resíduos                    
       
2 Maio
5 min de leitura

Entenda o que é um processo end to end

cover image
Na cadeia end to end conseguimos acompanhar cada etapa do processo de produção para tomar decisões melhores e evitar falhas. Confira!
processo end to end

Você sabe o que é um processo end to end? E quais benefícios que trás para empresa? De maneira simples, podemos dizer que, na cadeia end to end conseguimos acompanhar cada etapa do processo de produção (desde a escolha de matéria-prima, produção, transporte, venda e até a pós-venda). Assim, a organização tem uma visão global de tudo o que acontece podendo tomar decisões melhores e evitar falhas.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, você entenderá o que é processo end to end. Confira!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

O que é um processo end to end?

O conceito de uma cadeia “end to end” pode ser traduzido para o português como cadeia “de ponta a ponta”.

O processo end to end é uma estratégia de gestão cujo objetivo é conectar a todos os processos da empresa, da produção à distribuição, ou seja, do primeiro contato com os fornecedores (a escolha de matéria-prima) até o momento quando o cliente recebe o produto - passa pelas etapas de produção, transporte, venda e acaba no pós-venda.

A cadeia end to end engloba fornecedores, clientes e parceiros. Além disso, permite ter uma visão global de todos os processos, fiscalizar se tudo está sendo feito conforme o que foi estabelecido, evitar falhas e reafirmar os valores da empresa.

O processo end to end pode ser aplicado englobando a empresa como um todo ou apenas uma área especifica da empresa, como transporte, atendimento ao cliente, gestão de resíduos, etc..

Quais são as vantagens para as empresas?

processo end to end

Veja algumas das utilizações e vantagens do processo end to end:

Melhor eficiência operacional

O processo end to end possibilita uma melhor eficiência operacional e aumento da produtividade, já que integra todos os processos da empresa. Essa integração só é possível quando se utiliza uma única plataforma desde a compra de matéria-prima até a entrega do produto final, por exemplo.

O processo end to end torna os processos mais simples e, consequentemente, os erros diminuem. Também evita a redundância de informações no sistema e a execução de atividades desnecessárias.

Redução de custos

Como todos os serviços são unificados, as informações são compartilhadas entre todos da empresa com mais precisão e qualidade. Sendo assim, os custos operacionais são reduzidos.

Agilidade na resolução de problemas

A cadeia end to end permite acompanhar todos os processos da empresa já que tudo esta integrado. Sendo assim, fica bem mais fácil identificar as falhas do processo e apontar quais as soluções.

Além de melhorar a agilidade no controle e mitigação de erros, reduz também prejuízos e atrasos.

Melhor adaptação da equipe

Com a integração das rotinas dentro da organização através do processo end to end é possível garantir um trabalho mais dinâmico entre as equipes. Isso desperta a criatividade e proatividade dos colaboradores.

Maior visibilidade de toda a empresa

O processo end to end possibilita monitorar o desempenho de todas as áreas da empresa de uma só vez.

A cadeia permite manter os índices de desempenho altos por meio da rápida identificação e resolução de problemas.

Sustentabilidade

O processo end to end permite a aplicação de práticas relacionadas à sustentabilidade.

Como implementar o conceito end to end?

processo end to end

O uso da tecnologia tem um papel primordial para implementar o conceito end to end dentro das empresas.

A tecnologia por ser um instrumento transformador que permite o mapeamento correto e consistente de todos os processos da organização. Além disso, garante o compartilhamento adequado de todas as informações pertinentes entre as equipes.

A tecnologia busca alternativas para otimizar o trabalho do gestor, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa.

A cadeia end to end ganhou um grande auxílio com a transformação digital e os avanços tecnológicos.

A automatização de processos é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos, principalmente o controle de documentos.

O software permite o acompanhamento e controle sobre todos os processos. Através dele são garantidos que todas as etapas necessárias para uma gestão eficiente sejam realizadas. Além disso, garante o cumprimento de todas as leis ambientais, a segurança e a sustentabilidade.

Como envolver toda a cadeia?

processo end to end

Para que as estratégias da cadeia end to end de fato funcionem, é necessário envolver toda a cadeia (fornecedores, colaboradores e clientes).

Para envolver a equipe devem ser desenvolvidas certas ações na organização, como garantir as condições de trabalho adequadas. É muito importante que haja um investimento em ferramentas de trabalho que torne o processo mais ágil, prático e eficiente.

Atualmente, o uso de software tem se mostrado como um bom investimento. Além disso, é cada vez mais determinante na gestão dos processos. Bem como no gerenciamento das informações e na padronização da qualidade dos serviços oferecidos.

Para engajar os clientes na cadeia end to end é preciso compartilhar a visão compartilhada da empresa e apreender a ouvir as sugestões que eles tem a dar.

Como o software da VGR auxilia na implementação do processo end to end?

processo end to end

A VGR - Gestão de Resíduos Online é uma plataforma online de gestão que facilita a implementação e execução do processo end to end através da tecnologia e automação.

A VGR indica as soluções ambientais mais adequadas aos seus resíduos, além de proporcionar uma automatização de todo processo interno de gerenciamento de resíduos.

O sistema, através de um mecanismo automático, possibilita controlar desde a geração até a destinação dos resíduos (facilitando a rastreabilidade do processo), gerar alertas para pendências e vencimentos. Além disso, é possível definir e acompanhar diversos indicadores de desempenho, inclusive indicadores financeiros relacionados à gestão de resíduos.

Através da plataforma VGR a empresa consegue mensurar a geração de resíduos por fonte geradora, ou seja, qual a quantidade de resíduos é gerada em cada etapa do processo e setores.

No software é possível delinear cada etapa do processo da empresa, bem como os setores principais e de apoio. Posteriormente ele traça quais os resíduos gerados e quantidades, criando assim um histórico da geração de resíduos da organização.

Essa informação auxilia na análise e tomada de decisões para estabelecer ações de redução da geração dos resíduos, para eliminar desperdícios, para melhoria no processo, para troca de matéria-prima, para treinamento dos colaboradores de como executar a tarefa da melhor forma que evite refugos, etc.

Além disso, a plataforma controla a documentação de fornecedores (transportador de resíduos, destinador, tratador, armazenador, entre outros), o que facilita quando é realizada auditoria documental pelos órgãos ambientais.

Portanto, concluímos que um processo end to end é uma estratégia de gestão na qual há um envolvimento entre todos os processos, da produção à distribuição, passando pela formação dos colaboradores e pelo relacionamento com clientes e fornecedores.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental
seta para cima