Relatórios na gestão ambiental: por que são importantes?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

09/07/2021

relatórios na gestão ambiental

Os relatórios na gestão ambiental são umas das principais formas de uma empresa relatar e prestar contas à sociedade e ao mercado a respeito de sua atuação e de suas práticas ambientais. É também uma maneira de incentivar as pessoas, entidades e demais empresas para a causa do desenvolvimento sustentável. Os relatórios são importantes instrumentos que possibilitam o diálogo e a implantação de um processo de melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa.

Hoje o cenário mundial tem sofrido uma mudança progressiva em relação à preservação ambiental. A sociedade está atenta para a importância do crescimento e da evolução por meio do desenvolvimento sustentável. Atualmente o sucesso das organizações depende de uma nova forma de pensar e de um novo modo de gerir.

As empresas devem buscar uma gestão voltada para o crescimento econômico, desenvolvimento social e preservação ambiental, uma vez que os resultados econômicos estão cada vez mais atrelados aos impactos socioambientais causados por suas decisões e ações.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo falaremos mais sobre a importância dos relatórios na gestão ambiental. Confira!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

O que são relatórios na gestão ambiental?

relatórios na gestão ambiental

Os relatórios na gestão ambiental são ferramentas utilizadas para comunicação e gestão. Através deles as empresas prestam contas sobre sua atuação e responsabilidades relacionadas à sua gestão ambiental.

Os relatórios permitem, também, que tanto os consumidores, acionistas e partes interessadas acompanhem os resultados ambientais das organizações. Muitos desses relatórios são disponibilizados para o público geral.

Os relatórios servem para embasar as decisões com dados confiáveis, melhorar o diálogo e a identificação de riscos e oportunidades e colaborar para uma mudança de mentalidade sobre a importância dos ganhos sociais e ambientais e não somente financeiros.

Como gerar relatórios na gestão ambiental?

relatórios na gestão ambiental

Para gerar um relatório na gestão ambiental a organização terá que identificar, medir e divulgar os resultados quanto ao seu desempenho ambiental.

O relatório deve mostrar tanto os resultados positivos quanto os negativos que colaborarão para a análise das ações negativas da empresa.

Devem ser consideradas para elaboração dos relatórios as questões ambientais, econômicas e sociais da organização.

Relatório de responsabilidade socioambiental

O relatório de responsabilidade socioambiental é uma ferramenta que uma empresa sustentável utiliza para comunicar seu desempenho social, econômico e ambiental com maior transparência. Através do relatório são demonstrados suas expectativas de desenvolvimento sustentável, tanto as externas quanto as internas, envolvendo colaboradores, stakeholders, fornecedores, clientes e a sociedade em que está inserida.

O relatório de responsabilidade socioambiental é uma ferramenta que uma empresa sustentável utiliza para comunicar seu desempenho social, econômico e ambiental com maior transparência. Através do relatório são demonstrados suas expectativas de desenvolvimento sustentável, tanto as externas quanto as internas, envolvendo colaboradores, stakeholders, fornecedores, clientes e a sociedade em que está inserida.

O relatório serve como um modelo de gerenciamento de ações, ou seja, a empresa mostra quais as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável realizou em determinado período. Bem como, quais as ações devem ser mudadas ou praticadas para melhorar um ponto negativo ou mesmo como uma oportunidade de melhoria. Também, no relatório a organização demonstra como cada ação foi colocada em prática ou serão realizadas.

Relatório de Sustentabilidade

relatórios na gestão ambiental

Relatório de Sustentabilidade é uma das principais ferramentas de iniciativa voluntária que uma empresa adota para relatar e prestar contas à sociedade e as partes interessadas sobre sua atuação e de suas práticas sustentáveis. Basicamente é um importante instrumento de comunicação e gestão.

Através do relatório a organização divulga os impactos socioambientais causados pelas suas atividades cotidianas. Dentre essas atividades tem a geração de resíduos e qual a destinação ambientalmente correta dada a eles, bem como as praticas para sua não geração ou redução.

Qual a importância dos relatórios na gestão ambiental?

A importância do relatório para as empresas é:

– desenvolver uma estratégia de gestão ambiental voltada para o futuro: para isso, ao elaborar o relatório a organização precisa obter informações consistentes sobre os impactos positivos e negativos das suas atividades; – melhorar o diálogo entre os acionistas: uma vez que o relatório funciona como uma ferramenta de comunicação transparente; – auxiliar as empresa a identificar riscos e oportunidades ligados à gestão ambiental; – ajudar a mudar a mentalidade de todos, uma vez que é uma oportunidade de divulgar a importância das práticas sustentáveis para todos.

Como a VG Resíduos auxilia na elaboração dos relatórios?

relatórios na gestão ambiental

Para elaborar relatórios na gestão ambiental a empresa precisa ter dados concretos, haja vista que a transparência é preponderante. Para isso, ela precisa contar com um sistema que armazene todos os dados relevantes e importantes que demonstram que essa organização tem uma gestão ambiental eficiente.

Em relação à gestão de resíduos, o software da VGR armazena e monitora todas as informações importantes sobre o gerenciamento de resíduos. Principalmente as de cumprimentos de requisitos legais.

Através do software a empresa tem mais confiança com os dados coletados, já que são eliminadas as antigas planilhas. Com o software a organização realiza a gestão completa em uma única plataforma, totalmente online.

Além disso, todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão e gerando dados mais transparentes.

O software pode funcionar online, desktop e mobile. O usuário informa a quantidade de resíduos gerados e a data. Também informa que realizará o transporte e qual o tipo de tratamento será dado. Além de outras informações importantes sobre os resíduos, como sua classificação. Dessa forma, automaticamente são gerados os documentos obrigatórios para os órgãos ambientais.

Sendo assim, os relatórios na gestão de resíduos são excelentes ferramentas de gestão de comunicação sobre as práticas ambientais de uma empresa. Através dos relatórios são apresentados os indicadores sociais, econômicos e ambientais com maior transparência para a sociedade, acionistas, colaboradores, entre outros.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5