Quais são os tipos de coletores ideais para cada resíduo?

Você sabe quais são os tipos de coletores ideais para cada resíduo gerado em sua empresa? Para o acondicionamento adequado devem ser observadas as características e possibilidade de reaproveitamento, tratamento ou destinação para reciclagem dos resíduos. Os coletores devem proteger os resíduos, garantindo assim que no manejo não ocorram acidentes e risco de contaminação. Confira neste artigo o coletor ideal para os resíduos!

A gestão de resíduos deve ser feita sempre observando as determinações da legislação. A adoção de boas práticas na coleta e armazenamento é o primeiro passo para se evitar sanções, já que, a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS determina a responsabilidade compartilhada às empresas pela destinação final ambientalmente adequada. Por isso é importante conhecer os tipos de coletores e para que resíduo devem ser utilizados.

Acondicionamento de resíduos

O acondicionamento de resíduos se trata do ato de depositá-los em recipientes apropriados e designados para cada tipo de resíduos, ou seja, utilizar o coletor ideal. A escolha do coletor deve ser feito de forma cuidadosa. Observando sempre a classificação do resíduo atribuída pela NBR ABNT 10.004.

Os coletores devem proteger os resíduos, garantindo assim que na coleta e no armazenamento não ocorram acidentes e risco de contaminação. Para isso os recipientes precisam ser herméticos de maneira que evite o derramamento de líquidos ou exposição dos mesmos.

Os coletores para resíduos são muito importante no manejo dos resíduos. A qualidade na operação da coleta depende do acondicionamento adequado dos resíduos. Logo, todos os coletores para acondicionar corretamente resíduos devem contar com dispositivos que facilitem o seu deslocamento.

Antes de escolher o coletor ideal é necessário observar a classificação, quantidade e volume do resíduo. Somente após isso deve ser feito a escolha do recipiente apropriado para o acondicionamento.

O acondicionamento de resíduos perigosos nos coletores deve ser temporário e até a espera para reciclagem, recuperação, tratamento e/ou disposição final. Pode ser realizados em contêineres, tambores, tanques e/ou a granel. Os resíduos inertes e não inertes não devem ser acondicionados juntamente com os resíduos perigosos. Contudo o tipo de recipiente também podem ser em contêineres, tambores, tanques e/ou a granel.

A adoção de boas práticas no acondicionamento evita penalidades legais, uma vez que a própria Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a responsabilidade do gerador na gestão correta de seus resíduos. Conforme a lei o gerador deve garantir o acondicionamento correto do resíduo.

Coletores ideais para cada resíduo

Há diversos tipos de coletores ideais para acondicionar corretamente resíduos de forma que facilite sua coleta, transporte e armazenagem.

Além disso, os coletores corretos facilitam a venda dos resíduos, já que no ato de coleta-los e acondiciona-los os resíduos podem ser separados em recicláveis e não recicláveis.

A forma mais tradicional de coletores são os sacos de lixo. Mas será que esse recipiente é ideal para todos os tipos de resíduos?

Vamos conhecer alguns:

Caçambas Rollon

 

As caçambas Rollon são muitos utilizados para acondicionar resíduo: de construção civil, metal, varrição, orgânicos, lodos sólidos, entre outros.

A escolha desses coletores depende basicamente do volume do resíduo gerado.

As caçambas possuem capacidade de 5 m³ ou uma média de 5 toneladas. A empresa deve observar se o volume de resíduo gerado é o suficiente para caçambas, ou seja, é necessário observar o custo beneficio desse tipo de acondicionamento.

Não é economicamente viável utilizar esse tipo de coletor se o volume gerado é muito pouco e, no caso, o recolhimento levaria muito tempo, justamente por ocuparem um grande espaço dentro da organização.

Para economizar no transporte é necessário que a coleta seja feita por um caminhão poliguindaste, que permite a coleta de duas a três caçambas por viagem.

Compactadores estacionários ou compactainer

Esses equipamentos são comumente utilizados para coletar de construção civil, metal, varrição, orgânicos, lodos sólidos, entre outros. No compactador o resíduo é prensado reduzindo assim o seu volume.

Containers

São coletores utilizados para acondicionar resíduos orgânicos, de construção civil, metal, varrição, orgânicos, lodos sólidos, e alguns tipos de recicláveis (papel, papelão e plásticos).

A sua capacidade é de 16 a 18 sacos de 100 l. O volume total de alguns é de 1,20 m³.

A coleta e o transporte dos containers geralmente são feitos por um caminhão compactador que báscula o resíduo internamente.

Contentor de plástico

 

É utilizado para acondicionar resíduo orgânico e comum.

A capacidade de acondicionamento desses recipientes é de 3 a 4 sacos de lixo de 100 l.

A coleta e o transporte são feitas com caminhão compactador ou adaptada como em um caminhão carroceria.

Tambores e bombonas

 

Os tambores e as bombonas são utilizados especialmente para o acondicionamento de resíduos industriais.

A indústria deve optar sempre por coletores para acondicionar seus resíduos que sejam homologadas pelo INMETRO.

Coletores de resíduos de saúde

O acondicionamento de resíduos de saúde necessita de um cuidado especial na gestão de resíduos. O intuito é evitar a contaminação e o risco de acidentes com os resíduos gerados dentro de áreas hospitalares.

Os resíduos infectantes e perfuro cortantes devem ser separados dos resíduos comuns para o acondicionamento correto. Os perfuro cortantes devem ser acondicionados em caixas de material rígido. E os infectantes em sacos plásticos brancos leitosos.

Todos os coletores devem estar devidamente identificados para que a coleta, o transporte e a destinação final sejam realizados de forma correta.

Leis ambientais e normas sobre coletores de resíduos

Alguns resíduos possuem certa periculosidade, por isso seguem regras especiais quanto ao correto acondicionamento, incluindo quais coletores são ideias. Por isso é importante observar as diretrizes dadas pela norma técnica NBR 11.174 que dispõe sobre o armazenamento de resíduos classes II não inertes e classe III inertes.

Conforme a NBR os coletores desses resíduos devem minimizar os riscos de contaminação. Obrigatoriamente os coletores deverão ser contêineres, tambores ou tanques.

Para cada tipo de resíduo, a legislação dispõe de regras considerando as características, a toxidade e os riscos que representam à saúde humana e ao meio ambiente.

Como a VG Resíduos auxilia

A gestão de resíduos melhora o controle da geração de resíduos e identifica quais os tipos de resíduos e volume gerado. Sendo assim, a escolha de qual forma o resíduos deve ser acondicionado é facilitada.

Para saber qual o coletor ideal a empresa deve conhecer a quantidade de resíduos gerados, bem como a característica e classificação do mesmo. Para isso é necessário ter uma gestão de resíduos eficiente e eficaz.

A plataforma de gestão de resíduos da VG Resíduos é a ferramenta ideal haja vista que melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos. Além disso, através do software o gerador consegue informações da quantidade de resíduos gerados diariamente.

Com o software é possível disponibilizar todas as informações pertinentes referentes à destinação de resíduos para os órgãos ambientais, como documentos e relatórios.

Através dele também é possível ter controle da informação documentada. É por meio desse controle que informações sobre a geração de resíduos e destinação são registradas e mantidas seguras.

Outra vantagem do software é que através da gestão eficiente a organização identifica quais os resíduos gerados facilitando assim a tomada de decisão de qual meio de destinação é mais adequado e lucrativo para ela.

Assim sendo, os coletores ideais para cada resíduo devem ser escolhidos observando as classificação e característica, além das possibilidades de reaproveitamento, tratamento ou destinação para reciclagem dos resíduos. Os coletores devem proteger os resíduos, garantindo assim que no manejo não ocorram acidentes e risco de contaminação.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2020