fornecedor                    
       
11 Junho
5 min de leitura

Quatro dicas eficientes para localizar geradores de resíduos químicos

cover image
Mas como localizar geradores de resíduos químicos? Mas como buscar esses materiais, quais normais ambientais devem ser seguidas? Acompanhe!

Como localizar geradores de resíduos químicos? Os resíduos químicos podem ser uma dor de cabeça para uma empresa que gera esses materiais e não sabe como gerenciá-los. No entanto, é possível solucionar esse impasse, realizando parcerias com organizações tratadoras e transferindo a elas as atribuições do transporte e da destinação correta dos resíduos químicos.

A vantagem das empresas especializadas em resíduos químicos é que elas possuem uma estrutura adequada para transportar e fazer o manejo correto desses materiais considerados perigosos. Isso permite que as geradoras tirem o foco dos resíduos e concentrem em seu negócio principal, aumentando assim sua produtividade e lucratividade.

Mas como buscar esses materiais, quais normais ambientais devem ser seguidas e os diferenciais que as empresas transportadoras e tratadoras podem oferecer? Acompanhe!

Leia também: Como demonstrar seus diferenciais como tratador de resíduos perigosos?

Dica 1: Conheça as geradoras de resíduos químicos

A gestão dos resíduos sólidos é um compromisso que não pode ser ignorado pelas empresas. Uma organização sustentável é aquela que está atenta aos resíduos que são gerados em seus processos de fabricação. Não basta mais amontoar as sobras em uma área da empresa. Desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), toda empresa é obrigada a fazer a gestão correta dos materiais provenientes das atividades corporativas ou entregar o gerenciamento a uma empresa especializada.

A desatenção às normas da política de resíduos traz riscos ao meio ambiente e a saúde humana, podendo resultar em multas, punições severas e até mesmo paralisação das atividades empresariais. Existe, ainda, a possibilidade de denúncias e boicote por parte de comunidades do entorno, especialmente quando se trata dos resíduos químicos, que são altamente poluentes.

A geração desses resíduos com potencial poluidor pode se tornar um transtorno para as empresas, por isso vale apostar na contratação de uma empresa que tem know-how no manejo desse tipo de material.

E com quais geradoras de resíduos químicos as tratadoras podem trabalhar? As indústrias e o setor farmacêutico são os geradores desse tipo de material, que é dividido em nove classes:

  • explosivos;
  • gases;
  • líquidos inflamáveis;
  • sólidos inflamáveis;
  • substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
  • substâncias tóxicas e substâncias infectantes;
  • materiais radioativos;
  • substâncias corrosivas;
  • substâncias e artigos perigosos diversos.

Dica 2: Consulte o mercado de resíduos

Para chegar de forma mais eficiente às geradoras de resíduos químicos uma alternativa é consultar o mercado de resíduos. Há plataformas digitais como a da VG Resíduos ou Mercados de Resíduos que aproximam geradoras e tratadoras.

De forma totalmente eletrônica, a plataforma tem um cadastro de geradores de resíduos, com o tipo de material e a quantidade produzida. As empresas tratadoras podem consultar esse banco de dados, ofertando às geradoras seus serviços de gestão ou mesmo a compra dos resíduos. Na sequência, a plataforma seleciona a melhor oferta. A partir daí, gerador e a empresa tratadora passam a manter contato pela plataforma e iniciam a parceria.

A eficiência desse serviço do grupo Verde Ghaia está na praticidade e comodidade. A plataforma integra milhares de empresas brasileiras interessadas em soluções para os resíduos e estrutura uma rede de contatos para que essas organizações se tornem parceiras.

O sistema é totalmente digitalizado e compradores, vendedores, transportadores e tratadores podem acessar a plataforma a qualquer momento, 24 horas por dia, de qualquer lugar do mundo.

Conheça: 6 dicas para o tratador de resíduos mostrar seus diferenciais no mercado

Dica 3: Transporte cuidadosamente os resíduos químicos

Firmada a parceria, é essencial o cuidado com o transporte dos resíduos químicos. A empresa deve ter um cuidado extremo ao buscar os materiais porque eles têm características de alta periculosidade, como:

  • Inflamabilidade: são resíduos que podem entrar em combustão facilmente ou de maneira espontânea;
  • Toxicidade: são materiais que agem sobre organismos vivos, provocando danos a suas estruturas biomoleculares, podem incluir aspectos carcinogênicos, teratogênicos, mutagênicos, entre outros;
  • Corrosividade: são resíduos que devido a sua característica ácida atacam materiais e organismos vivos.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é o órgão responsável pela regulamentação de normas para o transporte de materiais perigosos no Brasil. A Resolução ANTT nº 5232/2016 é que indica quais os cuidados devem ser seguidos pela transportadora que assume os resíduos químicos.

Um aspecto que merece atenção é que empresa geradora também é corresponsável pelo transporte dos resíduos perigosos. Sendo assim, pode ser punida juntamente à transportadora se foram desrespeitadas as normas da ANTT.

O primeiro requisito para estar em dia com as normas de transporte é obter uma licença ambiental. Essa autorização vale tanto para o transporte quanto para o tratamento. Para obter tal documentação uma consultoria é uma medida que acelera o processo e evita equívocos.

Saiba: Como demonstrar que sua empresa trata corretamente resíduos hospitalares?

Dica 4: Recicle os resíduos químicos

De acordo com a política de gestão de resíduos sólidos, deve haver um esforço para que as sobras sejam reduzidas, visto que há um excesso de materiais gerados, fruto do aumento do consumo e do uso predatório dos recursos naturais nos processos de fabricação de produtos. Na impossibilidade de diminuir os resíduos, eles devem ser reciclados ou reutilizados.

Para as empresas tratadoras de resíduos químicos é importante investir na reciclagem, pois isso demonstra que a organização é ecoficiente. Além disso, transformar os resíduos químicos poupa o meio ambiente e pode gerar lucros.

A reciclagem por meio do coprocessamento é um exemplo. A empresa tratadora pode usar esse método para transformar o resíduo químico em um produto que gere renda com a produção de uma matéria prima secundária.

Outro exemplo da transformação dos resíduos químicos vem do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba. O Cena tem conseguido reciclar resíduos químicos como chumbo, prata, mercúrio, zinco e de outros elementos tóxicos gerados em laboratório.

Como se vê, há várias soluções sustentáveis quando se opta por localizar geradores de resíduos químicos. Alternativas de reciclagem e de geração de lucro podem surgir a partir de parcerias com organizações especializadas, desde que essas sigam os requisitos para o transporte e manejo adequado dos resíduos químicos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Como se destacar sendo um especialista no tratamento de resíduos

Gerenciamento de resíduos
seta para cima