gestao ambiental                    
       
6 Junho
5 min de leitura

Quais leis que influenciam o tratamento de resíduos?

cover image
O empreendedor que trata dos resíduos sólidos precisa conhecer as leis que influenciam o tratamento de resíduos. Elas irão determinar quais as condutas corretas para o manejo das sobras. Conheça!
leis que influenciam o tratamento de resíduos

O empreendedor que trata dos resíduos sólidos precisa conhecer e praticar as leis influenciam o tratamento de resíduos. Afinal, elas irão determinar quais as condutas são corretas para o manejo das sobras. Ter domínio dessas diretrizes e aplicá-las corretamente evita punições, impulsiona o negócio e traz credibilidade para a empresa tratadora de resíduos.

Reconhecidamente um dos grandes problemas da atualidade, fazer a gestão adequada dos resíduos ganhou força de lei, por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ao mesmo tempo, abriu-se a possibilidade de negócios para o manejo das sobras de variadas origens.

A seguir, veremos quais leis são essenciais para esse negócio.  Acompanhe!

Leia também: Como demonstrar que sua empresa trata corretamente resíduos hospitalares?

Saiba a importância do manejo de resíduos

leis que influenciam o tratamento de resíduos

Não é novidade que o volume de resíduos gerados nas cidades brasileiras não para de crescer. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2015 foram geradas 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos, 1,7% a mais do que no ano anterior.

Reverter esse problema ainda é um desafio, mas o cumprimento das leis referentes à gestão dos resíduos sólidos é um componente essencial para se chegar a uma solução. Seguir o que determina as normas ambientais brasileiras é uma responsabilidade que deve envolver todos, de empresas geradoras, passando pelo poder público, a sociedade civil, até os empresários que tratam os resíduos sólidos.

Desde 2010, a questão dos resíduos sólidos brasileiros vem sendo tratado à luz da Lei 12.305. Conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), reúne um conjunto de diretrizes sobre a gestão dos resíduos e as etapas de coleta, armazenamentotransportetratamento, destinação final e disposição final deles. As normas devem ser seguidas pela União isoladamente ou parceria com estados, distrito federal, municípios e empresas privadas.

A PNRS é uma política essencial porque determina as ações adequadas em cada fase da gestão dos resíduos. Seu objetivo principal é minimizar a produção das sobras e estimular ao máximo o reaproveitamento e reciclagem, visando a preservação da saúde pública e do meio ambiente.

Descumprir normas de tratamento gera punições

leis que influenciam o tratamento de resíduos

Assim como nas demais etapas, as empresas que são especializadas na fase de tratamento de resíduos devem seguir à risca as normas ambientais. Isso é condição essencial para o sucesso do negócio e a credibilidade da empresa.

Uma organização que se responsabiliza pelo tratamento de resíduos tem que seguir as diretrizes ambientais e pode se orientar com quem tem expertise no assunto. Se a empresa tratadora for negligente com o manejo dos resíduos pode sofrer multa ou até suspensão das atividades. Se o passivo ambiental gerado for grave, até mesmo a companhia geradora do resíduo pode ter que dividir a conta com a empresa tratadora.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Conheças as leis que influenciam o tratamento de resíduos

leis que influenciam o tratamento de resíduos

No que concerne à empresa tratadora é importante, antes de mais nada, saber a classificação dos tipos de resíduos, o que pode demandar uma consultoria especializada.

De acordo com a NBR 10.004:2004, os resíduos têm a seguinte classificação:

  • classe I – resíduos perigosos
  • classe II A – resíduos não inertes
  • classe II B – resíduos inertes

Sabendo qual tipo de resíduo a empresa está recolhendo para tratamento, é importante seguir pelo menos três leis:

  • Lei 12.305/2010 – Política Nacional dos Resíduos Sólidos;
  • Lei 11.445/2007 – Política Nacional de Saneamento Básico;
  • Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais.

Lei 12.305/2010 – Política Nacional dos Resíduos Sólidos

É o grande conjunto de diretrizes sobre a gestão de resíduos sólidos, postulando que eles devem reduzidos, reciclados e reutilizados. Para as empresas tratadoras é importante observar, entre outros pontos, que devem ser utilizadas tecnologias para neutralizar as características negativas dos resíduos. Essas tecnologias podem também transformar o resíduo em um produto que gere renda com a produção de uma matéria prima secundária.

A lei assinala que essas tecnologias de recuperação dos resíduos sólidos urbanos têm que ter sua viabilidade técnica e ambiental comprovadas e deve-se implantar um programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado por órgão ambiental.

Lei 11.445/2007 – Política Nacional de Saneamento Básico

Esse lei estabelece diretrizes que se referem ao abastecimento de água; coleta, tratamento e disposição final de esgotos e drenagem pluvial. Aborda, também, sobre coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e efluentes líquidos industriais. Esses últimos, de interesse das empresas tratadoras.

O efluente industrial, que é a água restante dos processos produtivos, deverá ser tratado antes de ser devolvido aos corpos hídricos (rios, lagos, etc.). Isso deve ser feito por equipamentos especializados, mediante licença ambiental.

Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais

A lei de crimes ambientais que institui sanções penais e administrativas para condutas e atividades ilegais em relação ao meio ambiente. Podem ser penalizadas pessoas físicas e também indústrias e empresas, como as tratadoras de resíduos.  As autuações podem variar de R$ 500,00 a R$ 2 milhões e mais pena de reclusão de 1 a 4 anos se o crime for com intenção e de detenção de 6 meses a 1 ano se o crime for sem intenção.

É importante ser observada pelas empresas tratadoras de resíduos, visto que são considerados crimes ambientais qualquer forma de armazenamento ou abandono de substâncias tóxicas, perigosas ou nocivas à saúde humana ou em desacordo com as leis. Também há punição para condutas que gerem a disseminação de doenças, pragas e que possam causam danos à agricultura, pecuária, fauna e flora e ao ecossistema.

Cumpra as leis e ganhe em reputação

leis que influenciam o tratamento de resíduos

A empresa especializada nesse ramo precisa ter domínio das leis referentes aos resíduos sólidos para aplicá-las adequadamente no tratamento das sobras. A organização que cumpre essas diretrizes ganha em reputação, potencializa seu negócio e fica livre de punições. Por conseguinte, colabora para solucionar um dos grandes problemas da atualidade: o excesso de resíduos sólidos.

Sendo assim, conforme percebemos, o empreendedor que trata dos resíduos sólidos precisa praticar as leis influenciam o tratamento de resíduos. Afinal, elas são essenciais para o seu negócio, definindo as condutas são corretas para o manejo das sobras. E, seguindo tais leis e regras, além de impulsionar o negócio e trazer credibilidade para a empresa tratadora, é fundamental para evitar prejuízos com sanções ambientais.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: 6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Gerenciamento de resíduos
seta para cima