gestao de residuos                    
       
25 Outubro
4 min de leitura

Qual impacto das metas de reciclagem na reputação de uma empresa?

cover image
As metas de reciclagem geram inúmeros benefícios, como redução de custos com obtenção de matéria prima, a geração de receita, outros. Leia!

As metas de reciclagem faz parte de uma estratégia importante que impacta positivamente na reputação da organização. As metas de reciclagem geram inúmeros benefícios, como redução de custos com obtenção de matéria prima, a geração de receita com a comercialização dos resíduos e o aumento da produtividade. Além disso, contribui para o cumprimento da lei 12.305/10 que regulamenta a gestão de resíduos no país.

As exigências do mercado consumidor em relação às responsabilidades ambientais das empresas, fez com que elas incorporassem em suas estratégias práticas sustentáveis com o objetivo de diminuir os impactos dos resíduos gerados em suas atividades. Confira!

Reciclagem

Reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo. A técnica de reciclagem consiste na mudança do estado físico, físico-químico ou biológico do resíduo, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto.

Aplicando um conjunto de técnicas esses resíduos dão origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima. Com isso diminui a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

Esses conjuntos de técnicas vão desde a separação do lixo por material (plástico, papel, metal e vidro são alguns exemplos) até a sua transformação final em outro produto.

O Ministério do Meio Ambiente classifica a reciclagem como uma das alternativas de tratamento de resíduos mais vantajosos. Ou seja, é possível ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos.

Através da reciclagem reduzimos o consumo de recursos naturais, poupamos energia e água, diminuímos o volume de lixo e damos emprego a milhares de pessoas.

Metas de reciclagem

A quarta ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos tem como finalidade reintroduzir um resíduo após sofrerem transformações em suas propriedades á uma determinada cadeia produtiva e servir de matéria prima para a fabricação de outros produtos.

Entre as grandes vantagens da reciclagem podemos citar:

  • economia de recursos naturais;
  • diminuição do desmatamento e melhor controle de manejo florestal;
  • redução da necessidade de extração de minérios em minas, reduzindo seus impactos ambientais;
  • diminuição no consumo de energia para a produção;
  • geração de emprego e renda para a população;
  • incentivo ao desenvolvimento intelectual e a ciência;
  • incentivo ao desenvolvimento social através da integração dos catadores de material reciclável ou reutilizável.

Por isso a importância das organizações criarem metas de reciclagem sobre a geração de seus resíduos.

A meta de reciclagem é o fator de gestão que permite à empresa a mensuração de sua eficiência em relação à produção e destinação adequada dos resíduos.

Dicas para elaboração das metas de reciclagem

As metas de reciclagem devem estar em acordo com a política ambiental da empresa.

Para determinar as metas deverão ser considerados os seguintes pontos:

  • à relevância dos aspectos ambientais da empresa;
  • as metas precisam ser coerentes e determinantes para sustentarem a questão ambiental da empresa;
  • deve ser instituídas metas viáveis, claras e mensuráveis, para que proporcione a minimização dos impactos, leve à melhoria geral dos sistemas, atenda aos requisitos legais e normativos;
  • as metas devem ser quantificáveis, para que possam ser mensuráveis;
  • também devem ter horizontes temporais, como: metas em curto prazo, médio prazo e longo prazo.

As metas de reciclagem são legais?

Não existe uma meta de reciclagem legal para as empresas, porém alguns produtos não podem ser descartados ou enviados a aterros, conforme determinação da legislação brasileira. Sendo assim a meta de reciclagem desses resíduos acaba sendo de 100% para as empresas.

Exemplos desses tipos têm:

  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso;
  • pilhas e baterias– 90% das baterias automotivas devem ser recolhidos pelos fabricantes após descartado pelos consumidores;
  • pneus, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Há também o caso dos resíduos que, por terem elevado valor de mercado exigem altas metas de reciclagem, como é o caso dos metais, que são enviados a indústrias para reinserção na cadeia produtiva.

Como tecnologia pode auxiliar na meta de reciclagem?

Hoje a tecnologia pode auxiliar as empresas no alcance de suas metas de reciclagem na gestão de resíduos. Na gestão de resíduos são gerados um número grande de informações que a empresa deve registrar e uma serie de etapas que devem ser seguidas. Por isso é importante aplicar a tecnologia para uma gestão assertiva.

A tecnologia na sua gestão de resíduos busca alternativas para otimizar o trabalho do gestor, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa.

Um exemplo de tecnologia que facilita o acompanhamento às metas de reciclagem são os softwares, como o da VG Resíduos.

O software administra a geração por áreas, por processos e por operações. Ele permite a instauração de dezenas de indicadores e fornece relatórios de gestão para o acompanhamento das metas, além de certificados de destinação final que serão apresentados aos órgãos de fiscalização ambiental.

Outro ponto em que a tecnologia ajuda é na obtenção de parceiros para a reciclagem dos resíduos produzidos pela empresa. Uma ferramenta que se propõe a resolver o problema da localização de parceiros é o Mercado de Resíduos.  O software integra geradores a tratadores de resíduos.

Uma vantagem da plataforma é que ela avalia antes as licenças de cada tratador, de forma que só podem dar lances, as empresas habilitadas a tratar o resíduo ofertado.

Sendo assim, as metas de reciclagem geram benefícios variados e o principal é o ganho de credibilidade com a sociedade. Através dela a reputação da empresa aumenta, pois ela demonstra que tem responsabilidade ambiental.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos
seta para cima