Programa de desenvolvimento sustentável: o que é e como implementar?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

09/06/2021

programa de desenvolvimento sustentável

O programa de desenvolvimento sustentável são projetos implementados dentro de uma organização privada, pública, etc.. Esses projetos buscam incentivar a adoção de alternativas sustentáveis de produção compatíveis com o atributo e com as demandas socioeconômicas da população. Além disso, reforça o seu alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo você saberá o que é e como implementar. Confira!

Gerenciamento de resíduos

Desenvolvimento sustentável - conceito

programa de desenvolvimento sustentável

A WWF, uma organização que trabalha para mudar a atual situação ambiental, reduzir a degradação do meio ambiente, e promover uma interação harmoniosa entre o homem e o meio ambiente, define desenvolvimento sustentável como sendo: “o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”

O conceito surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Essa comissão foi criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de desenvolver a economia ao mesmo tempo em que conserva o meio ambiente.

Para alcançar o desenvolvimento sustentável foram definidos 17 objetivos – ODS ONU. Até 2030 todos os países do mundo devem implementar os 17 objetivos e 169 metas.

O desenvolvimento sustentável é voltado para o planejamento participativo e para a criação de uma nova organização econômica e desenvolvida, bem como para o desenvolvimento social para o presente e para as gerações futuras.

O que é programa de desenvolvimento sustentável?

programa de desenvolvimento sustentável

O Programa de Sustentável são projetos sustentáveis implementados dentro de uma organização privada, pública, etc.. Esses projetos buscam incentivar a adoção de alternativas sustentáveis de produção compatíveis com o atributo e com as demandas socioeconômicas da população. Além disso, reforça o seu alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O programa contribui para a construção de uma sociedade mais coesa, que ofereça igualdade de oportunidades e promova ativamente o bem-estar e a qualidade de vida, em equilíbrio com a proteção ambiental e a sustentabilidade econômica.

O programa de desenvolvimento sustentável tem o objetivo de alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. São 17 objetivos a serem alcançados:

  1. Erradicação da pobreza
  2. Fome zero
  3. Saúde e bem-estar
  4. Educação de qualidade
  5. Igualdade de gênero
  6. Água potável e saneamento
  7. Energia limpa e acessível
  8. Trabalho decente e crescimento econômico
  9. Indústria, inovação e infraestrutura
  10. Redução das desigualdades
  11. Cidades e comunidades sustentáveis
  12. Consumo e produção sustentáveis
  13. Ação contra a mudança global do clima
  14. Vida na água
  15. Vida terrestre
  16. Paz, justiça e instituições eficazes
  17. Parcerias e modos de implementação

Como implementar um programa de desenvolvimento sustentável?

programa de desenvolvimento sustentável

Para implementar um programa de desenvolvimento sustentável, seja transparente. Quando as pessoas sabem o que acontece dentro da organização elas passam a ter mais empatia, confiança e entendimento sobre os valores e a missão da empresa.

Adotar essa prática acaba aumentando consideravelmente as taxas de fidelização de clientes em longo prazo.

Uma das preocupações da empresa sustentável é o impacto social que suas atividades causam. Por isso, é fundamental que essa empresa mantenha seus processos transparentes para o público. O que isso significa? Que a empresa mostrará aos envolvidos os resultados de seus processos e como são realizados e monitorados.

Os relatórios de sustentabilidade são bons exemplos adotados por muitas organizações e que informa ao publico pontos importantes de proteção ao meio ambiente, como a gestão de resíduos da empresa.

Verifique os desperdícios da empresa. Se a existência de vazamentos de água, instalações elétricas mal feitas e sistemas de ar-condicionado.

Além disso, podem ser empregadas atitudes simples, tais como: pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz; trocar as lâmpadas fluorescentes por modelos de LED; instalar sensores de presença em locais com pouca circulação de pessoas; e fazer a manutenção ou a substituição de equipamentos. Essas atitudes podem significar uma economia de energia elétrica.

Para se tornar uma empresa sustentável é essencial criar um gerenciamento de resíduos eficiente e efetivo.

A organização deve se preocupar em separar os resíduos, buscar parcerias com cooperativas de reciclagem locais e criar campanhas de redução do uso de descartáveis.

Para implantar ações sustentáveis dentro da empresa a equipe deve se sentir parte atuante na implementação.

Essa é uma oportunidade única de melhorar o relacionamento entre todos e promover educação e engajamento dos colaboradores.

Assim sendo, ao tornar uma empresa sustentável, os benefícios para a organização, para o meio ambiente e para a sociedade são imensuráveis. A empresa pode lucrar mais adotando práticas sustentáveis. As práticas sustentáveis viabilizam a manutenção dos recursos naturais e asseguram uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

A gestão de resíduos como programa de desenvolvimento sustentável

programa de desenvolvimento sustentável

A gestão sustentável de resíduos é a melhor opção porque consiste em compreender os resíduos como “matéria-prima” que pode originar novos produtos através do seu reaproveitamento e reciclagem. Essa concepção sustentável de gestão sugere que as empresas não devem apenas fazer a coleta e disposição final dos resíduos.

O que era considerado desperdício se torna matéria prima, o que era prejuízo para organização se torna em alguns casos redução de custos e o que gerava impactos ambientais negativos se torna uma ação ambiental.

A gestão sustentável de resíduos é um método de administração empresarial e ambiental que tem como princípio impactar positivamente o ambiente e a sociedade, prezando pelo bem comum.

A VGR – Gestão de Resíduos Online é a solução para o negócio e permite realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Com muitos anos de atuação, a VGR conta com profissionais habilitados e experientes em fornecer orientações para o adequado gerenciamento de resíduos, com o melhor custo benefício.

Com objetivo de gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental, prestando serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos, além de desenvolver treinamentos e monitoramentos para acompanhar a eficiência das ações.

Sendo assim, programa de desenvolvimento sustentável são projetos implementados dentro de uma organização e tem o objetivo de incentivar a adoção de alternativas sustentáveis de produção compatíveis com o atributo e com as demandas socioeconômicas da população. Além disso, reforça o seu alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5