneus e de cimento. As indústrias de pneus são obrigadas a praticar logística reversa, muitas delas possuem operações inteiras dedicadas a essa função. Uma parte dos pneus é reaproveitada no processo ou vendida para outras indústrias gerando receitas adicionais.

A borracha que sobra é vendida para a indústria cimenteira, que a utiliza em seus fornos de co-processamento, obtendo um excelente combustível a um custo relativamente baixo.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Facilite a Logística de Resíduos com a VG Resíduos

A implementação da logística reversa ainda exige alguns desafios das empresas. Por isso, contar com um software especializado em gestão de resíduos pode ser um passo acertado.

A automatização de processos na gestão de resíduos é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos, principalmente o controle das destinações.

Pensando nisso, a VG Resíduos desenvolveu um sistema especializado em gestão de resíduos. O software permite que a empresa acompanhe e controle o sistema de logística reversa. Através dele são garantidos que todas as etapas necessárias para a logística reversa sejam realizadas. Além disso, garante o cumprimento de todas as leis ambientais, a segurança e a sustentabilidade.

Além disso, a organização pode contar com o Mercado de Resíduos, uma plataforma na qual produtores e tratadores de resíduos podem negociar suas sobras. Por meio de um software, geradores anunciam seus resíduos ou produtos reciclados e tratadores procuram materiais para manejo. A plataforma coloca ambos em contato, favorecendo a realização dos melhores negócios.

Conclusão

Sistemas de logística de resíduos eram utilizados apenas por grandes indústrias que procuravam ganhos de escala no passado. Hoje eles são realidade em empresas de médio e até de pequeno porte, sendo fontes de vantagens competitivas e estratégicas para seus utilizadores.

O VG Resíduos fornece às empresas a possibilidade de implementar um sistema de logística de resíduos completo, realizando a gestão de fornecedores, passando pelos processos internos até a destinação final, exibindo cada item gerado na operação da empresa como um todo.

Plataforma VG Resíduos

Tudo isso é claro, com ampla informação em tempo real sobre ganhos ou perdas financeiras na operação de resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima