Como reduzir o risco ambiental com a VGR Gestão de Resíduos online?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

22/07/2021

reduzir o risco ambiental com a VGR

Muitas organizações podem reduzir o risco ambiental com a VGR Gestão de Resíduos online, por meio de uma gestão assertiva dos resíduos que produz.

Os riscos ambientais podem ser definidos como qualquer agente físico, químico ou biológico, que estão presentes no ambiente de trabalho, e que são capazes de gerar qualquer dano à saúde do trabalhador.

Dessa forma, os resíduos, em geral, quando acondicionados, transportados, tratados ou dispostos e destinados de forma inadequada podem representar um risco ambiental presente nas organizações, uma vez que geram a poluição do meio ambiente e impactam também na saúde dos indivíduos que entram em contato com esses materiais sem os devidos cuidados.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Quer conhecer um pouco mais sobre o tema? Continue conosco!

Agende uma demonstração Online

Como reduzir, prevenir ou minimizar os riscos ambientais?

reduzir o risco ambiental com a VGR

Com o intuito de reduzir, prevenir ou minimizar os riscos ambientais dentro do ambiente de trabalho, as organizações podem seguir alguns passos, conforme listado a seguir: 1. Antecipação: Nesta etapa, está prevista a análise do espaço, das instalações, métodos e processos de trabalho, com o intuito de identificar potenciais riscos, e, assim, poder evitá-los ou mitigá-los. Esta etapa deve ocorrer antes da utilização da instalação ou início da atividade.

2. Identificação ou reconhecimento dos riscos ambientais: Nesta etapa, é feita a avaliação e reconhecimento dos agentes físicos, químicos ou biológicos que podem afetar a saúde do trabalhador, o que envolve o conhecimento dos produtos envolvidos no processo, métodos de trabalho, fluxo de processo, layout das instalações, número de trabalhadores expostos, dentre outras variáveis. Além disso, esta etapa também deve envolver metodologias específicas de coleta de dados e equipamentos de avaliação.

3. Avaliação dos riscos ambientais: Nesta etapa, os dados coletados anteriormente serão analisados e será determinado o grau de impacto de cada um dos agentes identificados na saúde do trabalho.

4. Prevenção e controle dos riscos ambientais Por fim, nesta última etapa, tendo sido feito um levantamento dos principais riscos presentes no local de trabalho, bem como, tendo sido analisado como os agentes podem afetar a saúde dos trabalhadores, é o momento de planejar e implementar ações para reduzir ou eliminar os riscos ambientais encontrados.

Como reduzir, prevenir ou minimizar os riscos ambientais?

reduzir o risco ambiental com a VGR

A legislação brasileira estabelece o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), regido pela NR-9 da Portaria 3.214/78, recentemente atualizada pela Portaria nº 6.735, de 10 de março de 2020, como um dos documentos recomendados às organizações para prevenir ou minimizar riscos ambientais.

O PPRA tem como objetivo promover segurança, saúde e integridade aos trabalhadores que atuam em ambientes com riscos ambientais, ou em espaços potenciais para a existência desses riscos. Além disso, segundo estabelecido pela NR-9, o PPRA deve conter uma estrutura mínima, qual seja:

  • planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;
  • estratégia e metodologia de ação;
  • forma de registro, manutenção e divulgação dos dados;
  • periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

No que se refere a elaboração do PPRA, ela deve seguir as seguintes etapas:

  • antecipação e conhecimento dos riscos ambientais;
  • estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
  • avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
  • implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;
  • monitoramento da exposição aos riscos;
  • registro e divulgação dos dados.

Por fim, é importante ressaltar que o PPRA deve ser revisado anualmente, para que seja avaliado o seu desenvolvimento, bem como sejam realizados os ajustes necessários. Além disso, é considerado uma boa prática rever as metas e prioridades estabelecidas em cada revisão do PPRA, sempre com foco em assegurar a saúde dos trabalhadores, por meio da redução ou prevenção dos riscos ambientais existentes ou potenciais.

Como afastar riscos ambientais, multas e penalidades?

reduzir o risco ambiental com a VGR

Caso a gestão de resíduos de sua organização seja realizada de forma inadequada, são significativos os riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho, uma vez que se a empresa não realiza corretamente cada uma das etapas do gerenciamento de seus resíduos (coleta, acondicionamento, transporte e destinação e disposição final ambientalmente correta). Há um impacto direto no meio ambiente por meio da poluição ambiental, bem como na saúde dos trabalhadores.

Além disso, a gestão inadequada dos resíduos produzidos pelas organizações podem gerar multas e penalidades. Uma gestão dos resíduos sólidos feita de forma assertiva assegura reaproveitamento, reciclagem e a minimização dos rejeitos. Além disso, é uma forma estruturada de garantir que seus resíduos sejam identificados, quantificados, monitorados e recebam a disposição ou destinação final adequadas.

É importante ressaltar que para se ter uma gestão dos resíduos adequada, é importante ter um diagnóstico eficaz desse material. E para isso é preciso realizar o controle e mapeamento na fonte geradora. Esse controle pode ser realizado através de um sistema automatizado, como o software da VGR Resíduos. Com o software da VGR você tem acesso a um histórico da geração de resíduos por fonte geradora, o que pode ser de grande auxílio para a redução dos riscos ambientais, e consequentemente, prevenção de possíveis multas ou penalidades.

Como a prevenção de riscos interfere na Gestão Ambiental e na Gestão dos Resíduos?

Nesse contexto, é importante ressaltar também que a prevenção de riscos ambientais, especialmente por meio de uma gestão dos resíduos adequada, impacta diretamente em uma gestão ambiental assertiva, com foco na melhoria da qualidade ambiental.

Dentre os riscos ambientais causados por uma má gestão dos resíduos, podemos destacar: poluição hídrica, poluição visual, contaminação do solo, alagamentos e proliferação de doenças em período de chuvas intensas, além de multas, embargos e até mesmo paralisação das atividades do seu empreendimento.

Como a VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar?

reduzir o risco ambiental com a VGR

Logo, é evidente que o processo de gerenciamento dos resíduos é essencial para a redução de riscos ambientais, e envolve diversas etapas, que são determinantes para assegurar a qualidade ambiental e a saúde de todos os indivíduos que frequentam determinado ambiente de trabalho. Nesse contexto, é possível reduzir e prevenir riscos ambientais com a VGR.

O software VGR se apresenta com excelente opção no que compete a sistemas de informação integrados para o gerenciamento adequado de resíduos sólidos. O software é capaz de auxiliar o empreendedor, uma vez que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável.

Dessa forma, por meio da utilização do software VGR, é possível obter informações relevantes sobre o tipo de resíduo que está sendo gerado, as quantidades dos respectivos tipos de materiais, bem como realizar todo o acompanhamento da destinação final adequada de todos os resíduos gerados, reduzindo ou até eliminando qualquer risco ambientais proveniente da geração dos rejeitos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

software online de emissão de mtr online

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5