gestao de residuos                    
       
11 Fevereiro
6 min de leitura

Quais são os tipos de coletores ideais para cada resíduo?

cover image
Você sabe quais são os tipos de coletores ideais para cada resíduo gerado em sua empresa? Os coletores devem proteger os resíduos... Saiba mais!

Você sabe quais são os tipos de coletores ideais para cada resíduo gerado em sua empresa? Para o acondicionamento adequado devem ser observadas as características e possibilidade de reaproveitamento, tratamento ou destinação para reciclagem dos resíduos. Os coletores devem proteger os resíduos, garantindo assim que no manejo não ocorram acidentes e risco de contaminação. Confira neste artigo o coletor ideal para os resíduos!

A gestão de resíduos deve ser feita sempre observando as determinações da legislação. A adoção de boas práticas na coleta e armazenamento é o primeiro passo para se evitar sanções, já que, a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS determina a responsabilidade compartilhada às empresas pela destinação final ambientalmente adequada. Por isso é importante conhecer os tipos de coletores e para que resíduo devem ser utilizados.

Acondicionamento de resíduos

O acondicionamento de resíduos se trata do ato de depositá-los em recipientes apropriados e designados para cada tipo de resíduos, ou seja, utilizar o coletor ideal. A escolha do coletor deve ser feito de forma cuidadosa. Observando sempre a classificação do resíduo atribuída pela NBR ABNT 10.004.

Os coletores devem proteger os resíduos, garantindo assim que na coleta e no armazenamento não ocorram acidentes e risco de contaminação. Para isso os recipientes precisam ser herméticos de maneira que evite o derramamento de líquidos ou exposição dos mesmos.

Os coletores para resíduos são muito importante no manejo dos resíduos. A qualidade na operação da coleta depende do acondicionamento adequado dos resíduos. Logo, todos os coletores para acondicionar corretamente resíduos devem contar com dispositivos que facilitem o seu deslocamento.

Antes de escolher o coletor ideal é necessário observar a classificação, quantidade e volume do resíduo. Somente após isso deve ser feito a escolha do recipiente apropriado para o acondicionamento.

O acondicionamento de resíduos perigosos nos coletores deve ser temporário e até a espera para reciclagem, recuperação, tratamento e/ou disposição final. Pode ser realizados em contêineres, tambores, tanques e/ou a granel. Os resíduos inertes e não inertes não devem ser acondicionados juntamente com os resíduos perigosos. Contudo o tipo de recipiente também podem ser em contêineres, tambores, tanques e/ou a granel.

A adoção de boas práticas no acondicionamento evita penalidades legais, uma vez que a própria Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a responsabilidade do gerador na gestão correta de seus resíduos. Conforme a lei o gerador deve garantir o acondicionamento correto do resíduo.

Coletores ideais para cada resíduo

Há diversos tipos de coletores ideais para acondicionar corretamente resíduos de forma que facilite sua coleta, transporte e armazenagem.

Além disso, os coletores corretos facilitam a venda dos resíduos, já que no ato de coleta-los e acondiciona-los os resíduos podem ser separados em recicláveis e não recicláveis.

A forma mais tradicional de coletores são os sacos de lixo. Mas será que esse recipiente é ideal para todos os tipos de resíduos?

Vamos conhecer alguns:

Caçambas Rollon

As caçambas Rollon são muitos utilizados para acondicionar resíduo: de construção civil, metal, varrição, orgânicos, lodos sólidos, entre outros.

A escolha desses coletores depende basicamente do volume do resíduo gerado.

As caçambas possuem capacidade de 5 m³ ou uma média de 5 toneladas. A empresa deve observar se o volume de resíduo gerado é o suficiente para caçambas, ou seja, é necessário observar o custo beneficio desse tipo de acondicionamento.

Não é economicamente viável utilizar esse tipo de coletor se o volume gerado é muito pouco e, no caso, o recolhimento levaria muito tempo, justamente por ocuparem um grande espaço dentro da organização.

Para economizar no transporte é necessário que a coleta seja feita por um caminhão poliguindaste, que permite a coleta de duas a três caçambas por viagem.

Compactadores estacionários ou compactainer

Esses equipamentos são comumente utilizados para coletar de construção civil, metal, varrição, orgânicos, lodos sólidos, entre outros. No compactador o resíduo é prensado reduzindo assim o seu volume.

Containers

São coletores utilizados para acondicionar resíduos orgânicos, de construção civil, metal, varrição, orgânicos, lodos sólidos, e alguns tipos de recicláveis (papel, papelão e plásticos).

A sua capacidade é de 16 a 18 sacos de 100 l. O volume total de alguns é de 1,20 m³.

A coleta e o transporte dos containers geralmente são feitos por um caminhão compactador que báscula o resíduo internamente.

Contentor de plástico

É utilizado para acondicionar resíduo orgânico e comum.

A capacidade de acondicionamento desses recipientes é de 3 a 4 sacos de lixo de 100 l.

A coleta e o transporte são feitas com caminhão compactador ou adaptada como em um caminhão carroceria.

Tambores e bombonas

Os tambores e as bombonas são utilizados especialmente para o acondicionamento de resíduos industriais.

A indústria deve optar sempre por coletores para acondicionar seus resíduos que sejam homologadas pelo INMETRO.

Coletores de resíduos de saúde

O acondicionamento de resíduos de saúde necessita de um cuidado especial na gestão de resíduos. O intuito é evitar a contaminação e o risco de acidentes com os resíduos gerados dentro de áreas hospitalares.

Os resíduos infectantes e perfuro cortantes devem ser separados dos resíduos comuns para o acondicionamento correto. Os perfuro cortantes devem ser acondicionados em caixas de material rígido. E os infectantes em sacos plásticos brancos leitosos.

Todos os coletores devem estar devidamente identificados para que a coleta, o transporte e a destinação final sejam realizados de forma correta.

Leis ambientais e normas sobre coletores de resíduos

Alguns resíduos possuem certa periculosidade, por isso seguem regras especiais quanto ao correto acondicionamento, incluindo quais coletores são ideias. Por isso é importante observar as diretrizes dadas pela norma técnica NBR 11.174 que dispõe sobre o armazenamento de resíduos classes II não inertes e classe III inertes.

Conforme a NBR os coletores desses resíduos devem minimizar os riscos de contaminação. Obrigatoriamente os coletores deverão ser contêineres, tambores ou tanques.

Para cada tipo de resíduo, a legislação dispõe de regras considerando as características, a toxidade e os riscos que representam à saúde humana e ao meio ambiente.

Como a VG Resíduos auxilia

A gestão de resíduos melhora o controle da geração de resíduos e identifica quais os tipos de resíduos e volume gerado. Sendo assim, a escolha de qual forma o resíduos deve ser acondicionado é facilitada.

Para saber qual o coletor ideal a empresa deve conhecer a quantidade de resíduos gerados, bem como a característica e classificação do mesmo. Para isso é necessário ter uma gestão de resíduos eficiente e eficaz.

A plataforma de gestão de resíduos da VG Resíduos é a ferramenta ideal haja vista que melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos. Além disso, através do software o gerador consegue informações da quantidade de resíduos gerados diariamente.

Com o software é possível disponibilizar todas as informações pertinentes referentes à destinação de resíduos para os órgãos ambientais, como documentos e relatórios.

Através dele também é possível ter controle da informação documentada. É por meio desse controle que informações sobre a geração de resíduos e destinação são registradas e mantidas seguras.

Outra vantagem do software é que através da gestão eficiente a organização identifica quais os resíduos gerados facilitando assim a tomada de decisão de qual meio de destinação é mais adequado e lucrativo para ela.

Assim sendo, os coletores ideais para cada resíduo devem ser escolhidos observando as classificação e característica, além das possibilidades de reaproveitamento, tratamento ou destinação para reciclagem dos resíduos. Os coletores devem proteger os resíduos, garantindo assim que no manejo não ocorram acidentes e risco de contaminação.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

seta para cima