logistica reversa                    
       
26 Outubro
5 min de leitura

Qual a importância da logística reversa para o meio ambiente?

cover image
Atualmente, muito se questiona sobre a importância da logística reversa para o meio ambiente e muitas empresas têm interessado em aplicá-la. Saiba mais!
importância da logística reversa para o meio ambiente

Atualmente, muito se tem questionado sobre a importância da logística reversa para o meio ambiente. Você certamente já ouviu a frase: “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. É com este mesmo raciocínio que diversas empresas têm tentado transformar seus processos, de forma a zerar ou minimizar a produção de resíduos.

A logística comum, é descentralizadora, ou seja, segue do centro para as pontas. Já a logística reversa é centralizadora, indo das pontas para o centro. Obviamente, a complexidade deste tipo de processo não pode ser comparada à dos métodos tradicionais de alocação dos materiais e é exatamente sobre isso que trataremos neste artigo. Falaremos da importância da logística reversa e sobre quais tem sido as práticas que permitem a sua execução.

Leia também: Quais cuidados para tratar pilhas e baterias sua empresa deve ter?

O conceito de logística reversa

Logística é o conjunto de processos que gerenciam a obtenção, armazenamento, transformação e transporte de materiais diversos. É muito comum que se confunda logística com transporte, já que este é uma de suas partes mais visíveis, contudo, logística é muito mais do que apenas transportar mercadorias.

A logística reversa possui um conceito semelhante, contudo, ela ocorre ao contrário. Enquanto a logística tradicional entrega mercadorias de galpões para o destino final, a logística reversa leva os materiais dos locais pulverizados para os centros de acondicionamento e tratamento adequados.

A logística reversa pode ser dar por diferentes motivos. Desde um cliente que desistiu da compra até a coleta de produtos trocados. Contudo, sua maior aplicação hoje, tem sido no sentido ambiental, isto é, produtos que chegaram ao fim de sua vida útil, ao invés de serem descartados, são enviados a centros de tratamento para neutralização de seu impacto ambiental.

Reciclar resíduos cosméticos

Como a logística reversa tem alterado cenários na economia global?

importância da logística reversa para o meio ambiente

A logística reversa já é uma realidade e seu mercado tem movimentado bilhões de dólares todos os anos. Até pouco tempo atrás, materiais diversos, após o fim de sua vida útil, eram simplesmente enviados a aterros e tinha ali, sua destinação final. Contudo, a logística reversa tem permitido que muitos destes produtos retornem à economia sob uma forma produtiva.

Um grande exemplo é o caso dos pneus. Antes, as pilhas destes materiais eram abandonadas em lotes, amontoadas em aterros e até mesmo queimadas, já que ocupavam um grande volume.

Saiba mais: Inventário Conama 313: como elaborar facilmente para afastar sanções?

Contudo, os programas de logística reversa promovidos pelos fabricantes tem feito com que estes produtos retornem às fábricas para serem usados como matéria prima ou como componentes do processo.

O incremento de produtividade tem sido enorme. Além de demonstrar a importância da logística reversa para o meio ambiente, a prática tem permitido a redução dos custos dos fabricantes de cimento, que usam os pneus em seus fornos de queima. A economia é de bilhões de dólares todos os anos.

Gerenciamento de resíduos

A importância da logística reversa para o meio ambiente

Gestão ambiental

A logística reversa é uma maneira que as empresas têm, para, de certa forma, imitar o que é feito naturalmente pelo meio ambiente. Quando um animal morre ou caem as folhas das árvores, rapidamente a natureza incorpora a matéria orgânica e a transforma em outros materiais úteis. A logística reversa, é uma tentativa do homem, de fazer o mesmo com os materiais que não servem mais.

Se o homem conseguir realizar a logística com a maior parte dos materiais produzidos, isto é, coletá-los ao fim de sua vida útil e redirecioná-los à uma destinação adequada, certamente o impacto da atividade humana será reduzido ou neutralizado no meio ambiente.

Implementando um programa de logística reversa na empresa

Um empreeendimento que pretende implementar um programa de logística reversa precisa realizar parcerias com seus consumidores ou distribuidores. Fazer logística reversa não significa, necessariamente coletar os materiais que foram produzidos na empresa, mas sim, semelhantes a eles.

Imagine um fabricante de plásticos. É impossível recolher os plásticos produzidos pela própria indústria, mas a empresa pode colocar uma meta de coletar 80t de plástico a cada 100t produzida pela fábrica. Assim, ela estará retirando material do meio ambiente, de maneira proporcional à quantidade produzida.

Uma das ferramentas que podem ajudar a empresa na implementação da logística reversa é o VG Resíduos. O software pode fazer todo o controle da quantidade de resíduos produzida, coletada e tratada pela empresa. Bem como a forma de tratamento dada aos materiais após eles ingressarem no processo produtivo.

Saiba como sua empresa pode lucrar ao reciclar resíduos cosméticos

Como encontrar parceiros para praticar a logística reversa?

importância da logística reversa para o meio ambiente

Além de tentar realizar parcerias com consumidores e distribuidores, é ideal que a empresa encontre parceiros de fora de sua rede para a captação dos materiais. Uma excelente forma de fazer isso é utilizando o Mercado de Resíduos. A ferramenta liga geradores a tratadores, os quais podem comercializar os resíduos na plataforma e criar leilões online com seus materiais.

Reciclar resíduos cosméticos

A logística reversa é obrigatória no Brasil?

A logística reversa não é obrigatória no Brasil para a maior parte das empresas. Contudo, há alguns segmentos em que a prática já é obrigatória. Alguns dos setores abordados pela legislação são: fabricantes de pneus, pilhas e baterias, químicos contaminantes e materiais radioativos.

Em geral, as empresas terceirizam o trabalho de logística reversa, já que há organizações especializadas neste tipo de trabalho, as quais podem executar o trabalho com muito mais eficiência.

As empresas que são especializadas na execução da logística reversa podem ser encontradas através do Mercado de Resíduos. A ferramenta busca parceiros na região do solicitante, de forma que seu contato seja facilitado.

Mesmo nos setores em que a atividade não é obrigatória, os ganhos potenciais de sua prática já são vistos por empresas que tem se antecipado a legislação e feito a logística reversa de seus produtos.

A importância da logística reversa para o meio ambiente é facilmente percebida quando se entende seu conceito. Empresas de todo o mundo tem criado parcerias para obter vantagens competitivas neste tipo de processo, seja para a prestação de serviço, seja para a minimização de seus impactos no meio ambiente.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como comprar e ampliar seu negócio ao negociar resíduos online?

Reciclar resíduos cosméticos
seta para cima