lixo                    
       
14 Abril
5 min de leitura

Cinco dicas simples para reduzir lixo a zero na sua empresa

cover image
Já pensou em reduzir lixo a zero na sua empresa? A redução na geração de resíduos é uma prática sustentável. Confira cinco dicas simples!
lixo zero

Já pensou em reduzir lixo a zero na sua empresa? A redução na geração de resíduos é uma prática sustentável. É preciso dá atenção ao reaproveitamento e descarte correto de resíduos. Essas práticas já devem está incorporada à rotina da organização. São diversas iniciativas para reduzir lixo a zero.

O movimento Lixo Zero é uma iniciativa internacional, que propõe gerar o mínimo possível de lixo. Confira cinco dicas simples!

O que é o Movimento Lixo Zero?

lixo zero

Esse movimento internacional segue a Política 5 R’s, a qual consiste em cinco ações que visam reduzir a geração de resíduos. O principio fundamental para alcançar esse objetivo é reduzir o consumo. No entanto, em algumas situações não é possível reduzi-lo. Por isso a empresa deve levar em consideração o impacto do resíduo gerado e qual a melhor forma de reutilizá-los.

O 5 R’s da política, conforme Ministério do Meio Ambiente, são: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Cada uma destas ações irá definir o sucesso das iniciativas ambientais no local de trabalho.

A política dos 5 R’s se diferencia da política dos 3R´s, pois apresenta a vantagem de permitir as empresas uma reflexão crítica do consumismo, ao invés de focar somente na reciclagem.

Conheça dicas simples para reduzir lixo a zero

reduzir lixo a zero na sua empresa

Conheça cinco dicas simples para reduzir lixo a zero na sua empresa:

1 – Diminua as lixeiras reciclando mais resíduos

Na maioria das vezes uma ideia simples acaba sendo mais eficiente para reduzir lixo a zero na sua empresa. A diminuição de lixeiras disponíveis e o interesse pela coleta seletiva.

Uma boa solução sustentável é diminuir a quantidade de lixeiras. Na maioria das vezes os colaboradores têm disposto várias lixeiras e por falta de conhecimento e interesse em estabelecer programas de coleta seletiva misturam todo tipo de resíduo nos coletores. O que dificulta a separação e destinação mais viável. Além disso, impede que eles tenham consciência da importância de reduzir a geração de resíduos. Os empregados se sentem mais confortável e não percebem a quantidade de resíduo que é gerado na organização.

Contudo, se for criado ilhas de coleta seletiva na empresa. Separadas em lixeiras de recicláveis, orgânicos e rejeitos, bem identificadas, para que os empregados tenham que se levantar para encaminhar seu resíduo e escolher a lixeira correta. Somente dessa forma, começaram a criar essa consciência. Os colaboradores começaram a refletir sobre como é importante reduzir lixo a zero.

2 - Compre a granel sempre que possível

lixo zero

Evite compras avulsas. Busque sempre comprar em maior quantidade. Dessa forma os produtos poderão ser embalados em embalagens únicas.

Por exemplo:

  • substitua sacos por bags: essas embalagens comportam uma quantidade maior de material, assim será gerado uma quantidade menor de sacos a serem descartados. Esses bags também podem ser reutilizados várias vezes;
  • substitua tambores por containers: os containers tem uma capacidade volumétrica maior, além disso podem ser reutilizados diversas vezes.

3 – Faça uma gestão de resíduos eficiente

A sua gestão de resíduos é eficiente quando ela reduz os impactos ambientais produzidos pelos resíduos, considera sua relação com a saúde humana e o meio ambiente e garante maior e melhor aproveitamento deles.

A gestão de resíduos é uma forma estruturada de garantir que seus resíduos sejam identificados, quantificados e monitorados. Desta forma será mais fácil e assertivo propor uma solução na destinação final.

Para melhorar seu controle da gestão de resíduos dentro das organizações, o uso de softwares pode ser o ideal. Com eles é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word. Com o software a organização realiza a gestão completa em uma única plataforma, totalmente online.

O uso da tecnologia digital pelas empresas para melhorar a sua gestão de resíduos surge como uma grande aliada.

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo.

A plataforma propicia o controle total da gestão de resíduos, com todas as informações em um ambiente único e confiável. Além disso, gera documentos automaticamente (MTR*, FDSR, Ficha de Emergência etc.), ajuda a promover destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

4 – Reaproveitem as sobras

reduzir lixo a zero na sua empresa

Em uma empresa, é comum existir sobras de materiais na produção. A questão para muitos é como proceder com essas sobras. Elas são lixo ou não?

A descoberta de que essas sobras têm valor econômico e trazem ganhos ambientais mudou o conceito de resíduo para o setor. Muitas empresas estão investindo em processos inovadores de reaproveitamento. Isso é bom para manter um lugar de destaque frente aos concorrentes e perante o consumidor. Além disso, demonstra que a organização tem responsabilidade com o meio ambiente e o ser humano.

O reaproveitamento de sobras é uma dica simples para reduzir lixo a zero na sua empresa.

5 – Venda seu lixo

O mercado de venda de resíduos esta em crescente expansão. Principalmente após serem lançado no mercado plataformas de venda e compra de resíduos.

Os geradores têm descoberto que é possível lucrar com os resíduos  ao invés, simplesmente, de ter gastos para descartá-los adequadamente. Essa é uma excelente alternativa para complementar os rendimentos do negócio, além de reduzir lixo a zero.

Contudo, a dificuldade dos geradores é estruturar a negociação e descobrir como vender resíduo. Por isso a negociação online de resíduos é uma excelente oportunidade das empresas darem uma destinação ambientalmente correta para os seus resíduos.

A negociação online de resíduos tem a função de servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais. Tudo isso através do anúncio de resíduos para compra, venda, troca ou doação.

Nas plataformas de negociação os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

As cinco dicas para reduzir lixo a zero na sua empresa contribuem para a sustentabilidade. A VG Resíduos auxilia nessa busca pela redução, uma vez que a plataforma incentiva destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

reduzir lixo a zero na sua empresa

*quando disponilizado pelo orgão ambiental

seta para cima