residuos organicos                    
       
9 Janeiro
5 min de leitura

Quais resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira?

cover image
Na composteira podem ser utilizados resíduos como podas de grama e folhas, pois possuem alta concentração de nitrogênio. Já alimentos com alto teor ácido, devem ser evitados
resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira

Saiba quais resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira e que não comprometa a degradação da matéria orgânica e não atraia vetores.

Podem ir para a composteira os restos de alimento além de folhas, serragem e estercos. Já o que não pode ir para a composteira são frutas cítricas, alho e cebola, carnes, nozes pretas, trigo e arroz.

A compostagem do resíduo orgânico é um processo natural de decomposição que transformar os resíduos de alimento em adubo de primeira qualidade. Separar, reciclar e reutilizar o que é possível são soluções básicas que podemos tomar para reduzir os impactos que o resto de alimento traz ao meio ambiente. Por isso, o reaproveitamento do resíduo de alimento na compostagem é uma ótima saída para reduzir a quantidade de lixo que produzimos. Confira!

Saiba como realizar o descarte de maneira correta do lixo em restaurantes.

Compostagem como alternativa para restos de alimentos

resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira

Existem várias possibilidades de reaproveitamento dos resíduos de alimento, e a forma mais comum é através da compostagem.

A compostagem pode ser realizada em escala doméstica, ou seja, reaproveitando os restos de alimentos de casa nas composteiras para consumo da própria população. Ou em escala industrial para a produção de fertilizante orgânico.

Muitas empresas perceberam que a compostagem é uma alternativa de realizar o gerenciamento dos seus resíduos orgânicos, como também, uma forma de lucrar através da venda do resto do seu resíduo orgânico para outras empresas que produzem fertilizantes orgânicos. Nesse método eficiente, empresas encontram soluções lucrativas para resolver a questão do lixo produzido pelo negócio.

lei ambiental sobre logística reversa de medicamentos

O Mercado de Resíduos é uma ferramenta da VG Resíduos que promove o encontro entre as empresas produtoras e as que tratam esse tipo de resíduo.

Leia mais sobre Mercado de Resíduos em: Novo Mercado de Resíduos agiliza contratação de fornecedores

Quais resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira

resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira

Os resíduos de alimentos se degradam espontaneamente em ambientes naturais e reciclam os nutrientes nos processos da natureza. Alguns podem ser colocados na composteira, já outros quando colocados atrapalham o processo de degradação e atraem vetores.

Saiba quais resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira e quais outros resíduos também podem ser inseridos:

Restos de alimentos

Restos, talos e casca de verduras e frutas (menos as cítricas), cascas de ovo, borra de café podem se converter em excelentes fontes de nitrogênio.

Alimentos cozidos ou assados

Podem ser usados desde que em pequenas quantidades. É preciso evitar o excesso de sal e conservantes dos alimentos processados. Esse tipo de material não pode estar úmido, por isso se deve adicionar bastante pó de serra em cima dos restos.

Borra de café

Inibe o aparecimento das formigas e é um excelente complemento nutricional para as minhocas. O filtro de papel usado para o preparo do café também pode ser adicionado na compostagem.

Resíduos frescos

Podas de grama e folhas possuem alta concentração de nitrogênio. Uma boa solução é separar um espaço em que os resíduos frescos possam secar antes de serem usados, gerando uma boa economia, pois se não houver serragem, os resíduos secos são excelentes substitutos.

Serragem e folhas secas

A serragem não tratada, ou seja, sem verniz e as folhas secas ajudam no equilíbrio, são ricos em carbono e evitam o aparecimento de animais indesejados e do mau cheiro.

Estercos

Podem ser de boi, de porco e de galinha, mas somente utilizar se tiverem sido curtidos.

Resíduos de alimentos não recomendados nas composteiras

resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira

Saiba quais resíduos de alimentos não podem ser colocados na composteira e quais outros resíduos também não podem ser inseridos:

Frutas cítricas: a polpa e as cascas podem alterar o pH da terra, é o caso da laranja, abacaxi, limão, entre outros;

Arroz: depois de cozido é um ótimo local para bactérias, mas péssimo para a saúde humana e das plantas;

Laticínios: qualquer derivado de leite não pode ser compostado, pois a decomposição é muito lenta, causa um mau cheiro e atrai organismos indesejáveis;

Carne: a decomposição de restos de frango, peixe e carne bovina são muito demoradas, causa mau cheiro e atrai animais;

Nozes pretas: as nozes contêm um composto orgânico que é tóxico para alguns tipos de plantas;

Derivados de trigo: como massa, bolo. Esses itens têm decomposição lenta em comparação com os demais e ainda atraem pragas;

Gorduras: alimentos gordurosos podem liberar substância que retardam a compostagem e prejudicam o composto;

Alho e cebola: têm decomposição muito lenta e trazem mau cheiro. Acabam desacelerando todo o processo de compostagem;

A maioria dos tipos de papel: revistas, jornais, papéis de impressão, envelopes e catálogos são todos tratados com químicos pesados, geralmente branqueadores (que contêm cloro) e tintas que não são biodegradáveis. A reciclagem é a solução;

Fezes de cães e gatos: esses resíduos podem conter parasitas e vírus, que trazem riscos potenciais às minhocas e às plantas;

Serragem de madeira tratada: se a serragem for oriunda de algum tipo de madeira envernizada ou quimicamente tratada, os componentes químicos irão prejudicar as minhocas;

Carvão vegetal: possui grandes quantidades de enxofre e ferro, que fazem mal para as plantas;

Plantas doentes: plantas com fungos ou outra doença podem passar para as plantas saudáveis.

lei ambiental sobre logística reversa de medicamentos

Resíduos orgânicos e a legislação brasileira

resíduos de alimentos podem ser colocados na composteira

Conforme Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS as empresas devem encontrar formas legais e plausíveis para o gerenciamento de resíduos orgânicos.

A PNRS determina no art. 36, inciso V, a necessidade de implantação dos municípios de um sistema de compostagem para resíduos sólidos orgânicos como uma forma de reaproveitamento.

As principais leis do país em vigor aplicavam ao reaproveitamento de resíduos orgânicos são:

  • lei nº 6894, de 16 de dezembro de 1980, que determina a inspeção e a fiscalização da produção e comercialização de fertilizantes;
  • resolução CONAMA n. 375, de 29 de agosto de 2006, que define critérios e procedimentos, para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário;
  • resolução CONAMA Nº 481, de 3 de outubro de 2017, que define critérios e procedimentos para garantir controle e qualidade ambiental do processo de compostagem de resíduos orgânicos.

Para cumprir com a legislação de gerenciamento de resíduos a empresa pode contratar softwares que realizam a gestão dos resíduos de alimentos gerados. O software realiza o inventário de todos os resíduos gerados. É possível realizar o diagnóstico completo através do software de gestão da VG Resíduos.

Através dele a gestão se torna mais fácil e ágil. A empresa consegue identificar os tipos de resíduos gerados e quantidade, possibilitando a tomada de decisões correta sobre o quer fazer com o resíduo coletado. Também é possível gerenciar todo o sistema de logística reversa.

Por fim, sabemos que nem todos os resíduos de alimentos podem ser colocados em composteiras, pois dificulta a decomposição dos resíduos orgânicos e diminui a qualidade do composto formado. Com a compostagem dos resíduos de alimentos a empresa tende aumentar seus rendimentos, já que é possível lucrar com a venda do composto.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como obter lucro utilizando restos de alimentos para fazer adubo?

lei ambiental sobre logística reversa de medicamentos
seta para cima