Quatro melhores formas de encontrar resíduos para o seu negócio

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

25/04/2018

VG Resíduos: encontrar resíduos

O lixo que era considerado prejuízo por muitas empresas tem se tornado fonte de lucros para várias organizações sustentáveis. Algumas empresas, inclusive, ao invés de produzir e utilizar mais recursos naturais, resolveram utilizar como matéria prima o que seria  jogado fora (lixo), tornando um grande desafio encontrar resíduos que seu tipo de negócio precisa.

Pelo gerenciamento inteligente dos resíduos, muitos empreendimentos aprenderam a ganhar dinheiro. Alguns com o que “sobrava” nos processos do negócio, enquanto outros decidiram fazer do lixo seu principal produto. Nesse sentido, empresas sustentáveis possibilitam que o planeta não se torne um grande depósito de lixo. Todavia, as organizações que ganham dinheiro com os resíduos enfrentam alguns desafios:

  • Onde encontrar os resíduos?
  • Como descobrir empresas que geram continuamente uma quantidade considerável de resíduos?
  • Existe algum processo confiável e seguro?

Portanto, algumas métodos práticos e simples que podem ser adotados.  Vamos saber mais a respeito?

Leia também: Como as Indústrias estão lucrando com as sobras de fabricação do aço?

1º: Pesquise pela internet

VG Resíduos: encontrar resíduos

Histórico da empresa

A pesquisa é sem sombra de dúvidas uma das formas mais confiáveis que indicam que você está tomando a decisão certa. Primeiro é importante encontrar organizações que irão disponibilizar os materiais do seu negócio. Posteriormente, verifique a confiabilidade das organizações e do tipo de material fornecido.

Descubra se há queixas de outras empresas ou clientes quanto a organização em sites de reclamação como o Reclame Aqui. Entre outros meios que averiguam o histórico da empresa. Verifique se os problemas expostos, caso haja algum, referem-se as mesmas necessidades que você precisa que a empresa possua.

Organizações e os respectivos resíduos

A internet é válida não apenas como busca e confirmação de idoneidade, como também para encontrar as empresas fornecedoras. Hoje não apenas os tradicionais resíduos, sucata, plástico e papel são comercializados, mas existe um vasto leque de ofertas como resíduos orgânicos, eletrônicos, e até óleos derivados do petróleo.

Portanto, pesquise o máximo possível o resíduo do seu interesse e verifique os preços e ofertas. Pesquisar empresa por empresa no Google é uma opção para encontrar os resíduos, todavia não é uma tarefa tão simples. As páginas na internet são extensas, o que pode demandar uma quantidade expressiva de tempo e equipe.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

2ª forma: Acione cooperativas de catadores de resíduos

Outro método bastante usual no mercado para encontrar resíduos é a partir das cooperativas. Com a valorização da consciência ecológica das empresas, reforçada pela obrigatoriedade da destinação correta dos resíduos, as empresas têm procurado formas de dar um fim ambientalmente correto para que sobra nos processos.

Por essa razão, várias cooperativas têm surgido. Tanto para receber os materiais das empresas quanto para catadores de resíduos, que podem catar plástico, papel, vidro entre outros.  Como as cooperativas são organizações focadas no recebimento dos materiais, sua empresa terá mais facilidade para comprar quantidades mais fixas de materiais.

Vale lembrar que algumas organizações podem ter o fluxo de produção de materiais variável, o que dificulta sua compra de resíduos. Mas acionando as cooperativas é mais fácil estipular quantidades e tipos de materiais pré acordados.

Leia também: Como implantar um projeto de coleta seletiva eficiente nas empresas?

3ª forma: Procure leilões de resíduos (aberto)

VG Resíduos: encontrar resíduos

Grandes empresas como a CEMIG, Petrobrás, entre outras, de tempos em tempos organizam leilões com alguns resíduos específicos. A exemplo desses resíduos produzidos pela empresa, podemos citar: sucata, cobre, metal, entre outros materiais.  Você pode disputar por esses resíduos junto a outras concorrentes.

Os leilões são divulgados nos sites das empresas e também nos noticiários e podem ocorrer tanto pela internet quanto presencialmente. Essa é uma boa forma de adquirir resíduo a um preço acessível, todavia temos algumas ressalvas que você precisa ficar atento:

  • Falta de periodicidade: Algumas empresas não têm data fixa para os leilões, o que pode deixar seu negócio sem matéria prima ou refém da disponibilidade da fornecedora;
  • Materiais em falta: Não há garantia alguma da quantidade de resíduos que será ofertada no próximo leilão. Portanto talvez você faça uma boa compra em algum momento e se decepcione pelo material estar em falta posteriormente. Ainda pode ser que não tenha o número que você precisa, o que pode gerar instabilidade para sua empresa.

Por essa razões oferecemos abaixo um método que julgamos ainda mais eficiente: a venda online de resíduos.

4ª forma: Mercado de comércio de resíduos

A internet trouxe uma nova forma de atuação das organizações. Antes da internet, era necessário deslocamento, horas e horas em ligações telefônicas e longas reuniões presenciais para realizar grande parte das relações comerciais. Com a internet o processo de compra e venda, inclusive entre o B2B, tornou-se possível com apenas alguns cliques.

Por essa razão, hoje é possível você encontrar resíduos para o seu negócio a partir de portais que reúnem não apenas uma ou duas, mas várias empresas que vendem resíduos. O Mercado de Resíduos é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram-se com empresas vendedoras de resíduos. Desenvolvida pela VG Resíduos, a ferramenta conta com a participação de mais de 1000 organizações abertas que vendem desde sucata a logo de ETE (Escola Trator Escola).

Sendo assim, o lixo que era considerado prejuízo tem sido usado por muitas empresas como matéria prima, sendo um desafio buscado por elas encontrar resíduos que seu tipo de negócio precisa. Logo, muitas concentrarão suas buscas via internet para encontrar bons fornecedores e boas matérias primas. E, talvez seja útil pensar em aderir a uma plataforma que já reúna, em um só local, empresas que vendem resíduos. o que aumentará as chances de fazer uma boa compra.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5