transporte residuos de saude                    
       
16 Abril
4 min de leitura

Quais são as recomendações oficiais para a gestão de resíduos durante COVID-19?

cover image
Você esta por dentro das recomendações oficiais para a gestão de resíduos durante COVID-19? Saiba como garantir a gestão de resíduos eficiente.

Você esta por dentro das recomendações oficiais para a gestão de resíduos durante COVID-19? Para assegurar uma gestão eficiente, garantir a proteção da saúde pública, dos trabalhadores e prevenir a disseminação da doença, decorrente dos resíduos sólidos nos diversos ambientes a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) lançou um informe técnico para tal.

E a VG Resíduos, como uma empresa que pode auxiliar na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável, trás a você todas essas recomendações. Confira!

Saiba como garantir a gestão de resíduos eficiente em momentos de crise.

A Pandemia

O novo Coronavírus, ou COVID-19, é um agente biológico da família dos coronavírus capaz de causar infecção respiratória.

O COVID-19 foi descoberto em dezembro de 2019 na China, após o vírus infectar moradores de Wuhan. Acreditam que a contaminação pelo vírus tenha vindo de animais vendidos no mercado central dessa província.

O COVID– 19 é leve em 80% dos casos. A maior taxa de mortalidade está entre as pessoas com mais de 80 anos (14,8% dos infectados) e pacientes com outras doenças, principalmente as cardiovasculares.

A transmissão do coronavírus ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão.

Também ocorre pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Por isso a importância em se realizar a gestão de resíduos adequadamente para evitar a transmissão pelo contato com resíduos contaminados.

Nesta pandemia os resíduos devem ser acondicionados adequadamente e enviado a uma destinação limpa e segura.

tempo de permanência do coronavírus em resíduos, conforme divulgação da ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, é:

Resíduos plásticos

5 dias

Resíduos de papel

4 a 5 dias

Resíduos de vidro

4 dias

Alumínio

2 a 8 horas

Aço

48 horas

Madeira

4 dias

Luvas cirúrgicas

8 horas

O manejo dos resíduos durante a pandemia

Durante a pandemia do coronavírus alguns serviços de manejo de resíduos são fundamentais para minimizar os efeitos nocivos desse vírus sobre o meio ambiente.

Os serviços de coleta dos resíduos é um que deve funcionar, se possível até aumentar a frequência. Para isso o gerador deve avaliar custos, riscos e quantidade a ser coletada.

Já a coleta seletiva, transporte e de manejo desses resíduos as instalações de recuperação dos resíduos (neste caso incluímos as cooperativas) não devem ser realizados sob o risco de contaminação que os trabalhadores dessas instalações podem sofrer.

Para limpeza dos locais de armazenamento é necessário tomar cuidados específicos para evitar o espalhamento da doença. A ABES sugere que durante a limpeza deem preferência na mecanizado.

Além disso, todos os responsáveis pelo manejo de resíduos sejam os funcionários do gerador ou do fornecedor, devem seguir rigorosos protocolos de higiene e participar dos treinamentos.

Saiba quais possíveis efeitos do coronavírus sobre o meio ambiente.

Cuidado com a gestão de resíduos durante COVID-19

É importante que os resíduos sejam acondicionados e destinados de maneira segura e ambientalmente correta para evitar os impactos ambientais. Para isso, deve haver uma gestão de resíduos adequada.

Todo resíduo deve ser acondicionado em sacos impermeáveis, de material resistente à ruptura e vazamento contidos no seu interior. O limite de peso dos sacos também deve ser respeitado, ou seja, devem ser substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou pelo menos 1 vez a cada 48 horas.

Esses sacos devem ser identificados.

Durante toda etapa de gerenciamento os sacos devem permanecer dentro de recipientes de acondicionamento tampados. Os materiais desses contentores devem ser do tipo lavável, resistente à ruptura, vazamento e tombamento.

Além disso, a empresa deve estabelecer um local para armazenamento temporária dos resíduos até o seu recolhimento, conforme especificado na RDC/ANVISA nº 222/2018.

Antes do descarte esses resíduos deverão receber tratamento prévio que assegure a eliminação das características de periculosidade do resíduo, a preservação dos recursos naturais e, o atendimento aos padrões de qualidade ambiental e de saúde pública.

Leia também: COVID-19: quais cuidados com armazenamento e descarte dos resíduos

A gestão de resíduos facilitada pela VG Resíduos

Para facilitar à gestão de resíduos a VG desenvolveu uma plataforma eficiente.

Essa plataforma auxilia na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável. Você consegue ter total controle sobre a quantidade de resíduos gerados e qual a destinação dada eles. Essas informações são muito importante para seguir as recomendações oficiais para a gestão de resíduos durante COVID-19.

Pelo software da VG Resíduos o gerador tem um histórico de geração, facilitando assim a definição do armazenamento, coleta e qual a destinação cabivel.

Outra plataforma desenvolvida que ajuda as empresas geradoras a encontrarem os tratadores adequados é chamada de Mercado de Resíduos.

Através do mercado de resíduos, os geradores podem cadastrar seus materiais e os tratadores darão seus lances, de forma que o software pode eleger a melhor condição na menor distância possível.

O sistema possui milhares de tratadores cadastrados em todo o território brasileiro, fornecendo soluções de tratamento e destinação de resíduos para empresas de todos os portes e segmentos.

Dessa forma, consideramos a importância para seguir as recomendações oficiais para a gestão de resíduos durante COVID-19. Essas recomendações asseguram uma gestão eficiente, garante a proteção da saúde pública, dos trabalhadores e previne a disseminação da doença.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima