Relatório de Sustentabilidade: o que é e qual sua importância?

Relatório de Sustentabilidade: o que é e qual sua importância?
5 (100%) 2 votos

relatório de sustentabilidade

O relatório de sustentabilidade é uma ferramenta que empresas sustentáveis utilizam para apresentar seus indicadores sociais, econômicos e ambientais com maior transparência.

Através do relatório de sustentabilidade a organização define suas expectativas de desenvolvimento sustentável, tanto as externas quanto as internas, envolvendo colaboradores, stakeholders, fornecedores, clientes e a sociedade em que está inserida. Saiba mais!

Sustentabilidade e Tecnologia: Como alcançar melhorias para a sua gestão?

O que é relatório de sustentabilidade?

 

relatório de sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade é uma das principais ferramentas de iniciativa voluntária que uma empresa adota para relatar e prestar contas á sociedade e as partes interessadas sobre sua atuação e de suas práticas sustentáveis. Basicamente é um importante instrumento de comunicação e gestão.

Através do relatório a organização divulga os impactos socioambientais causados pelas suas atividades cotidianas. Dentre essas atividades tem a geração de resíduos e qual a destinação ambientalmente correta dada a eles, bem como as praticas para sua não geração ou redução.

O relatório serve como um modelo de gerenciamento de ações, ou seja, a empresa mostra quais as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável realizou em um determinado período. Bem como, quais as ações devem ser mudadas ou praticadas para melhorar um ponto negativo ou mesmo como uma oportunidade de melhoria. Também, no relatório a organização demonstra como cada ação foi colocada em prática ou serão realizadas.

Um exemplo de ação sustentável praticado por várias empresas é a reciclagem de seus resíduos. A organização mapeia quais os resíduos recicláveis são gerados e os enviam para reciclagem ou até mesmo os reutilizados em seus processos. Muitas obtêm lucro com essa ação, haja vista que esses resíduos podem ser comercializados através do mercado de resíduos. Outro exemplo é a implantação de um sistema de logística reversa.

No relatório de sustentabilidade a empresa relata quais os resultados positivos que uma gestão eficiente de seus resíduos trouxe. Principalmente os resultados de uma economia circular.

A ArcelorMittal Brasil divulga para seus colaboradores, comunidade e partes interessadas um relatório de sustentabilidade que divulga o uso de recursos, a avaliação de impactos ambientais, e o relacionamento responsável com todos. No relatório encontram-se as principais iniciativas de gestão de pessoas; o portfólio de produtos; as ações de ecoeficiência e mitigação de impactos ambientais; os projetos sociais e as atividades de engajamento com as comunidades; além de detalhes sobre os processos e inovações operacionais.

Outras empresas que elaboram relatórios de sustentabilidade: Vale, Petrobras e Anglo American.

Importância do relatório de sustentabilidade

 

relatório de sustentabilidade

No relatório de sustentabilidade a empresa divulga suas ações pela busca do desenvolvimento sustentável.

A importância do relatório para as empresas é:

– desenvolver uma estratégia de gestão voltada para o futuro: para isso, ao elaborar o relatório a organização precisa obter informações consistentes sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade. Tanto causados pela empresa como por fatores externos, tais como alterações climáticas ou questões de direitos humanos;

– melhorar o diálogo entre os acionistas: uma vez que o relatório funciona como uma ferramenta de comunicação transparente;

– auxiliar as empresa a identificar riscos e oportunidades ligados à sustentabilidade;

– ajudar a mudar a mentalidade de todos, uma vez que é uma oportunidade de divulgar a importância das práticas sustentáveis para todos.

A importância dos relatórios para a sociedade:

– os relatórios de sustentabilidade são de interesse público, já que permite que a sociedade desenvolva uma mentalidade voltada para o desenvolvimento sustentável.

A importância para o mercado e para o governo:

– com os relatórios de sustentabilidade são fornecidos informações que tanto o mercado quanto o governo pode utilizar para tomar decisões assertivas pela busca de formas de medir seus progressos rumo ao desenvolvimento sustentável.

Elaboração de um relatório de sustentabilidade

relatório de sustentabilidade

Há vários modelos de relatórios disponíveis para as instituições seguirem. Contudo, a mais utilizada atualmente, por causa de sua credibilidade no cenário internacional, é o da GRI – Global Reporting Initiative.

A Global Reporting Initiative – GRI é uma organização internacional que auxilia as empresas, os governos e outras instituições a relatarem e comunicarem esses impactos socioambientais que as suas atividades causam.

O modelo GRI segue quatros diretrizes que ajudam a identificar os impactos das operações sobre o meio ambiente, economia e sociedade. Essas diretrizes auxiliam a apontar informações confiáveis, relevantes e padronizadas.

Com o modelo GRI a empresa consegue de forma mais pratica avaliar as oportunidades e riscos. Além de tomar decisões mais claras e assertivas.

Como a VG Resíduos auxilia na elaboração dos relatórios?

relatório de sustentabilidade

Para elaborar o relatório de sustentabilidade a empresa precisa ter dados concretos, haja vista que a transparência é preponderante. Para isso ela precisa contar com um sistema que armazene todos os dados relevantes e importantes que demonstre que essa organização pratica ações sustentáveis.

Em relação à gestão de resíduos, o software da VG Resíduos armazena e monitora todas as informações importantes sobre o gerenciamento de resíduos. Principalmente as de cumprimentos de requisitos legais.

Através do software a empresa tem mais confiança com os dados coletados, já que são eliminadas as antigas planilhas. Com o software a organização realiza a gestão completa em uma única plataforma, totalmente online. Além disso, todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão e gerando dados mais transparentes.

O software pode funcionar online, desktop e móbile. O usuário informa a quantidade de resíduos gerados e a data. Também informa quem realizará o transporte e qual o tipo de tratamento será dado. Além de outras informações importantes sobre os resíduos, como sua classificação. Dessa forma, automaticamente são gerados os documentos obrigatórios para os órgãos ambientais.

Sendo assim, o relatório de sustentabilidade é uma excelente ferramenta de gestão de comunicação sobre as práticas sustentáveis de uma empresa. Através dos relatórios são apresentados os indicadores sociais, econômicos e ambientais com maior transparência para a sociedade, acionistas, colaboradores, entre outros.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Quais são os indicadores de sustentabilidade para gestão de resíduos?

relatório de sustentabilidade

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019