reciclagem de sucata                    
       
31 Outubro
4 min de leitura

Resíduos de Sucatas: quais os mais comprados e vendidos?

cover image
Os resíduos de sucatas movimentam mercados de compra e venda, proporcionando diversos benefícios para as empresas. Saiba mais!
resíduos de sucatas

Os resíduos de sucatas movimentam mercados de compra e venda, proporcionando diversos benefícios para as empresas. O seu valor é imenso, seja em qualquer das perspectivas, econômica, política, ambiental ou social.

São denominados como resíduos de sucatas todo tipo de material descartado que seja passível de reutilização ou reciclagem. Esse material pode ser metálico, como: ferro, aço, cobre, alumínio, zinco, magnésio, etc.. Ou não metálico, como: papel, vidro, plástico, borracha, etc..

Esse tipo de resíduo é utilizado como insumo no processo produtivo de algumas empresas ou é objeto de revenda direta por outras. Apesar do lucro que a compra e venda de resíduos de sucatas proporcionam muitos mantém dúvidas acerca do mercado. Investir nesta área possibilita várias oportunidades de lucro para a empresa. Confira quais os resíduos de sucatas mais vendidos e comprados no mercado!

Leia também: sucata: 7 dicas para empreender e lucrar reciclando esse resíduo

Mercado de resíduos de sucatas

O mercado de compra e venda de resíduos de sucatas movimenta milhões por ano. Só o segmento de sucatas metálicas movimenta R$ 6,38 bilhões e é responsável pela geração de emprego e renda para mais de 1,5 milhão de pessoas no país. Atualmente no Brasil são reutilizados ou reciclados 90% de alumínio, seguido do aço (49%), papel (47%) e vidro (45%).

Para serem reutilizados como matéria prima os resíduos de sucatas devem ser transformados. Existem tecnologias amplamente difundidas para o tratamento destes resíduos e, consequente, agregação de valor aos mesmos. O mais utilizado é a reciclagem.

Para encontrar bons fornecedores e compradores destes resíduos o empreendedor pode contar com a equipe do VG Resíduos.

A VG Resíduos criou uma plataforma específica para o comércio de resíduos de sucatas, o Mercado de Resíduos.

Mercado de Resíduos é uma plataforma online que funciona como um Marketplace (mercado virtual) para vendedores e compradores dos resíduos. Nessa plataforma os participantes cadastram suas ofertas de compra e venda e, posteriormente vão acompanhando o leilão online dos seus materiais cadastrados.

Além disso, a plataforma auxilia as empresas que desejam entrar no mercado de compra e venda de resíduos a estruturar a negociação e descobrir como vender os seus resíduos de sucatas.

cuidados para tratar pilhas e baterias

Tipos de resíduos de sucatas

resíduos de sucatas

Os resíduos de sucatas mais conhecidos e comercializados são:

  • metais ferrosos: estamparia, cavaco (aço, guza, ferro fundido), sucata mista, sucata pesada, chaparia, etc.;
  • metais não ferrosos: alumínio, cobre, metal, chumbo, zamac, inoxidáveis, ligas especiais, ferro-liga, etc.;
  • sucata de plástico: PEBD (Polietileno de baixa densidade), PEAD (Polietileno de alta densidade), PVC, PET, Vinil, PP, PS, ABS / SAN, etc.;
  • sucata de papel e papelão: ondulados, branco, Kraft, sucatas mistas, jornais, revistas, etc.;
  • sucata de eletrônicos: computadores, baterias, celulares, pilhas, televisores, monitores, etc..

Os resíduos de sucatas que mais se destaca no mercado hoje são os de metais ferrosos e não ferrosos. Exemplos de sucata dessas categorias são peças de automóveis (aço) e latas de bebidas (alumínio).

Saiba como sua empresa pode lucrar com a reciclagem de sucata de joias.

Sucatas metálicas mais comercializadas

resíduos de sucatas

Sucata de Ferro

Os resíduos de sucatas de ferro consistem em todo tipo de sucata de ferro e aço carbono. Podem está solta ou em fardos como sólidos fundidos e laminados, limalhas e cavacos, reutilizáveis como tubos, barras, bobinas e chapas, automóveis sucateados, navios, trens, vagões, rodas e trilhos ferroviários.

É um tipo de sucata amplamente empregado na construção mecânica podendo substituir o aço em diversas aplicações, muitas vezes com grande vantagem.

cuidados para tratar pilhas e baterias

Sucata de Cobre

O cobre é um metal de transição que apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica. Emprega-se cobre principalmente na transmissão elétrica e na telefonia.

Sucata de Alumínio

É o resíduo mais reciclado justamente por suas propriedades físico-químicas. O alumínio é manufaturado em um grande número de ligas. Os elementos usados nas ligas são o cobre, o zinco, o magnésio, o silício, e o manganês.

Sucata de Aço Inox

Sucatas de aço inox contêm em sua composição 10,5% de cromo como principal elemento de liga.

Sucata de Metal (latão)

O latão é constituído por cobre e zinco, com uma menor proporção de zinco. Sua resistência e ductilidade o tornam fácil de ser trabalhado, tendo aplicação na fabricação de alfinetes, arames e parafusos.

cuidados para tratar pilhas e baterias

Sucata de Ferro Cavaco

É um tipo de sucata de alto carbono, gerada na usinagem de peças de ferro fundido, principalmente na indústria automobilística, com baixo teor de óleo e isento de impurezas.

Ofertas em destaque

Compra e venda de sucatas

resíduos de sucatas

Existe um grande potencial para quem vislumbra o mercado de compra e venda de resíduos de sucatas. Investir nesse segmento, transformando esse resíduo por meio da reciclagem em matéria prima para outras empresas, pode ser lucrativo. Além do ganho financeiro é um negócio que pode se tornar sustentável, poupando o planeta e a extração desmedida de recursos naturais.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como ganhar dinheiro com compra e venda de sucata?

cuidados para tratar pilhas e baterias
seta para cima