meio ambiente                    
       
25 Agosto
5 min de leitura

Quais os prejuízos da sobrecarga na equipe de meio ambiente?

cover image
Os prejuízos da sobrecarga na equipe de meio ambiente são inúmeros, entre eles a baixa produtividade, falta de engajamento, etc. Confira!
sobrecarga na equipe de meio ambiente

Os prejuízos da sobrecarga na equipe de meio ambiente são inúmeros, entre eles a baixa produtividade, falta de engajamento, gastos financeiros excessivos com serviços simples, falha e falta na elaboração de documentos ambientais exigidos por lei, tomada de decisão errônea e descumprimento da legislação ambiental.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, abordaremos sobre a importância da equipe de meio ambiente e como a sobrecarga causa prejuízo a eles. Confira!

Agende uma demonstração Online

Equipe de meio ambiente: qual o papel e sua importância?

sobrecarga na equipe de meio ambiente

A equipe de meio ambiente é muito importante dentro de uma empresa que deseja implementar processos sustentáveis. A equipe é responsável por conscientizar a todos sobre os impactos ambientais e o mau uso dos recursos naturais. Eles podem atuar na recuperação de áreas degradadas ou em degradação, na educação ambiental, na certificação ambiental, geoprocessamento, extração de recursos naturais, licenciamento ambiental e gestão de resíduos.

A estrutura da equipe pode ser formada pelos seguintes elementos: gerente de meio ambiente; coordenadores, técnicos, analistas e estagiários.

A equipe atua atenta ao bom uso dos recursos naturais e, desenvolve maneiras de reduzir os impactos ambientais produzidos pelas atividades das empresas no meio ambiente.

As principais funções de uma equipe de meio ambiente estão ligadas a gestão dos processos administrativos e de produção das organizações, garantindo a responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento da sustentabilidade.

A equipe planeja, gerencia e também faz o diagnóstico dos impactos que uma determinada organização pode causar na natureza. Atuam na prevenção a fim de evitar catástrofes e abusos.

Faz parte das tarefas diárias da equipe de meio ambiente o monitoramento da emissão de poluentes na atmosfera, do consumo de energia da organização e o acompanhamento do tratamento e destinação de resíduos.

Também, monitoram as normas, requisitos e leis ambientais, e verificam as suas implantações dentro da empresa.

Eles podem implementar o gerenciamento de resíduos e também um SGA (Sistema de Gestão Ambiental eficiente permitindo a tomada de decisão.

Quais as vantagens para as empresas ter uma equipe de meio ambiente?

sobrecarga na equipe de meio ambiente

A atuação de uma equipe de meio ambiente trás vantagens para a empresa. Entre essas vantagens temos:

  • redução dos impactos da empresa na natureza;
  • uso racional e sustentável dos recursos naturais;
  • preservação da biodiversidade;
  • uso dos métodos corretos de destinação de resíduos e materiais tóxicos;
  • adoção de sistemas de reciclagem;
  • uso de métodos que reduzam a poluição do ar, da água e do solo;
  • gestão de resíduos;
  • tratamento e reutilização de resíduos e de matéria-prima no processo produtivo de empresas;
  • redução do consumo de água e energia;
  • a elaboração de relatórios e documentos exigidos pela legislação ambiental;
  • desenvolvimento de programas de educação ambiental, reciclagem e logística reversa de produtos como pilhas, pneus, baterias, peças de eletrônicos etc.

Quais os prejuízos da sobrecarga na equipe de meio ambiente?

sobrecarga na equipe de meio ambiente

A sobrecarga na equipe de meio ambiente de trabalho pode ser definida como o excesso de serviço sobre os colaboradores, com longas jornadas laborais, grandes demandas para serem executadas em curtos prazos e falta de ferramenta para execução assertiva das suas atividades.

A sobrecarga, além de causar prejuízos sobre a saúde do colaborador, prejudica a empresa levando-a ao risco de descumprir alguma lei ambiental.

Abaixo explicaremos quais os prejuízos da sobrecarga na equipe de meio ambiente:

Desorganização

A sobrecarga na equipe de meio ambiente trás como consequência a desorganização complicando para que a empresa cumpra com suas obrigações ambientais.

A equipe desgastada pelo excesso de trabalho acaba deixando de realizar tarefas de gestão simples, perdem o prazo para entregar de documentos importantes aos órgãos ambientais.

Baixa produtividade da equipe

A sobrecarga na equipe de meio ambiente acaba provocando a baixa produtividade da equipe. Muitas vezes pelo excesso de trabalho ou pela burocratização das atividades a equipe não consegue controlar os indicadores ambientais, ou até mesmo, enxergar soluções para reduzir os riscos ambientais.

Custo alto com a gestão ambiental e de resíduos

Por estarem sobrecarregados a equipe não consegue realizar o controle de custos ou sobre os fornecedores. E, acabam pagando caro por isso.

Falta de engajamento da equipe

Por não terem ferramentas de trabalho adequadas eles se sentem menos engajados a cumprirem com suas obrigações e apresentarem soluções para reduzir os impactos da empresa sobre o meio ambiente.

Risco de sofrerem penalidades

A não entrega de documentos importantes, a falta de gestão de fornecedores de destinação de resíduos, a falta de controle sobre a destinação de resíduos são algumas consequências da sobrecarga na equipe de meio ambiente.

Essas falhas podem levar a empresa a sofrer penalidades pelos órgãos ambientais.

Gestão ambiental e gestão de resíduos ineficientes

A gestão ambiental e a gestão de resíduos são processos chaves a serem executados pela equipe de meio ambiente.

Nesses processos a equipe deve cumprir várias determinações da lei, como: emissão de MTR, Relatórios, Inventários, a obtenção de licenças, o controle sobre emissão de poluentes, etc..

Para isso, é necessário ter controle sobre dados importantes, cumprir prazos, enfim… a equipe possui diversas obrigações para realizar uma gestão ambiental e de resíduos eficiente.

Como uma equipe sobrecarregada essas tarefas se tornam mais complicadas, já que não conseguem ter controle sobre os impactos ambientais que o negócio provoca.

Como VGR pode auxiliar?

sobrecarga na equipe de meio ambiente

Para não sobrecarregar a equipe de meio ambiente devem ser desenvolvidas certas ações na organização. Como garantir as condições de trabalho adequadas. É muito importante que haja um investimento em ferramentas de trabalho que torne o processo mais ágil, prático e eficiente.

Atualmente, o uso de software da VGR tem se mostrado como um bom investimento. Além disso, é cada vez mais determinante na gestão ambiental. Bem como no gerenciamento das informações e na padronização da qualidade dos serviços oferecidos no tratamento, transporte e destinação final ambientalmente correta dos resíduos

Eliminar as planilhas utilizadas pela equipe, substituindo-as por software de gestão, simplifica e otimiza o processo. Além disso, é uma oportunidade de reduzir custos, ter maior eficiência na coleta, gerenciamento, interpretação de dados e no atendimento às legislações ambientais reduzindo o risco de multas.

Através dos softwares da VGR todas as informações e arquivos da gestão ambiental ficam armazenados e a equipe terá mais facilidade para acessar a qualquer hora e lugar.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Não há dúvidas no quanto uma solução tecnológica pode ajudar a empresa a melhorar o desempenho da equipe.

O uso dos softwares integra a equipe, já que elimina problemas como a limitação da gestão a um só responsável. Através da tecnologia é possível delegar responsabilidades a toda equipe e diminuir o tempo necessário para os processos.

Sendo assim, os prejuízos da sobrecarga na equipe de meio ambiente são inúmeros, entre eles a baixa produtividade, falta de engajamento, gastos financeiros excessivos com serviços simples, falha e falta na elaboração de documentos ambientais exigidos por lei, tomada de decisão errônea e descumprimento da legislação ambiental.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima