desafios logistica reversa                    
       
13 Fevereiro
5 min de leitura

Quais os benefícios de instituir um programa de logística reversa?

cover image
Um programa de logística reversa instituído em uma empresa traz diversos benefícios, principalmente os associados à sustentabilidade. Saiba mais!

Um programa de logística reversa instituído em uma empresa traz diversos benefícios, principalmente os associados à sustentabilidade. Entre esses benefícios temos a redução da quantidade de resíduo a ser descartado, diminuição dos custos com matéria prima já que os resíduos que retornam podem ser reaproveitados no processo de fabricação, proporciona à marca criar uma identidade ecologicamente correta e promove a consciência sustentável.

A logística reversa é um instrumento instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, e se destaca como um dos meios mais determinantes para garantir o descarte correto e a reciclagem de resíduos. Confira os benefícios ao instituir o programa na sua empresa!

Logística Reversa

A logística reversa consiste em um processo que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos materiais após o consumo para as empresas fabricantes de tal produto.

Este é um processo de gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida. O objetivo é neutralizar o impacto ambiental que estes resíduos podem provocar se descartado incorretamente através de uma destinação final limpa.

A logística reversa deve ser cumprida para fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. Para cumprir a lei, são feitos acordos setoriais entre eles e o poder público para implantar um sistema de logística reversa.

A lei ambiental sobre a obrigação da logística reversa vigora desde 2010, porém somente em 2017 foi regulamentada através do decreto nº 9177.

A lei 12.305/2010 regulamenta o manejo adequado dos resíduos e estipula outros dois instrumentos para viabilizar a logística reversa: o termo de compromisso e o acordo setorial.

O intuito da lei ambiental é instituir instrumentos para a gestão de resíduos, permitindo que o país enfrente os principais problemas ambientais, sociais e econômicos causados pelo manejo incorreto dos resíduos.

A logística reversa é obrigatória para empresas que trabalham com:

  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
  • pilhas e baterias;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
  • pneus.

Além disso, pode ser uma oportunidade de negócio a logística reversa de produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro.

Benefícios da logística reversa

A logística reversa trás diversos benefícios tanto para o meio ambiente como para a empresa.

Veja quais são esses:

Cria uma imagem sólida

Instituindo um programa de logística reversa a organização cria uma imagem positiva junto aos consumidores, já que hoje eles buscam por produtos produzidos de forma consciente e que agridam menos o ambiente.

Essa organização se apresenta com uma marca ecológica, e que fundamentam seus princípios na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Lucra com ações de marketing vinculadas à logística reversa

Para melhorar a sua relação com o mercado consumidor, aumentar seu número de clientes e reforçar o posicionamento da marca a empresa pode enfatizar as práticas adotadas quanto à destinação dos resíduos de seus produtos.

Isso, através do marketing que informa sobre suas práticas em logística reversa, a fim de conscientizar o consumidor e gerar uma publicidade positiva.

Melhora o processo de produção

Os programas de logística reversa viabiliza a redução nos custos com matéria prima, já que os resíduos retornam à cadeia produtiva.

Gera produtos mais eficientes

Com a logística reversa as empresas passam a adotar tecnologias mais limpas. Essas simplificam a reutilização e a criação de embalagens e produtos que podem ser reciclados com maior facilidade.

Isso contribui para o desenvolvimento sustentável, haja vista que o meio ambiente será poupado.

Cria consumidores mais conscientes

Para que o programa de logística reversa funcione de forma eficiente a empresa terá que educar os consumidores quanto à importância dessa prática sustentável. Assim, será despertado neles a consciência de escolher produtos ecologicamente corretos.

O programa desperta no consumidor a responsabilidade em estágios como a coleta seletiva, a separação e o descarte dos resíduos.

Reduz a quantidade de resíduos descartados

Com a logística reversa a quantidade de resíduos que será enviado a aterros diminui, uma vez que estes serão destinados para reciclagem ou reutilização.

Como instituir um programa de logística reversa?

Para instituir um programa de logística reversa o primeiro passo para isso é criar um Plano de Resíduos Sólidos. Nesse plano está descrito detalhadamente o ciclo de vida de cada produto, e também qual o tratamento dos resíduos gerados.

O programa pode ser implantando através da coleta e reciclagem dos produtos que não estão sendo mais utilizados. Ou então, através da reutilização destes como insumos.

As etapas que constituem o programa de logística reversa são:

  1. O consumidor devolve o produto/embalagem ao comerciante ou distribuidor;
  2. A mercadoria é levada ao fabricante ou importador;
  3. A mercadoria é encaminhada para reuso, reciclagem ou descarte correto.

Uma boa estratégia para instituir os programas de logística reversa é construir parcerias com cooperativas e catadores de recicláveis, ou então criar pontos de entrega voluntária. Essas estratégicas tem o potencial de viabilizar fluxos reversos e gerar benefícios econômicos e socioambientais.

Como operacionalizar a logística reversa?

A operação do programa de logística reversa de resíduos pode ser realizada por meio de um software de gestão de resíduo ou mesmo por uma empresa especializada neste tipo de serviço.

No software de gestão de resíduos da VG Resíduos a empresa pode implementar o programa de forma individual. A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto.

Já na plataforma Mercado de Resíduos o gerador encontrar empresas que tem interesse em adquirir o resíduo coletado através da logística reversa. A plataforma serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda, tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

A VG Resíduos é um software que pode auxiliar a gestão de resíduos e no descarte correto dos mesmos, auxiliando a empresa crescer adotando práticas sustentáveis.

O benefício de um programa de logística reversa são o aumento da conscientização, a redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos e o aumento dos lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima. A logística reversa esta associada ao desenvolvimento sustentável.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos
seta para cima