tipos de plasticos                    
       
5 Abril
6 min de leitura

Quais são os principais tipos de plásticos recicláveis?

cover image
Os tipos de plásticos recicláveis, são assim considerados consoante suas características de fusão ou derretimento. Saiba mais!

Os principais tipos de plásticos recicláveis são aqueles que podem ser transformados em altas temperaturas, o que não ocorre com todos. É por isso que é tão importante realizar uma triagem do material plástico antes do processo de reciclagem. Os plásticos são divididos em dois grupos, conforme suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos. Os termoplásticos são recicláveis em altas temperaturas, já os termorrígidos não são recicláveis.

A reciclagem do plástico é fundamental para a preservação ambiental, uma vez que esse material leva anos para se decompor na natureza por ser produzido a partir de derivados do petróleo.

A reciclagem do plástico no Brasil ainda é muito baixa. A maioria das taxas encontradas giram em torno de 20%. Esse índice baixo esta associado há vários motivos, mas o principal é a falta de conhecimento dos brasileiros sobre coleta e reciclagem. Cofira os tipos de plástico recicláveis!

Saiba como montar uma empresa de reciclagem em 7 passos.

Tipos de plásticos recicláveis

 

Os principais consumidores do resíduo plástico são as recicladoras, que viram no plástico uma boa alternativa de aumentar sua lucratividade através da venda. O plástico reprocessado volta como matéria-prima para a fabricação de artefatos plásticos, como conduítes, sacos de lixo, baldes, cabides, garrafas de água sanitária, e acessórios para automóveis, por exemplos.

Porém o lucro só é possível através da reciclagem do tipo de plástico que permite o seu reaproveitamento. Os tipos de plásticos mais fáceis de negociar venda são os termoplásticos, pois podem ser processados várias vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação.

Os termoplásticos são os tipos de plásticos mais consumidos. Esses plásticos amolecem quando são aquecidos, podendo ser moldados. Essa característica é o que o torna um material reciclado bom para ser vendido.

Montar uma empresa de reciclagem de sucatas

Já os plásticos termorrígidos ou termofixos são aqueles que não derretem quando aquecidos. Essa característica impossibilita sua reutilização por meio dos processos convencionais de reciclagem.

Abaixo listamos os tipos de plásticos recicláveis mais comuns vendidos:

O que o tratamento de resíduos agrega à meta de reciclagem?

PET: poli (tereftalato de etileno)

Polietileno tereftalato, ou PET, é um plástico formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. É um tipo de plástico que pode ser reciclado.

Esse tipo de plástico compõem frascos e garrafas para uso alimentício e farmacêutico, cosméticos, bandejas para micro-ondas, filmes para áudio e vídeo e fibras têxteis.

PEAD: polietileno de alta densidade

Este tipo de plástico está presente em embalagens de detergente e óleos automotivos, sacolas de supermercados, garrafeiras, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, entre outros.

É um material resistente à baixa temperatura, leve, impermeável, rígido e com resistência química.

PVC: policloreto de polivinila

Esse plástico é muito encontrado em embalagens para água mineral, para óleos comestíveis, maioneses, sucos, perfis para janelas, tubulações de água e esgoto, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, entre outros.

É um tipo de plástico muito utilizado por ser rígido, transparente, impermeável, resistente à temperatura e inquebrável.

PEBD ou PELBD: polietileno de baixa densidade

Esse plástico é utilizado na fabricação de sacolas para supermercado e boutiques, filmes para embalar leite e outros alimentos, filmes para fraldas descartáveis, bolsa para soro medicinal, sacos de lixo, entre outros.

É um material plástico muito utilizado por ser flexível, leve, transparente e impermeável.

PP: polipropileno

É um plástico inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente a mudanças de temperatura. São muito utilizados em filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, fibras para tapetes e utilidades domésticas, potes, fraldas e seringas descartáveis, etc.

Esse plástico possui uma variação chamada de BOPP que é um material metalizado, porém de difícil reciclagem. É mais usado em embalagens de salgadinhos e biscoitos.

PS: poliestireno

Esse plástico é utilizado em potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, copos descartáveis, aparelhos de barbear descartáveis e brinquedos.

As características principais deste plástico são leveza, capacidade de isolamento térmico e a flexibilidade.

PLA: poli (ácido lático)

Esse plástico é obtido a partir da fermentação do amido contido na beterraba, mandioca, entre outros vegetais.

É um material biodegradável. É mais utilizado em copos, recipientes, embalagens de alimentos, sacolas, pratos descartáveis, garrafas, canetas, bandejas, filamentos de impressora 3D e outros.

Reciclagem do plástico

A reciclagem do plástico começa quando o consumidor separa e entrega as embalagens ou produtos plásticos para a coleta seletiva ou aos Pontos de Entrega Voluntária – PEVs.

Nesses locais, o material que é recolhido pelos catadores e cooperativas e levado para os Centros de Triagem, onde cada produto é separado pelo tipo de resina (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS, outros).

Depois da triagem, cada grupo de material é levado para as Recicladoras.

A reciclagem mecânica é a mais comum. Nesse processo os resíduos passam por quatro etapas:

  1. Fragmentação (moagem)– os resíduos são levados para um moinho que reduzem o seu tamanho.
  2. Lavagem e Separação– os fragmentos (comumente chamados de flakes) são lavados com água e a separação é feita pela diferença de densidades. O u seja, os materiais mais densos afundam e os menos densos ficam na superfície da água.
  3. Secagem– os flakes separados são secos em grandes secadores com circulação de ar quente.
  4. Extrusão– os flakes secos são alimentados em uma máquina extrusora onde são fundidos por aquecimento e levados por uma rosca sem fim a uma matriz. Nessa matriz são formados os filamentos contínuos (comumente chamados de “espaguetes”). Esses são resfriados em uma banheira com água a temperatura ambiente e são cortados em uma granuladora, formando os grânulos de material plástico reciclado que são embalados.

Outro método de reciclagem é a química onde os resíduos plásticos são transformados em substâncias químicas ou matérias-primas, quase sempre envolvendo processos de despolimerização.

Confira: 7 Dicas Para Você Montar Uma Empresa de Reciclagem de Sucatas

Como a VG Resíduos auxilia a recicladora

A  VG Resíduos por meio de uma plataforma online de compra e venda de resíduos oferece um serviço de qualidade. O Mercado de Resíduos trás soluções para empresas que lucram com a reciclagem de resíduos plásticos.

Com o sistema que conta com módulos ideais para o seu segmento, todo o processo de venda e compra passa a ser automatizado e on-line, viabilizando uma gestão completa, dinâmica e eficiente.

As vantagens do software da VG Resíduos são: auxilia a empresa a cumprir a Política Nacional de Resíduos; facilita a gestão passivos de informações e evita perdas e falhas no processo; padroniza a comunicação com fornecedores e clientes; minimiza a possibilidade de prejuízos para a empresa; permite o controle completo de documentação e licenças; otimiza a elaboração de relatórios e inventários; auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento; sistematiza as informações em gráficos e dashboards para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Sendo assim, conclui-se que os tipos de plásticos melhores para serem reciclados e os mais lucrativos são os termoplásticos. É muito importante saber diferenciar os plásticos recicláveis dos não recicláveis para não haver desperdício de recursos no processo de reciclagem.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como realizar a reciclagem de plástico passo a passo

Montar uma empresa de reciclagem de sucatas
seta para cima