gestao de residuos                    
       
21 Setembro
6 min de leitura

Qual deve ser a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos?

cover image
As empresas devem seguir a seguinte ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos: não geração, redução, reutilização, reciclagem... Saiba mais!
Qual deve ser a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos?

As empresas devem seguir a seguinte ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Neste artigo você entenderá melhor qual é essa ordem de prioridade. Confira!

A definição de como deve ser o gerenciamento de resíduos está definida no Art. 9° da Lei 12.305 de 2010, também conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.

A PNRS propõe que seja introduzida nas empresas a prática de hábitos de consumo sustentável, sempre priorizando uma gestão adequada dos resíduos.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • qual a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos
  • não geração
  • redução
  • reutilização
  • reciclagem
  • tratamento
  • disposição
  • gestão de resíduos

Qual a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos?

O Brasil se baseou para a definição da ordem de prioridade para o gerenciamento de resíduos em metodologias e tecnologias aplicadas e bem sucedidas em países desenvolvidos.

Outros pontos considerados para desenvolvimento da PNRS foram o desenvolvimento sustentável, ou seja, os aspectos econômicos, sociais e ambientais do país e os diversos tratados internacionais assinados pelo Brasil.

As empresas devem compreender que a ordem de prioridade definida na PNRS influencia a economia dos recursos naturais, pois se essas organizações reduzir a geração e reaproveitar os resíduos não será preciso extrair tanto da natureza e assim contribuiremos para a preservação do meio ambiente.

Gestão ambiental

Vamos saber mais sobre a ordem de prioridade conhecendo cada uma delas?

1º Prioridade no gerenciamento de resíduos: Não Geração

A primeira prioridade no gerenciamento de resíduos é a não geração. O conceito está ligado á eficiência em toda a cadeia produtiva e de serviços com o uso de tecnologias modernas e inovadoras.

Não é fácil eliminar completamente a geração de resíduos. Porém, através de investimentos na eficiência de produção, é possível não gerar resíduos em algumas das etapas do processo.

Quando a empresa tem como o objetivo não gerar resíduos, estará investindo em pesquisas, na indústria, em empregos, entre outros. Além disso, ao desenvolver tecnologias inovadoras para não gerar sobras à empresa diminui o custo de produção. Como consequência, serão produzidos produtos com preço mais baixo, aumentando a competitividade.

O importante para o adequado gerenciamento de resíduos é que a empresa desenvolva técnicas para a não geração em todos os setores.

2º Prioridade no gerenciamento de resíduos: Redução

Após esgotar todos os métodos para não gerar resíduos, a organização deve desenvolver técnicas para reduzir a quantidade gerada em seus processos.

Seja através da inovação tecnológica (modificações no processo, substituição de matérias-primas, maquinários mais eficientes, etc.). Ou seja, através da criação de novos serviços e produtos com tarefas semelhantes, porém com maior eficiência.

O objetivo é eliminar a maior quantidade possível de resíduos ainda na fonte de geração. Nessa prática de redução, a gestão e logística são primordiais para prevenção de desperdícios.

A Não Geração de Resíduos e a Redução podem ser alcançadas, por exemplo, através da aplicação do programa aterro zero ou implementando a educação ambiental.

Uma das estratégias mais empregadas na redução da geração de resíduos é a aplicação da Política 5R’s: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Esta é a estratégia que possui maior potencial para redução da geração de resíduos. Isto porque é mais seguro e menos custoso prevenir do que controlar os impactos.

Outra é a gestão de resíduos, que viabiliza as ações de triagem dos resíduos recicláveis e reutilizáveis, contribuindo assim para a redução dos níveis de poluição ambiental. Comumente reduz a utilização dos recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas – ações que contribuem bastante para o desenvolvimento sustentável.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

3º Prioridade no gerenciamento de resíduos: Reutilização

Para reutilizar resíduos na fabricação, o processo deve ter características que permitam o uso dos mesmos sem perda significativa da qualidade inicial.

A reutilização procura prolongar a vida útil de um produto no mercado.

Todo produto dessa categoria deve possuir uma indicação de quantos ciclos de produção poderá atravessar sem afetar suas características principais.

Muitas empresas hoje no Brasil reutilizam os resíduos em seus processos e obtém o mesmo resultado se utilizassem matéria-prima direta da natureza. Como as indústrias de fabricação de aço que reutilizam sobras em seus processos internos.

Esse processo trás várias vantagens para empresas, entre eles:

economia de recursos naturais, uma vez que não será necessário extrair matéria-prima da natureza;

economia financeira: aquisição de matéria-prima “virgem” que é muito mais cara;

fabricação de produtos mais baratos.

Em razão dessas vantagens, o McDonald’s desenvolveu um projeto para reutilizar o óleo de fritura das batatas, nuggets e tortinhas. Esse resíduo é reutilizado no transporte dos veículos que levam os alimentos as unidades da rede, permitindo a economia de combustíveis.

Leia mais em: Qual a diferença entre reciclagem e reutilização?

4º Prioridade no gerenciamento de resíduos: Reciclagem

A quarta ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos tem como finalidade reintroduzir um resíduo após sofrerem transformações em suas propriedades á uma determinada cadeia produtiva e servir de matéria prima para a fabricação de outros produtos. Entre as grandes vantagens desse processo podemos citar:

economia de recursos naturais;

diminuição do desmatamento e melhor controle de manejo florestal;

redução da necessidade de extração de minérios em minas, reduzindo seus impactos ambientais;

diminuição no consumo de energia para a produção;

geração de emprego e renda para a população;

incentivo ao desenvolvimento intelectual e a ciência;

incentivo ao desenvolvimento social através da integração dos catadores de material reciclável ou reutilizável.

Em 2010, a empresa Seara Alimentos, começou a utilizar óleo vegetal á base de resíduos de soja em suas caldeiras industriais. A iniciativa substitui o uso de óleo BPF nas fabricas Jacarezinho, (PR) e de Criciúma (SC).

Saiba mais: Veja as principais perguntas e respostas sobre reciclagem.

5º Prioridade no gerenciamento de resíduos: Tratamento

Sendo a quinta prioridade no gerenciamento de resíduos, o tratamento utiliza tecnologias apropriadas para neutralizar a periculosidade do resíduo, possibilitando muitas vezes a reutilização e reciclagem.

O tratamento de resíduos é essencial para que uma empresa esteja de acordo com as leis vigentes, além de cumprir com as metas de reciclagem sem afetar sua capacidade de produção.

O tratamento pode ser separado em 3 grupos:

tratamento mecânico;

tratamento bioquímico; e

tratamento térmico.

A escolha da melhor tecnologia de tratamento deve, também, seguir a ordem de prioridade do gerenciamento e o tipo de resíduo.

Leia mais: Quatro melhores formas de encontrar resíduos para o seu negócio

6º Prioridade no gerenciamento de resíduos: Disposição

A disposição final ambientalmente correta de resíduos é a sexta na ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos e deve ser empregada somente se o resíduo não for capaz de passar por tratamento algum.

Ao dispor um resíduo deve se ter o máximo cuidado para que não polua ou altere o meio ambiente. Os locais apropriados para dispor um resíduo de forma ambientalmente correta são os aterros sanitários e industriais. Os aterros são as principais formas de disposição final adequada existente hoje, visto que é uma técnica que não causa danos ou riscos à saúde pública e à segurança.

Gestão de Resíduos adequada

O controle dos resíduos em uma empresa é algo fundamental no processo produtivo. O seu gerenciamento é um excelente método que cria oportunidades de não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição dos resíduos.

O cumprimento da ordem de prioridade no gerenciamento é viabilizado através do reaproveitamento e venda de resíduos e aumento de possibilidades de reciclagem, ou por meio da descoberta de novos componentes ou de novas matérias-primas que resultem em produtos mais confiáveis e tecnologicamente mais limpos.

Um dos grandes desafios das empresas é assegurar que todos os resíduos sejam gerenciados de forma apropriada e segura, desde a geração até a disposição final (do berço ao túmulo), envolvendo as etapas de geração, caracterização, manuseio, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.

Através da plataforma VG Resíduos você encontra uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

A certificação ISO 14001 também auxilia a empresa no gerenciamento de resíduos, uma vez que planeja ações consistentes, previne e controla impactos significativos sobre a natureza, gerencia riscos e melhora o desempenho ambiental e a produtividade, além de monitorar a conformidade das empresas em relação ao cumprimento da lei.

Sendo assim, a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos é a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima