logistica reversa                    
       
12 Maio
5 min de leitura

Qual a importância da logística reversa para geradores de resíduos?

cover image
A importância da logística reversa se deve, principalmente, para gerenciar e operacionalizar o retorno dos materiais após o consumo. Confira!

A importância da logística reversa para geradores de resíduos se deve, principalmente, para gerenciar e operacionalizar o retorno dos materiais após o consumo, reintegrando a outros processos produtivos. A má gestão dos resíduos provoca inúmeros danos ao meio ambiente e na qualidade de vida. Somente através de uma destinação adequada esses danos serão eliminados e/ou minimizados.

Através da logística reversa as empresas demonstram sua preocupação com o descarte ecologicamente correto dos resíduos. Muitas, também, têm a utilizado como uma grande estratégia em seu planejamento de negócio.

Entenda mais sobre a importância da logística reversa neste texto!

gerenciamento de residuos

A importância da logística reversa

A logística reversa é um instrumento instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, e se destaca como um dos meios mais determinantes para garantir o descarte correto e a reciclagem de resíduos.

O sistema consiste em um processo que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos materiais após o consumo para as empresas fabricantes de tal produto.

Este é um processo de gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida. O objetivo é neutralizar o impacto ambiental que estes resíduos possam provocar se descartado incorretamente através de uma destinação final limpa.

A logística reversa é uma ferramenta para sustentabilidade, pois é um instrumento de desenvolvimento econômico e social que viabiliza a coleta e a restituição dos resíduos ao setor empresarial. Esses resíduos são reaproveitados em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou são enviados para outra destinação final ambientalmente adequada.

Saiba como a logística reversa de resíduos perigosos afasta danos ambientais.

A logística reversa é lei!

A logística reversa deve ser cumprida para fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. Para cumprir a lei, são feitos acordos setoriais entre eles e o poder público para implantar um sistema de logística reversa.

A lei ambiental sobre a obrigação da logística reversa vigora desde 2010, porém somente em 2017 foi regulamentada através do decreto nº 9177.

A lei 12.305/2010 regulamenta o manejo adequado dos resíduos e estipula outros dois instrumentos para viabilizar a logística reversa: o termo de compromisso e o acordo setorial.

O intuito da lei ambiental é instituir instrumentos para a gestão de resíduos, permitindo que o país enfrente os principais problemas ambientais, sociais e econômicos causados pelo manejo incorreto dos resíduos.

A logística reversa é obrigatória para empresas que trabalham com:

  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens;
  • pilhas e baterias;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista.
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
  • pneus.

Em 2012, foi assinado um acordo de logística reversa com o setor de embalagens plásticas de óleos lubrificantes. Para implantar o sistema nos setores de lâmpadas e embalagens em geral, o governo assinou acordos em 2015.

Em São Paulo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) regulamentou que a partir de outubro de 2018 para as organizações obterem a licença ambiental terão a obrigatoriedade de implantaram o sistema de logística reversa. Com essa decisão fica determinada a responsabilidade da empresa apresentar um plano de coleta dos resíduos resultante de seus produtos ou embalagens e qual foi à destinação dada a esse resíduo.

Em 12 de fevereiro de 2020 foi assinado o decreto nº 10240 que estabelece normas para a implementação de sistema de logística reversa de eletroeletrônicos de uso doméstico. O decreto obriga empresas do setor a implantarem sistemas de coleta desse tipo de resíduo e dar sua destinação correta. Esse decreto não incluem os resíduos eletroeletrônicos não domésticos.

A logística reversa pode reduzir custos

Um sistema de logística reversa bem estruturado ajuda a empresa a reduzir custos com transporte, armazenamento, tratamento e descarte dos resíduos. Para isso, é necessário definir os locais estratégicos para a devolução do produto pós-consumo, ter fornecedores qualificados e parcerias adequadas para o recebimento do material.

A logística reversa ajuda a melhorar o lucro da organização e a reduzir custos. A reutilização ou a reciclagem dos materiais devolvidos gera economia dos recursos financeiros que seriam usados para a aquisição de matéria-prima. Sendo assim, a margem de lucro aumenta.

Além disso, o sistema melhora a relação da empresa com cliente. Uma vez que demonstra que essa empresa preocupa com o meio ambiente e com o atendimento ao cliente.

Saiba como transformar resíduos em receita pode ser sustentável.

Operacionalização da logística reversa

Para operacionalização a logística reversa deverá ser respeitada às seguintes etapas:

– descarte, pelos consumidores, dos produtos pós-consumo em pontos de recebimento definido pela empresa;

– recebimento e armazenamento temporário dos produtos pós-consumo descartados em pontos de recebimento;

– transporte dos produtos pós-consumo descartados dos pontos de recebimento até os pontos de destinação;

– destinação final ambientalmente adequada.

A operação da logística reversa pode ser realizada por meio de um software de gestão de resíduo ou mesmo por uma empresa especializada neste tipo de serviço.

No software de gestão de resíduos da VG Resíduos a empresa pode implementar o programa de forma individual. A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto.

Já na plataforma Mercado de Resíduos o gerador encontrar empresas que tem interesse em adquirir o resíduo coletado através da logística reversa. A plataforma serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda, tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

A VG Resíduos é um software que pode auxiliar a gestão de resíduos e no descarte correto dos mesmos, auxiliando a empresa crescer adotando práticas sustentáveis.

Sendo assim, a importância da logística reversa para geradores de resíduos vai além de um cumprimento das leis ambientais. O sistema tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno dos materiais após o consumo dando a eles um descarte adequado ou os reintegrando a outros processos produtivos. Além disso, contribui para aumentar a margem de lucro, já que os custos com a aquisição de matéria prima serão reduzidos com o retorno do resíduo ao processo produtivo.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

mercado de resíduos
seta para cima