Quais são as vantagens e as desvantagens da incineração do lixo?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

23/11/2020

Quais são as vantagens e as desvantagens da incineração do lixo

O incinerador de lixo é um grande forno aonde o resíduo sofre uma queima controlada, reduzindo o seu volume em até 85%. O processo de incineração é considerado uma prática sustentável, porém possui vantagens e desvantagens. Essa técnica pode não ser adequada para solucionar todos os problemas relacionados à geração de resíduos, pois não é adequada a todos os tipos de lixos, gera cinzas, gases e outros dejetos. Neste artigo você saberá quais as vantagens e as desvantagens. Confira!

A incineração do lixo consiste na sua queima a altas temperaturas. Para o processo são utilizadas instalações chamadas incineradores. Essa técnica de tratamento dos resíduos visa reduzir o grande volume de lixo gerado, com mais rapidez. Além do mais pode gerar energia.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • o que é incineração do lixo
  • etapas da incineração
  • legislação sobre a incineração
  • vantagens da incineração do lixo
  • desvantagens da incineração do lixo
  • como a VG Resíduos auxilia na gestão de resíduos otimizando o processo de incineração

O que é incineração do lixo?

A incineração do lixo consiste na sua queima em fornos desenvolvidos especificamente para essa finalidade. A destruição térmica do resíduo por oxidação ocorre em temperaturas que vão de 900° e pode chegar a 1250°C. O tempo de residência em que o material será incinerado é controlado para permitir a quebra orgânica do resíduo, de modo a reduzir o volume e diminuir o risco de toxicidade do material.

A incineração é um tipo de tratamento do lixo que através da combustão gera energia térmica, que posteriormente pode ser transformada em energia elétrica.

Ao incinerar o lixo é gerado vapor. Este vapor movimenta as pás ligadas a uma turbina. Os movimentos giratórios das turbinas altera o fluxo do campo magnético dentro do gerador e, com a alternância no fluxo do campo magnético, é produzida a energia elétrica que podem ser utilizadas pelas indústrias, residências e etc..

No caso da incineração de plásticos, são produzidos cerca de 650 quilowatts-hora (kWh) de energia por tonelada de resíduo. Já um pneu contém energia equivalente a 9,4 litros de petróleo.

Essa maneira de tratamento do lixo é uma prática sustentável, uma vez que ocorre ainda uma redução de 70 a 90% da massa do material, restando apenas um resíduo inerte.

Não há geração de efluentes líquidos, pois as águas de lavagem são neutralizadas e novamente utilizadas. Os gases poluentes gerados são tratados no sistema de lavagem e de purificação de gases.

Os materiais resultantes da queima ainda podem ser comercializados para produção de artesanato, cerâmica e até borracha.

A incineração é um método que reduz significativamente o volume de lixo, mas a sua grande desvantagem é o seu alto custo. Os incineradores têm alto custo de implantação, manutenção e operação. Também existem algumas dúvidas sobre a segurança dos sistemas de filtragem, já que pequenas falhas podem liberar gases altamente tóxicos, causadores de câncer.

No entanto, a venda de energia e do subproduto da queima é uma grande fonte de lucro para o negócio. Em longo prazo o investimento para aquisição dos fornos é pago.

Descubra como empreender ao transformar lixo ou resíduo em energia.

Etapas da incineração

Etapas da incineração

O processo de incineração reúne cinco etapas importantes, que são:

a preparação do resíduo que será incinerado; a combustão em altas temperaturas; o controle de poluentes que possam ir a atmosfera; o controle dos efluentes; o manuseio e destinação das cinzas para o aterro específico para este fim.

Legislação sobre a incineração

A Portaria nº 274/19 é que disciplina a recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, em atendimento ao § 1º do art. 9º da Lei nº 12.305, de 2010 e ao art. 37 do Decreto nº 7.404, também de 2010.

A portaria reconhece a recuperação energética dos resíduos como uma das formas de destinação final ambientalmente adequada. Também, classifica os resíduos passíveis de recuperação energética.

Conforme a portaria poderá ser encaminhado para serem reaproveitados na recuperação energética os seguintes resíduos:

  • resíduos de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana;
  • resíduos domiciliares, originários de atividades domésticas em residências urbanas;
  • resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços caracterizados como não perigosos.
ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Vantagens da incineração do lixo

A incineração do lixo possui várias vantagens para geradora. São elas:

Redução do volume do resíduo

A incineração do lixo tem como principal vantagem à redução do volume de resíduos destinados a aterros. Contribuindo assim para um ganham econômico com o descarte de resíduos. Além disso, contribuiu para que a vida útil do aterro se prolongue, ou seja, o aterro ganha mais área.

###Preservação ambiental

A incineração evita que os resíduos sejam descartados em áreas inadequadas, como áreas verdes (transformando em lixões a céu aberto), galerias pluviais e em mananciais.

Destinação de resíduos perigosos

A incineração pode ser uma boa opção para a geradora que produz resíduos de alta periculosidade ou que necessitam da destruição completa e segura desses resíduos.

Saiba quais os riscos dos resíduos sem tratamento para o meio ambiente.

###Destinação de resíduos orgânicos

Esse método de tratamento dos resíduos destrói também a matéria orgânica do lixo e o esteriliza. Evitando assim a formação de chorume e a contaminação do meio ambiente.

###Geração de lucro

Outra vantagem da incineração do lixo é o lucro que a geradora pode ter com a energia gerada. A energia liberada no processo de queima pode ser transformada em energia térmica e, posteriormente, elétrica.

Essa energia pode ser utilizada em seu próprio processo. Contribuindo assim para redução dos gastos com energia contratada nas companhias elétricas.

A geradora também pode obter mais lucro com os subprodutos gerados na queima dos resíduos. As cinzas geradas na incineração podem ser reaproveitadas na produção de cimento, artesanato, cerâmica, entre outros.

Desvantagens da incineração do lixo

A incineração do lixo possui várias desvantagens para geradora. São elas:

###Custo com equipe especializada

Para que a incineração do lixo ocorra adequadamente é preciso controlar a temperatura e o tempo corretamente. Para que o método seja feito com segurança e eficiência, é preciso investir tempo e recursos no treinamento de profissionais.

###Geração de gases tóxicos

Durante a queima do lixo são gerados gases tóxicos que podem causar poluição atmosférica e gerar graves impactos ambientais. Para que esses gases não sejam liberados é preciso investir em um sistema de lavagem e de purificação de gases. Esses sistemas têm um alto valor e custo de manutenção.

###Desgaste dos equipamentos

As queimas dos resíduos liberam e consomem algumas substâncias químicas que desgastam muito os equipamentos utilizados na incineração do lixo. Para evitar o desgaste a empresa deve realizar manutenções preventivas e corretivas periodicamente.

Essas manutenções demandam um investimento considerado, tanto para substituição de peças quanto para contratação de profissionais especializados neste tipo de serviço.

Gestão ambiental

Como a VG Resíduos auxilia na gestão de resíduos otimizando o processo de incineração?

Para escolher qual o melhor método de tratamento dos resíduos ter um sistema de gestão de resíduos implantado é a melhor estratégia. A gestão de resíduos é uma questão estratégica e de obrigação legal que as empresas devem realizar.

Com a gestão é possível criar metas para prevenção, redução, reciclagem, reutilização e destinação adequada. Além de melhorar seu controle da geração de resíduos.

Para facilitar o gerenciamento dentro das organizações, a Verde Ghaia Consultoria, criou o software VG RESÍDUOS. Esse software vislumbra as necessidades dos clientes que demandam de controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos. A principal funcionalidade do software é promover a gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

Com o software a organização realiza a gestão completa em uma única plataforma, totalmente online. Além disso, a organização tem a oportunidade de ganhar dinheiro com a compra e venda de resíduos.

Com o auxílio do software a empresa identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Identifica quais os tipos de resíduos gerados e assim determina qual o melhor modelo de tratamento.

Sendo assim, a incineração do lixo é um método de tratamento que possui vantagens e desvantagens. As desvantagens está diretamente ligada ao alto custo de investimento e manutenção dos equipamentos. A vantagem está na geração de lucro com a venda dos subprodutos gerados e na redução do volume do resíduo. A escolha de adotar a incineração do lixo é uma decisão estratégia.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como um software pode melhorar seu controle da gestão de resíduos?

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5