Porque aplicar a política dos 5R´s para reduzir a geração de resíduos?

08/09/2020

política 5S - reduzir geração de resíduos

A política dos 5R´s visa reduzir a geração de resíduos através da mudança de comportamento diante do consumo e na forma como as empresas lidam com os resíduos gerados. Os 5R’s consistem em cinco ações: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Neste artigo, vamos entender melhor o poder da política dos 5R’s para reduzir a geração de resíduos e como aplica-la na sua empresa!

As políticas de proteção ambiental estão em constantes mudanças, assim como o conhecimento e a tecnologia. Ultimamente esses projetos de preservação do meio ambiente, como a política dos 5 R’s, estão se intensificando mais, principalmente devido aos diversos problemas ambientais gerados pelo modo de produção e consumo da sociedade. O ponto chave é levar as empresas a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício.

Veja agora o que abordaremos neste artigo:

  • o que é política dos 5R’s
  • as cinco ações da política dos 5R’s
  • repensar
  • recusar
  • reduzir
  • reutilizar
  • reciclar
  • quais as vantagens da política dos 5R’s
  • como ter auxilio para aplicar a política dos 5R’s

Saiba mais: Como as empresas podem resolver o problema para gerar menos resíduos?

Política dos 5R´s: o que é?

política 5S - reduzir geração de resíduos

A política dos 5R’s consiste em cinco ações importantes para serem aplicadas nas empresas, com o intuito de que o impacto do resíduo sobre o meio ambiente seja reduzido. As cinco ações para alcançar a sustentabilidade são: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

A política dos 5R’s visa reduzir a geração de resíduos através da mudança de comportamento diante do consumo e na forma como as empresas lidam com os resíduos gerados. Os 5 R’s fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano das empresas e de seus trabalhadores.

As ações da política leva a organização a repensar seus valores e práticas. Com isso reduzem o consumo exagerado e o desperdício. Priorizam a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem. E, ainda, recusam o consumo de produtos que geram impactos sócios ambientais significativos.

A política dos 5 R’s se diferencia da política dos 3R´s, pois apresenta a vantagem de permitir as empresas uma reflexão crítica do consumismo, ao invés de focar somente na reciclagem.

Cinco ações da política dos 5R’s

Vamos entender cada uma destas ações!

1º Repensar

A responsabilidade ambiental nos faz refletir sobre os nossos hábitos de consumo. Isso não é muito diferente dentro de uma empresa que busca alcançar a sustentabilidade ambiental.

Será que o que estou comprando realmente é algo necessário para as minhas atividades? Será que há desperdício nos processos produtivos da minha organização? Estou reaproveitando as sobras ou simplesmente as descartando? Estes são questionamentos que um bom gestor ambiental se faz nos dias de hoje ao desenvolver e implantar projetos que visam à diminuição do impacto sobre o meio ambiente.

Por isso, devemos repensar nos hábitos de consumo.

A ação repensar busca a reflexão sobre os processos socioambientais de produção, desde a aquisição da matéria prima, passando pelos processos e condições de trabalho (ou seja, modo de produzir), pela distribuição dos produtos, até o descarte dos resíduos. É necessário, também, repensar como o seu cliente descartará o produto no fim de seu ciclo de vida.

Abaixo listamos algumas perguntas que podem ser feitas para delinear o caminho do consumo sustentável dentro de uma organização:

1. “A empresa realmente precisa?” Essa pergunta evita exageros e compras desnecessárias que no final se tornará um desperdício.

2. “Do que é feito?” É muito importante saber do que é feito a matéria-prima utilizada na fabricação do produto. Deve ser observado o manejo sustentável das florestas, emissão de dióxido de carbono na atmosfera, uso de bens naturais renováveis ou não renováveis, etc. A organização ganha muito quando opta por adquirir sua matéria-prima de fornecedores ecologicamente corretos.

3. “Quem fez?” Outra questão ideal é saber de quem comprar a matéria-prima ou contratar um serviço. O fornecedor deve cumprir requisitos básicos que demonstra a sua idoneidade e preocupação com a preservação ambiental. Nenhuma empresa gostaria de ter a sua marca ligada a um fornecedor que não cumpre as leis trabalhistas, ou que não cumpra com as obrigações ambientais, como a destinação ambientalmente correta dos resíduos e transporte seguro.

  1. “Qual a qualidade do produto adquirido?” Observar se é um produto durável ou a sua classe de eficiência energética.

5. “Como destinar os resíduos corretamente?” É importante questionar qual o destino que será dado aos materiais após uso. A organização deve embasar suas ações no gerenciamento de resíduos eficiente.

  1. “O que é feito com os produtos ao fim do ciclo de vida?” É necessário que a empresa observe o que o seu cliente fará com o produto ao fim de seu ciclo de vida. Qual a destinação seria ideal e menos agressiva ao meio ambiente e, como ela poderia facilitar essa destinação. A implantação da logística reversa é uma importante ferramenta para sustentabilidade, além de ser uma obrigação estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

  2. “Aonde posso reduzir na geração de resíduos?” É necessário observar em quais etapas posso reduzir a geração de resíduos. O monitoramento por fonte geradora é ideal nessa etapa. O controle na geração de resíduos pode ser feita através de softwares de gestão. Por eles você tem um histórico dos tipos de resíduos gerados e quantidades.

Gestão ambiental

2º Recusar

Recusar na política dos 5R’s consiste na etapa de não aceitar produtos ou tratamento de resíduos que tenham um significativo impacto ambiental. A empresa deve dá preferência por adquirir produtos e serviços que não agridam o meio ambiente.

O ato de recusar incentiva os fornecedores a buscar tecnologia que melhore seus processos, tornando-os menos agressivos ao meio ambiente.

Muitas organizações buscam adquirir produtos e serviços de outras empresas que possuem certificações ambientais, pois através delas é garantido um conjunto de medidas que promovem o equilíbrio, o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental. Como exemplos temos a certificação na ISO 14001FSCISO 14024, entre outras.

Uma empresa que aplica a política dos 5R’s recusa fornecedores sem licenças ambientais ou produtos fabricados sem nenhuma preocupação com a preservação ambiental e o desenvolvimento social.

Para garantir que seus fornecedores são ideais para seus negócios, a VG Resíduos desenvolveu uma plataforma que conecta você a fornecedores qualificados e que cumprem com a legislação ambiental. Através da plataforma Mercado de Resíduos, você encontra transportadoras e tratadores de resíduos, além de compradores interessados em seus produtos.

3º Reduzir

Quando reduzimos o consumo, consequentemente, reduzimos a geração de resíduos. O ponto chave ao reduzir os resíduos é identificar nas etapas do processo de fabricação os pontos de desperdício ou melhorias que aumente a eficiência.

Outro meio de reduzir é comprar somente aquilo que é necessário, verificando seu estoque e necessidade.

Reduzir é a segunda prioridade na ordem de gerenciamento de resíduos, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Existem vários meios de reduzir a quantidade de resíduos, como reutilizar as sobras no processo, fazer compostagem dos resíduos orgânicos ou optar pela reciclagem energética.

Para isso, é preciso ter um sistema de gestão de resíduos eficiente. E somente com um sistema automatizado a empresa consegue o controle total sobre a sua gestão.

Um sistema automatizado de gestão de resíduos é a ferramenta ideal para controle de resíduos, da sua destinação, bem como os dados dos transportadores e tratadores. Também, pelo software online, a empresa consegue elaborar, emitir e analisar os documentos e registros ambientais já nos moldes exigidos pela legislação, gerenciar planos de gestão ambiental, atualizar licença ambiental, entre outros.

A Gestão de Resíduos Sólidos feita por um software é uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam, principalmente, os associados à destinação final.

Leia mais: Qual deve ser a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos?

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

4º) Reutilizar

Muitos resíduos que são descartados podem ser reaproveitados novamente diminuindo a quantidade que seria enviada aos aterros ou tratados.

A ação de reutilizar na política dos 5Rs permite a empresa diminuir seus custos de aquisição e de destinação, uma vez que não será necessário adquirir a matéria prima para fabricação ou pagar pelo tratamento e disposição em aterros sanitários.

Contribui para o desenvolvimento tecnológico, uma vez que será desenvolvido meios de reaproveitar essas sobras sem diminuir a qualidade dos produtos.

Saiba mais: Reutilização de embalagens: o que sua empresa ganha com isso?

5º) Reciclar

Na política dos 5 R’s o ato de reciclar deve ser o último procedimento adotado pelas empresas. O importante é diminuir o máximo de resíduos gerados.

A reciclagem é o processo de transformação dos materiais que podem voltar para o seu estado original ou se transformar em outro produto.

Ao reciclar qualquer produto a organização reduz o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas.

A reciclagem é uma prática ambiental de desenvolvimento social e preservação ambiental.

Vantagens da política dos 5R’s

política 5S - reduzir geração de resíduos

Para o meio ambiente e também para as empresas, os benefícios da política dos 5 R’s são muitos, vejamos alguns deles:

  • reduz a geração de resíduos;
  • evita o consumo de energia não renovável;
  • evita agressões ao solo, ar e água;
  • contribui para o uso racional dos recursos naturais;
  • proporciona melhor qualidade vida;
  • evita sansões ambientais a empresas;
  • melhora a imagem das organizações;
  • melhora o desenvolvimento tecnológico.
Gerenciamento de resíduos

Como a VG Resíduos auxilia a aplicar a política dos 5R’s?

A Gestão de Resíduos Sólidos demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam, principalmente, os associados à destinação final.

Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Descartar o resíduo industrial gerado, ou simplesmente levar o lixo para fora da sua empresa não é o fim do processo, mas sim o começo dele. Pensando nisso, foi desenvolvido a solução VG RESÍDUOS. Uma plataforma, 100% on-line, que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, e que facilita o monitoramento e a gestão dos processos, da documentação, dos prestadores de serviços, do atendimento às legislações aplicáveis, do planejamento de resíduos.

O software online da VG Resíduos permite que a empresa realize a gestão de resíduos através de um sistema integrado e automatizado.

O sistema online de gestão de resíduos garante a conformidade ambiental. E possibilita ter todas informações em um ambiente único e confiável. Além disso, gera documentos automaticamente (MTR, FDSR, Ficha de Emergência etc., inventários anuais CONAMA e IBAMA).

Sendo assim, a política dos 5R’s tem como ponto central a formação de uma nova cultura de consumo, o que significa mudança de hábitos dentro das empresas. Para tanto, é essencial o comprometimento para lidar com todos os desafios que uma transformação impõe em nome de uma sociedade mais equilibrada e que busca a preservação ambiental.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!