residuos solidos                    
       
15 Fevereiro
4 min de leitura

Qual a melhor solução para sobras de madeira da construção civil?

cover image
A melhor solução para sobras de madeira da construção civil é reaproveitá-las, evitando que sejam enviados para aos aterros após o término das obras. Leia!
madeira da construção civil

A melhor  solução para sobras de madeira da construção civil é reaproveitá-las, evitando, assim, que toneladas de resíduos sejam enviados para aos aterros após o término das obras. Sendo a madeira um resíduo de natureza orgânica, ela entrará em processo de apodrecimento e será um problema ambiental por alguns anos até desaparecer completamente. E, em muitos dos casos, as antigas escoras de madeira estão sendo substituídas por plásticos e metais, que tendem a ter um aproveitamento ainda maior.

A construção civil é responsável por grande parte da movimentação econômica de nações desenvolvidas e em processo de desenvolvimento. Em um ritmo cada vez mais acelerado, os prédios vão transformando a paisagem urbana e transformando as cidades onde vivemos. Um dos principais desafios da construção é reduzir ou acabar com resíduos como madeira, ferro e entulho. Acompanhe!

madeira da construção civil

O desafio da reutilização da madeira na construção civil

madeira da construção civil

As edificações que utilizam madeira em sua estrutura ou fechamento obviamente produzem muito mais resíduos que aquelas que utilizam alvenaria.

Nos EUA, onde as construções em madeira são populares, este tipo de resíduo obviamente é mais produzido do que aqui no Brasil.

Contudo, mesmo nos países em que a construção em concreto predomina, a madeira ainda representa boa parte dos insumos.

As escoras para lajes são feitas em madeira, bem como as tábuas de formas para tetos, pisos, vigas e colunas. Tudo isso utiliza madeira, geralmente do tipo pinus.

Após o término da obra, muitas vezes as tábuas utilizadas já não têm mais serventia, pois acabam se empenando e contendo muitos resíduos de concreto na superfície.

O descarte junto o lixo comum de construção é em muitos dos casos, a prática mais adotada pelas empresas.

Na contramão, algumas organizações estão adotando algumas medidas que podem ser muito interessantes, tanto do ponto vista ambiental quando do financeiro, em relação ao descarte da madeira de construção civil.

Quais as destinações mais comuns para a madeira de construção civil?

madeira da construção civil

O ideal é que a empresa preserve a madeira para que ela seja utilizada em outras obras. Tal prática é mais observada na questão dos tapumes e tábuas que não ficam em contato direto com o concreto.

Quando não é possível reutilizar o material no próprio processo da empresa, o ideal é o encaminhamento a um centro de reciclagem.

Se a madeira for corretamente separada dos demais materiais, em quase 100% dos casos é possível utilizar o resíduo em algum processo produtivo. Se a madeira estiver disposta em grandes pedaços, pode-se encontrar empresas que retirem ripas para a fabricação de outros artefatos como caixotes, pallets ou suportes para fins diversos.

Outra utilização da madeira, a mais comum atualmente, é a disposição em centros de trituração que fazem a moagem completa do material.

O pó pode ser levado até fabricantes de módulos de MDF, chapa que tem alto valor agregado na indústria moveleira.

Caso não seja possível aplicar nenhum dos processos anteriores, os resíduos de madeira da construção civil ainda podem ser empregados como biomassa para ser queimada em fornos industriais.

madeira da construção civil

Como reduzir os custos das sobras de madeira da construção civil?

madeira da construção civil

Como dissemos em tópicos anteriores, o melhor mesmo é utilizar as sobras de maneira em obras posteriores, daí o custo de descarte seria zero. Contudo, sabemos que isto nem sempre é possível.

Desta forma, as empresas devem se atentar às maneiras mais econômicas de se descartar a madeira.

O ideal é encontrar tratadores especializados que atuem na região da obra onde o resíduo será gerado. Neste sentido, pode-se combinar a retirada do material sem custo para a empresa ou até mesmo a venda dos resíduos, no caso de os mesmos se encontrarem em excelentes condições de reutilização.

A localização de tratadores especializados nem sempre é fácil, já que eles devem estar habilitados para fornecer o certificado de destinação dos resíduos.

Tendo em vista que a construtora precisará do documento para comprovar junto ao órgão fiscalizador estadual, que o resíduo foi destinado corretamente.

Como comprar ou receber as sobras de madeira da construção?

Para resolver o problema da destinação das sobras de madeira, bem como de qualquer outro material oriundo da construção ou de indústrias em geral, a VG Resíduos lançou a plataforma Mercado de Resíduos.

O sistema online trabalho no formato de leilão, no qual a empresa geradora cadastra seu material e passar a receber lances de tratadores cadastrados.

O lance que for mais atrativo, considerando questões como preço, localização do tratador, frete, etc. será selecionado para que a destinação seja feita de forma econômica e segura.

Todos os tratadores cadastrados são verificados e possuem licenças de tratamento válidas. Desta forma, o sistema automatiza tanto a checagem do tratador quanto a coleta de preços.

Em muitos dos casos, as empresas não só zeram seus custos de destinação como também chegam a gerar receitas adicionais, melhorando o resultado financeiro da obra como um todo.

Como os sistemas modernos estão revolucionando a construção civil?

Os softwares modernos estão mudando completamente a forma como os resíduos são tratados nas empresas e projetos em geral.

Hoje há sistemas como o VG Resíduos, que mapeiam 100% dos resíduos gerados no processo, classificando, quantificando e gerando a documentação necessária para fins legais e de gestão.

Os gestores podem monitorar e gerar diversos relatórios que demonstram o quanto foi gerado, destinado e armazenado em cada ponto da planta, dando a ele uma visão mais ampla do processo.

Além do mais, os ganhos de escala com a destinação em volume e cotação em tempo real ajudam muito na economia de recursos e geração de receitas adicionais.

A destinação de sobras de madeira da construção civil, assim como de outros resíduos gerados em obra, não é um desafio simples para as empresas.

Isso porque devem ser conciliadas as demandas ambientais com as financeiras, sem as quais os projetos não são viáveis.

Por isso, a utilização de ferramentas modernas tornou-se algo indispensável para a boa prestação de serviço por parte dos gestores de meio ambiente.

madeira da construção civil
seta para cima