Qual é o armazenamento correto para os resíduos recicláveis?

Você sabe como fazer o armazenamento correto para os resíduos recicláveis? A armazenagem deve ser feita de forma que os resíduos recicláveis estejam protegidos e separados conforme suas características, garantindo assim que não ocorram acidentes, risco de contaminação e que a destinação seja facilitada. Confira neste artigo como armazenar corretamente seus resíduos recicláveis!

O armazenamento de resíduos deve ser feito sempre observando as determinações da legislação. A adoção de boas práticas é o primeiro passo para se evitar sanções, já que, a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS determina a responsabilidade compartilhada às empresas pela destinação final ambientalmente adequada. Por isso é importante conhecer a maneira correta de armazenar resíduos recicláveis.

Armazenamento de resíduos

O armazenamento de resíduos consiste na guarda dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados em abrigos podendo ser internos ou externos, até a realização da coleta.

O correto armazenamento de resíduos deve ser realizado conforme suas características. O intuito é proteger o meio ambiente e evitar danos à saúde.

Para realizar o armazenamento dos resíduos corretamente é necessário seguir os critérios definidos nas normas de armazenamento. O objetivo é garantir que os resíduos não sofram alteração da qualidade, quantidade, ou de sua classificação, minimizando os riscos de danos ao ser humano e ao meio ambiente.

Os resíduos classificados como perigosos ou pertencentes à Classe I, não devem ser armazenados juntamente com os demais resíduos classificados como não perigosos conforme determina a ABNT NBR 10.004.

O local de armazenamento de produtos perigosos deverá ter uma área de contenção, um inventário e um plano de amostragem, além disso, precisa cumprir as seguintes exigências, conforme normas vigentes:

  • ser coberto, ventilado, com acesso adequado e controlado para a entrada e saída dos resíduos e acesso restrito para pessoas não autorizadas;
  • ter uma base impermeável que impeça a lixiviação e percolação de substâncias para o solo e águas subterrâneas;
  • ter uma área de drenagem e captação de líquidos contaminados para posterior tratamento;
  • os resíduos devem estar devidamente identificados, controlados e segregados segundo suas características de inflamabilidade, reatividade e corrosividade, evitando-se a incompatibilidade entre eles;
  • deverá estar distante de nascentes, poços, cursos d’água e demais locais sensíveis.

Muitas empresas recorrem a terceiros para armazenarem os resíduos. É necessário, entretanto que haja garantia que os resíduos não sofrerão alteração da qualidade, quantidade ou de sua classificação de acordo com as normas e leis vigentes.

O VG Resíduos, especialista em gerenciamento de resíduos, oferece a plataforma Mercado de Resíduos. A partir dessa ferramenta, sua empresa tem acesso a uma rede de terceiros especializados nessa atividade.

O que é resíduo reciclável?

Todo o resíduo reciclável é capaz de passar pelo processo de transformação. Nesse processo o resíduo pode voltar para o seu estado original ou se transformar em outro produto.

Os resíduos recicláveis devem ser separados e armazenados corretamente. Devem estar limpos e secos.

Para facilitar a armazenagem os resíduos devem ser separados através das cores. No Brasil as cores possuem as seguintes classificações:

  • Azul: papel/papelão
  • Vermelho: plástico
  • Verde: vidro
  • Amarelo: metal
  • Preto: madeira
  • Laranja: resíduos perigosos
  • Branco: resíduos dos serviços de saúde
  • Roxo: resíduos radioativos
  • Marrom: resíduos orgânicos
  • Cinza: resíduo geral não reciclável

Para o correto armazenamento não misture os resíduos recicláveis com os orgânicos. Os resíduos recicláveis devem ser lavados e secados antes de armazenar. Papéis devem estar secos e não podem ser amassados, somente dobrados.

Os resíduos de vidro devem ser colocados em uma caixa para evitar acidentes.

Armazenamento correto para os resíduos recicláveis

Os resíduos recicláveis são armazenados em área com uso específico para tal fim, constituída de cobertura e piso impermeável, devidamente identificada. O armazenamento de resíduos Classe I deve seguir as orientações da NBR 12.235:1992 e o armazenamento de resíduos Classe II deve seguir as orientações da NBR 11.174:1990.

Abaixo listamos os coletores para realizar o armazenamento correto para os resíduos recicláveis:

Caçambas Rollon

As caçambas Rollon são muitos utilizados para acondicionar e armazenar resíduo: de construção civil, metal, orgânicos, entre outros.

A escolha desses coletores depende basicamente do volume do resíduo gerado. As caçambas possuem capacidade de 5 m³ ou uma média de 5 toneladas. A empresa deve observar se o volume de resíduo gerado é o suficiente para caçambas, ou seja, é necessário observar o custo beneficio desse tipo de acondicionamento.

Compactadores estacionários ou compactainer

Esses equipamentos são comumente utilizados para coletar resíduos de construção civil, metal, orgânicos, vidros, plástico, entre outros. No compactador o resíduo é prensado reduzindo assim o seu volume.

Containers

São coletores utilizados para acondicionar resíduos orgânicos, de construção civil, metal, orgânicos, e alguns tipos de recicláveis (papel, papelão e plásticos).

A sua capacidade é de 16 a 18 sacos de 100 l. O volume total de alguns é de 1,20 m³. A coleta e o transporte dos containers geralmente são feitos por um caminhão compactador que báscula o resíduo internamente.

Contentor de plástico

É a forma mais utilizada para acondicionar resíduo reciclável.

A capacidade de acondicionamento desses recipientes é de 3 a 4 sacos de lixo de 100 l.

A coleta e o transporte são feitas com caminhão compactador ou adaptada como em um caminhão carroceria.

Tambores e bombonas

Os tambores e as bombonas são utilizados especialmente para o acondicionamento e armazenamento de resíduos de sucatas.

A indústria deve optar sempre por coletores para acondicionar seus resíduos que sejam homologadas pelo INMETRO.

A gestão de resíduos e a armazenagem

O gerenciamento dos resíduos deve ser conduzido de forma adequada e seguindo as normas legais aplicáveis aos locais de armazenamento.

A aplicação de boas práticas na coleta, no armazenamento e no transporte evitam sanções, uma vez que, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que a cadeia produtiva e o responsável pelo manejo de resíduo devam realizar a adequada destinação final.

O gerador e o terceiro responsável em armazenar os resíduos são corresponsáveis e poderão sofrer sanções do Poder Público caso não garantam o armazenamento adequado.

O gerador não deve contratar empresas que não possuam licenciamento ambiental para o armazenamento.

Com o software de gestão de resíduos da VG Resíduos a empresa melhora o controle da geração de resíduos e identifica quais os tipos de resíduos e volume gerado. Sendo assim, a escolha de qual forma os resíduos devem ser armazenados é facilitada.

A plataforma de gestão de resíduos da VG Resíduos é a ferramenta ideal haja vista que melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos. Além disso, através do software o gerador consegue informações da quantidade de resíduos gerados diariamente.

Com o software é possível disponibilizar todas as informações pertinentes referentes à destinação de resíduos para os órgãos ambientais, como documentos e relatórios.

Sendo assim, o armazenamento correto para os resíduos recicláveis deve ser feito de maneira que esses resíduos estejam protegidos e separados conforme suas características, garantindo assim que não ocorram acidentes, risco de contaminação e que a destinação seja facilitada.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Guilherme Arruda

Posts recentes

Conheça sete ações simples para sua empresa ser mais sustentável

Ações simples em seus processos fazem a sua empresa ser mais sustentável. Adotar, no seu dia a dia, ações como…

% dias atrás

Como garantir a gestão de resíduos eficiente em momentos de crise?

Uma boa alternativa para garantir à gestão de resíduos eficiente em momentos de crise é utilizar a automatização do processo…

% dias atrás

Quais possíveis efeitos do coronavírus sobre o meio ambiente?

Com a pandemia, os efeitos do coronavírus sobre o meio ambiente tem se mostrado positivo em relação à redução dos…

% dias atrás

Como controlar os tipos de resíduos gerados pela empresa de maneira eficaz?

Uma das ações aconselhadas para controlar os tipos de resíduos gerados pela empresa de maneira eficaz é que haja o…

% dias atrás

COVID-19: quais cuidados com armazenamento e descarte dos resíduos

Com a pandemia causada pelo COVI-19 é necessário que as empresas tomem algumas precauções com o armazenamento e descarte dos…

% dias atrás

Crise do coronavírus e resíduos: como reduzir impactos ambientais

Qual a relação entre a crise do coronavírus e resíduos? Essa é uma análise que se deve fazer a fim…

% dias atrás