lixo                    
       
29 Outubro
4 min de leitura

Como implementar práticas sustentáveis no tratamento do lixo?

cover image
As práticas sustentáveis no tratamento do lixo estão associadas á diminuição da poluição, reciclagem, compostagem, incineração e eliminação do desperdício.
práticas sustentáveis no tratamento do lixo

As práticas sustentáveis no tratamento do lixo estão associadas á diminuição da poluição, reciclagem, compostagem, incineração e eliminação do desperdício.

Nos últimos anos muito se tem falado sobre práticas sustentáveis no tratamento do lixo. Para isso é preciso que a tratadora de resíduos adote atitudes e estratégias sustentáveis. Essas práticas sustentáveis é que consegue garantir a adequada destinação do resíduo e a manutenção da natureza.

Existem diferentes maneiras de uma empresa implementar essas práticas sustentáveis no tratamento do lixo. Confira aqui quais as práticas sustentáveis no tratamento do lixo!

Conheça sete dicas importantes para tornar sua empresa sustentável.

cuidados para tratar pilhas e baterias

Sustentabilidade

Práticas Sustentáveis é o termo que define o conjunto de ações adotadas pelas empresas no tratamento do lixo visando o respeito ao ambiente e à sociedade em que está inserida.

Além de ter grande importância social e ambiental, adotar práticas sustentáveis no tratamento do lixo auxilia a empresa a se posicionar positivamente perante seus clientes. Haja vista que eles ficaram mais conscientes da importância da preservação ambiental e, buscam serviços de empresas sustentáveis.

Existem diferentes maneiras de uma empresa implementar processos sustentáveis no tratamento de resíduos como a reciclagem, incineração, compostagem, etc..

Para controlar essas práticas e implanta-las da melhor forma a organização pode optar pela implantação da ISO 14001, que define os padrões para o sistema de gestão ambiental das organizações. A ISO 14001 ajuda a empresa redesenhar seus processos com base nos principais padrões de sustentabilidade, tornando assim mais fácil a adoção dessas práticas.

cuidados para tratar pilhas e baterias

A VG Resíduos, também, ajuda muito a empresa na implantação de práticas sustentáveis no tratamento do lixo. Com a VG Resíduos e a plataforma Mercado de Resíduos a empresa mapeia 100% dos resíduos, realiza gestão, aplica metas, monitora e destina adequadamente os resíduos e encontra geradores de resíduos que precisam de uma empresa especializada em tratamento do lixo.

Como se tornar uma empresa sustentável?

Conheça práticas sustentáveis no tratamento do lixo

Incineração

práticas sustentáveis no tratamento do lixo

A incineração consiste na queima do lixo em fornos desenvolvidos especificamente para essa finalidade. É um tipo de tratamento do lixo que através da combustão gera energia térmica, que posteriormente pode ser transformada em energia elétrica.

Ao incinerar o lixo é gerado vapor. Este vapor movimenta as pás ligadas a uma turbina. Os movimentos giratórios das turbinas altera o fluxo do campo magnético dentro do gerador e, com a alternância no fluxo do campo magnético, é produzida a energia elétrica que podem ser utilizadas pelas indústrias, residências e etc..

No caso da incineração de plásticos, são produzidos cerca de 650 quilowatts-hora (kWh) de energia por tonelada de resíduo. Já um pneu contem energia equivalente a 9,4 litros de petróleo.

Essa maneira de tratamento do lixo é uma pratica sustentável, uma vez que ocorre ainda uma redução de 70 a 90% da massa do material, restando apenas um resíduo inerte.

Não há geração de efluentes líquidos, pois as águas de lavagem são neutralizadas e novamente utilizadas. Os gases poluentes gerados são tratados no sistema de lavagem e de purificação de gases.

Os materiais resultantes da queima ainda podem ser comercializados para produção de artesanato, cerâmica e até borracha.

cuidados para tratar pilhas e baterias

A incineração é um método seguro e reduz significativamente o volume de lixo, mas a sua grande desvantagem é o seu alto custo. No entanto, a venda de energia e do subproduto da queima é uma grande fonte de lucro para o negócio. Em longo prazo o investimento para aquisição dos fornos é pago.

Descubra como empreender ao transformar lixo ou resíduo em energia.

Compostagem

práticas sustentáveis no tratamento do lixo

Existem várias possibilidades de tratamento mais sustentável do lixo orgânico, e a mais comum é através da compostagem.

Compostagem é descrito como um processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em resíduos orgânicos. Os microorganismos e animais invertebrados que em presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem a terra.

A decomposição do resíduo envolve processos físicos e químicos. Os processos físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas e caracóis.  Esses animais transformam os resíduos em pequenas partículas. O processo químico é realizado por bactérias, fungos e alguns protozoários que degradam os resíduos orgânicos em partículas menores, dióxido de carbono e água.

A compostagem é um método de tratamento do lixo de baixo custo e com o subproduto gerado gera renda para as tratadoras que podem vender o composto para outras empresas.

Reciclagem

práticas sustentáveis no tratamento do lixo

Reciclagem é um tipo de tratamento do lixo onde o que não serve mais é reaproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto.

Aplicando um conjunto de técnicas esses resíduos dão origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

O Ministério do Meio Ambiente classifica a reciclagem como uma das alternativas de tratamento de resíduos mais vantajosos, uma vez que reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e gera emprego a milhares de pessoas.

Saiba como a reciclagem de embalagens de vidro pode ampliar seu negócio?

Para adotar práticas sustentáveis no tratamento de lixo a empresa deve analisar e pesquisar o melhor método de acordo com cada tipo de lixo. O objetivo maior das práticas sustentáveis no tratamento do lixo é diminuir o impacto negativo no meio ambiente e para a saúde humana, além de, em alguns casos, gerar retorno financeiro. Ao adotar práticas sustentáveis, os benéficos para a organização, para o meio ambiente e para a sociedade são imensuráveis.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Quais as melhores práticas para sua gestão de resíduos industriais?

cuidados para tratar pilhas e baterias
seta para cima