×

Como a reciclagem de embalagens de vidro pode ampliar seu negócio?

Como a reciclagem de embalagens de vidro pode ampliar seu negócio?
Avalie este post

 

reciclagem de embalagens de vidro

 

A reciclagem de embalagens de vidro sempre teve grande destaque na indústria vidreira, e ganhou força nos últimos anos com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei 12.305/2010 promove e estimula o retorno da embalagem de vidro como matéria-prima.

As embalagens de vidro podem ser reaproveitadas 100%, permitindo assim poupar matérias-primas naturais, como areia, barrilha, calcário etc.. O mercado consumidor desse resíduo é promissor. As indústrias vidreiras utilizam na fabricação das embalagens novas cerca de 45% de reciclado.

A reciclagem de embalagens de vidro amplia um negócio, aumentando o lucro da tratadora de resíduos. O vidro pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidades. Confira neste artigo como a reciclagem de embalagens de vidro amplia um negócio!

Descubra como empreender ao transformar lixo ou resíduo em energia.

Reciclagem de embalagens de vidro

reciclagem de embalagens de vidro

Menos de 50% das embalagens de vidro são recicladas no Brasil. Ao ano são enviados a aterros sanitários cerca de 470 mil toneladas de embalagens de vidro usado. Um contraste enorme, já que os ganhos econômicos são uma grande força motriz para a reciclagem.

O vidro reciclado gera 90% de economia energética em relação á produção de vidro novo.

O mercado de reciclagem de vidro é apontado como uma tendência de bom negócio. Algumas empresas que vendem o resíduo para fabricas de vidro faturam até R$ 270 mil por mês.

Saiba quais técnicas de tratamento do lixo mais lucrativas no Brasil.

Como negociar o resíduo?

reciclagem de embalagens de vidro

As embalagens de vidro são usadas para bebidas, produtos alimentícios, medicamentos, perfumes, cosméticos e outros artigos. Os maiores consumidores potenciais do reciclado são as fabricas de garrafas, potes e frascos, já que estes setores produzem metade das embalagens de vidro do Brasil.

Mas afinal, como negociar o reciclado de embalagens de vidro? As plataformas para negociar resíduos online são uma excelente ferramenta que auxilia na valorização e comercialização de embalagens de vido.

Para localizar bons geradores ou compradores é vantajoso aderir uma plataforma que reúna as empresas dispostas a negociar seus resíduos. A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa lucrar com os resíduos.  É uma excelente alternativa que beneficia a todos.

incineração de resíduos

Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos, ou vice versa. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

O mercado de resíduos possibilita agregar valor aos resíduos de embalagens de vidro, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos.

Ao negociar resíduos através da plataforma da VG Resíduos a empresa terá a oportunidade de promover seu negócio, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais.

A negociação online de resíduos é um importante instrumento de gerenciamento de resíduos. Nessas plataformas de negociação os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

Leia mais: Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

Tipos de vidros recicláveis

reciclagem de embalagens de vidro

O vidro é um material que permite que seja reciclado inúmeras vezes sem perder a qualidade.

O vidro é usado para fabricar diversas embalagens e produtos. Contudo é mais empregado na fabricação de embalagens. Veja os tipos de vidros mais reciclados no Brasil:

  • garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
  • potes de alimentos;
  • cacos de vidros;
  • frascos de remédios;
  • frascos de perfumes;
  • vidros planos e lisos;
  • para-brisas;
  • vidros de janelas;
  • Pratos, tigelas e copos.

incineração de resíduos

Processo de reciclagem de embalagens de vidro

reciclagem de embalagens de vidro

O processo de reciclagem de embalagens de vidro consiste no derretimento de resíduos de vidro. Esses reciclados são utilizados para a fabricação de novos produtos, na maior parte das vezes, embalagens.

O reciclado é misturado com a matéria-prima nova. Em garrafas a porcentagem de reciclado de vidro é em média 60%. Dependendo da cor, esse percentual ainda pode chegar a 90%.

resíduos avícolas

A reciclagem de embalagens de vidro ganhou grande destaque com a logística reversa de embalagens. Principalmente depois que algumas empresas começaram a utilizar as garrafas retornáveis. Porém, há um fator de empecilho, que a conscientização da população a realizar a coleta seletiva dos resíduos ou o encaminhamento das embalagens para os pontos de coleta.

As vantagens de utilizar o reciclado de vidro ao invés de fabricar as embalagens sem a incorporação do reciclado são inúmeras. Como poupar uma boa parte dos recursos naturais. Também consome menor quantidade de energia e emite menos material particulado.

Outra vantagem é que a reciclagem de embalagens de vidro diminui a geração e descarte de resíduos sólidos urbanos, reduz os custos de coleta urbana e o aumenta da vida útil dos aterros sanitários.

Para lucrar com a reciclagem de embalagens de vidro é preciso tomar alguns cuidados. O tratador deve separar o material para garantir a pureza do reciclado. Sendo assim, a indústria da reciclagem deve contar com um processo de separação eficiente. Neste processo, impurezas devem ser eliminadas, como restos de outros materiais que não seja vidro.

Diante disso, concluímos que a reciclagem de embalagens de vidro é de extrema importância para o meio ambiente. E contribui para gerar renda para milhares de pessoas e para empresas, principalmente as de serviço de tratamento de resíduos. As embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo da reciclagem de vidro, sem nenhuma perda material. Essa característica permite que as empresas lucrem mais reciclando esse resíduo ao invés de enviar para aterros sanitários.

Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Cinco dicas para transformar lixo em fonte de renda para seu negócio

incineração de resíduos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2018