sustentabilidade                    
       
6 Junho
4 min de leitura

Quais são os indicadores de sustentabilidade para gestão de resíduos?

cover image
Os indicadores de sustentabilidade são instrumentos para monitorar e medir a eficiência e eficácia da gestão de resíduos dentro da empresa.Leia!
indicadores de sustentabilidade

Os indicadores de sustentabilidade são instrumentos para monitorar e medir a eficiência e eficácia da gestão de resíduos dentro da empresa.

O processo de elaboração dos indicadores para a gestão de resíduos contribui para melhorar a compreensão do que é realmente sustentabilidade. E, como a adoção de práticas sustentáveis auxilia no gerenciamento eficaz de resíduos.

A busca da sustentabilidade na gestão de resíduos vai além da disposição adequada dos resíduos em aterros ou qualquer outro modo de destinação ambientalmente correta. Confira!

Você sabe o que sustentabilidade empresarial?

Indicadores de sustentabilidade

indicadores de sustentabilidade

Indicadores são parâmetros ou um valor que fornece informações sobre o estado de um fenômeno em estudo. Podem ser expressos de maneira quantitativa ou qualitativa.

Os indicadores de sustentabilidade podem comunicar ou informar sobre o progresso em direção a uma determinada meta na gestão de resíduos.

O objetivo dos indicadores de sustentabilidade é diagnosticar e avaliar o grau de sustentabilidade na gestão de resíduos, com enfoque nas dimensões sociais, ambientais e econômicas. Auxiliando, assim, nas definições de objetivos e metas para melhoria contínua.

Os indicadores de sustentabilidade surgiram com a necessidade de medir a eficiência do sistema de gestão ambiental. Haja vista que com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS ficou estabelecido que a empresas devem buscar práticas de consumo sustentável. Além disso, implantar instrumentos para incentivar a minimização, a reutilização, a reciclagem e a disposição ambientalmente adequada dos resíduos.

As funções dos indicadores de sustentabilidade para a gestão de resíduos são:

  • avaliar as condições do sistema de gestão de resíduos em busca da sustentabilidade – se são seguidos práticas sustentáveis;
  • efetuar a comparação entre as situações anteriores e posteriores das metas estabelecidas – o objetivo é ter percepção se as ações adotadas na gestão de resíduos busca o desenvolvimento sustentável;
  • avaliar condições do sistema em relação às metas e objetivos – verificar se as metas e os objetivos são alcançados. Se não devem ser desenvolvidos ações para o seu alcance;
  • prover informações de advertência, ou seja, identificar os riscos ou falhas do sistema ineficiente;
  • antecipar futuras condições do sistema de gestão de resíduos.

Sustentabilidade e Tecnologia: Como alcançar melhorias para a sua gestão?

Construção dos indicadores de sustentabilidade

indicadores de sustentabilidade

Para construir os indicadores de sustentabilidade para a gestão de resíduos a empresa deve considerar:

  1. uma base cientifica para que se possa ter resultados mensuráveis;

  2. o modelo adequado de indicador para que o objetivo seja alcançado;

  3. o tema prioritário ao qual se deseja monitorar;

  4. as fontes de informação para a tomada de dados;

  5. a periodicidade adequada para coleta de dados dos indicadores;

  6. facilidade de monitoramento – não é recomendável a escolha de um indicador onde é impossível a coleta de dados.

O ODS ONU influencia na gestão de resíduos da minha empresa?

Indicadores de sustentabilidade aplicados à gestão de resíduos

O desenvolvimento dos indicadores de sustentabilidade para a gestão de resíduos tem o intuito de dar um panorama da situação dos resíduos na organização. Além disso, contribui para uma melhor compreensão do conceito de sustentabilidade.

A sustentabilidade na gestão de resíduos não diz somente a respeito da disposição ambientalmente adequada dos resíduos. Ela engloba a redução na geração, reutilização, reciclagem, aproveitamento energético. Além disso, envolve a questão social relacionada aos trabalhadores que atuam na cadeia dos resíduos.

Abaixo listamos sugestões de indicadores de sustentabilidade para serem implementados dentro da empresa. São eles:

1º: Existência de um plano de gerenciamento de resíduos – esse indicador foi criado com o objetivo de evidenciar o cumprimento de um dos instrumentos propostos na PNRS.

2º: Existência de situações de risco à saúde em atividades vinculadas à gestão de resíduos – o indicador considera a segurança dos trabalhadores que realizam o manejo dos resíduos.

3º: Existência de canais de participação dos colaboradores no processo decisório da gestão de resíduos – verifica a implantação do sistema de logística reversa.

4º: Realização de parcerias para destinação de resíduos, ou seja, um resíduo que não serve para ser reutilizado em um processo pode ser reutilizado em outro. Este indicador pode ser alcançado com a aderência do Mercado de Resíduos da VG Resíduos. Na plataforma a empresa tem um ambiente segura para negociar os resíduos gerados.

5º: Existência de canais de divulgação das informações relativas à gestão de resíduos – como relatórios de sustentabilidade.

6º: Existência de coleta seletiva – verifica se dentro da empresa há um programa bem estabelecido de coleta seletiva.

7º: Custos com a gestão de resíduos – verifica se o custo com a gestão de resíduos esta dentro do orçamento da organização. Esse é um importante indicador, pois através dele são estabelecidos outros de redução de resíduos para reduzir custo.

8º: Redução na geração: esse indicador monitorar a redução na geração de resíduos.

Gerenciamento de resíduos

Como monitorar os indicadores?

indicadores de sustentabilidade

Um excelente indicador deve apresentar informações adequadas para auxiliar no processo de tomada de decisão e no estabelecimento de prioridades na direção do desenvolvimento sustentável.

Para isso, os dados relevantes a gestão de resíduos devem ser monitorados. Uma excelente maneira de monitorar todas as informações pertinentes a gestão de resíduos é através de software de gerenciamento de resíduos.

O software da VG Resíduos otimiza a gestão, auxilia no cumprimento de prazos, com alertas de vencimento, gera relatórios, etc.

Através dele, todo o seu programa de gerenciamento será otimizado.

Sendo assim, os indicadores de sustentabilidade para a gestão de resíduos são necessários devido à implementação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Os indicadores fornece um diagnostico do sistema de gestão implantado dentro da empresa. E se as práticas adotadas são sustentáveis.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como a gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável?

indicadores de sustentabilidade
seta para cima