reciclagem                    
       
28 Junho
5 min de leitura

Quais tipos de papel são mais lucrativos para sua empresa tratar?

cover image
Diversos tipos de papéis podem ser reciclados, mas alguns tipos de papel são mais lucrativos. O que gera não só lucros, mas contribui para a sustentabilidade. Leia!
tipos de papel são mais lucrativos

Diversos tipos de papéis podem ser reciclados, mas alguns tipos de papel são mais lucrativos. Transformar papéis usados em novas matérias-primas gera não só lucros para as tratadoras, mas contribui para a sustentabilidade, reduz o acúmulo de resíduos e poupa a natureza.

A recuperação de papéis provenientes dos resíduos sólidos urbanos tem sido uma prática cada vez mais comum e se transformado em fonte de renda para empresas tratadoras. A reciclagem de aparas de papéis usados ou velhos, reaproveitando fibras de celulose, geram papel novo ou diferentes matérias-primas.

Mas para gerar renda com o tratamento de papéis é preciso conhecer bem o assunto.  Acompanhe!

gestao de compra e venda de residuos

Entenda o mercado de tratamento de papéis

tipos de papel são mais lucrativos

A matéria-prima do papel comum são as fibras de celulose, substância (polissacarídeo), existente dentro das células da maioria das plantas. No Brasil, essa matéria-prima vem de árvores como o pinheiro e o eucalipto, que possuem alta concentração de celulose.

As tratadoras que manejam as sobras de papel, conhecidas como aparas, contam com vantagens e devem aproveitar esses diferenciais. O Brasil se destaca na produção de celulose, tendo atingido volume recorde em 2017, segundo esta matéria da Reuters.  A produção brasileira de celulose subiu 3,8 por cento no ano passado e atingiu o volume recorde anual de 19,5 milhões de toneladas, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

O mercado de reciclagem de papel no Brasil também é aquecido. Segundo levantamento da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (ANAP), no ano passado o país atingiu o recorde de recuperação do papel, evoluindo de 64,5% para 66,2%.

Cerca de 50% do papel consumido no Brasil é reciclado, o que também é interessante para as tratadoras.   Há uma demanda grande pelo papel reciclado que pode originar diferentes produtos e materiais, entre eles:

  • produtos de papel sanitários (papel higiênico, toalhas de papel e toalhas de chá, dentre outros);
  • papel não revestido;
  • papel de cópia;
  • papel de jornal;
  • revistas;
  • livros;
  • cadernos;

Que compromissos determinam a obtenção da licença ambiental?

Conheça os papéis mais lucrativos para reciclar

O papel está entre os resíduos mais vantajosos para reciclar. No entanto, nem todos os tipos de papel são lucrativos para a reciclagem. Dão menos renda aqueles papéis que, quando fabricados, recebem grande carga mineral para terem acabamento nobre, como o papel couchê. Esse tipo de papel, para ser produzido, sofre grande desgaste em suas fibras, o que o desvaloriza para a reciclagem.

Papéis muito impregnados de tintas e vernizes, como os de capas de revista e cartões de visita, também são desvantajosos. Isso porque esses tipos de papéis possuem impurezas que impedem a formação de uma matéria-prima de qualidade.

Também não são ideais para reciclagem:

  • papéis sulfurizados;
  • papéis encerados;
  • papéis parafinados;
  • papel higiênico usado, por conter gordura e contaminantes.

As empresas tratadoras devem, portanto, ficarem atentas à composição das aparas de papel ao adquirir os resíduos para reciclagem. O conjunto de aparas que pode ser lucrativo para a reciclagem é formado pelos seguintes tipos, segundo a ANAP:

  • aparas marrons (como os do papelão ondulado e do kraft);
  • aparas brancas (como os de jornais e revistas);
  • aparas de papel cartão (como as caixas e cartuchos não ondulados produzidos para embalagens de remédios, pastas de dentes e outros).

Confira: Quais prejuízos pode ter o tratador sem licença ambiental?

Saiba por que reciclar papelão é vantajoso

Entre os tipos de aparas que podem ser mais lucrativas para a reciclagem está o papelão. Em primeiro lugar, há grande oferta de caixas de papelão pelo país, que acondicionam mercadorias de indústrias, supermercados e estabelecimentos comerciais. Esse material pode ser reciclado pós-uso para evitar a poluição ambiental, transformando-se em lucro para as tratadoras.

Um segundo motivo é que o papelão é um tipo de apara que tem um tratamento mais econômico. Diferentemente de outros materiais, para a reciclagem do papelão não é preciso aplicar técnicas de limpeza fina. Esse tipo de apara não demanda retirada de tintas, branqueamento do material e lavagens especiais.

Leia também: Seis dicas para sua empresa lucrar reciclando canudos plásticos

Recicle papéis e seja ecologicamente responsável

Os benefícios trazidos pela reciclagem de papel são impressionantes. Cada tonelada do material reciclado economiza-se:

  • 2,5 barris de petróleo
  • 98 mil litros de água
  • 500 kw/h de energia elétrica

A responsabilidade com o meio ambiente é amplamente reforçada quando as organizações optam pela reciclagem das sobras de papel. Neste estudo, os pesquisadores demonstraram que a prática poupa enormemente o uso de recursos naturais. Entre os anos de 2009 e 2013, calculou-se o quanto o meio ambiente foi preservado com a reciclagem de papel:

  • Em 2009, foram 139.286 hectares de florestas preservadas, já em 2013, o número saltou para 164.286;
  • Em 2009, foram 117.000.000 árvores preservadas, saltando para 138.000.00 em 2013;
  • Em 2009, a energia economizada foi de 9.750.000 kW/h, em 2013, 11.500.000.000;
  • Em 2009, foram economizados 382.200.000.000 litros de água, em 2013, 450.800.000.000.

Amplie o seu negócio e saia na frente

Para alcançar ainda mais retorno com a reciclagem de papéis, é interessante que as tratadoras tenham o suporte de uma consultoria.  A recuperação das sobras de papéis é um negócio de grande potencial no Brasil, mas é preciso calcular os passos. Empresas com expertise no tratamento de resíduos, como a Verde Ghaia, podem indicar as melhores estratégias para as tratadoras. Podem, também, orientar como fazer o tratamento correto das aparas, seguindo as leis ambientais.

Além disso, para lucrar com a reciclagem, o ideal é que sua empresa tenha acesso a milhares de tratadores espalhados pelo Brasil. Assim certamente o melhor preço pago pelo resíduo aparecerá e você poderá fazer a destinação com uma empresa próxima à sua localidade.

Uma plataforma que vem ganhando espaço no Brasil é o Mercado de Resíduos. Ela permite que as empresas tenham acesso a uma rede de milhares de tratadores, todos com suas licenças validadas e disponíveis para dar lances nos resíduos das empresas cadastradas na plataforma.

Sendo assim, como vimos, é preciso mapear que tipos de papéis são mais lucrativos para a reciclagem. Cientes disso, as tratadoras podem descobrir uma fonte de renda com o manejo dos papéis usados. Somado a isso, as empresas podem ser modelo de sustentabilidade no ramo de reciclagem, preservando pessoas e o meio ambiente.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: 6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Gerenciamento de resíduos
seta para cima