residuos quimicos                    
       
16 Maio
5 min de leitura

Resíduos químicos laboratoriais: como separar e destinar adequadamente?

cover image
Os resíduos químicos laboratoriais devem ser separados e destinados de acordo com suas características físico-químicas e de periculosidade. Leia!

**

resíduos químicos laboratoriais

**

A gestão dos resíduos químicos é de fundamental importância para os laboratórios. Os resíduos químicos laboratoriais devem ser separados, armazenados e destinados de acordo com suas características físico-químicas e de periculosidade.

É mais que importante que os laboratórios tenham procedimentos adequados para segregação, identificação, armazenamento, transporte e coleta de resíduos químicos laboratoriais. Confira!

Saiba como a VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa.

Gestão de resíduos químicos laboratoriais

resíduos químicos laboratoriais

Os resíduos químicos laboratoriais são substâncias, ou mistura de substâncias, com potencial de causar danos a organismos vivos ou ao meio ambiente. Muitos resíduos ainda podem tornar-se perigosos quando interagem com outros materiais.

Devido a essas características os laboratórios devem realizar o correto gerenciamento dos resíduos gerados em suas atividades.

O gerenciamento de resíduos químicos laboratoriais envolve uma série de etapas, que englobam: a segregação; o acondicionamento; o tratamento; o armazenamento; o transporte; e a disposição final.

Cada uma das etapas deve estar registrada para que se o laboratório possa comprovar que o descarte dos resíduos químicos gerados foi efetuado de maneira correta. Como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.

Exemplos de documentos que devem ser guardados incluem as licenças ambientais de empresas contratadas e certificados no tratamento dos resíduos. Bem como as Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos - FDSR.

Para facilitar o gerenciamento dentro das organizações, a Verde Ghaia Consultoria, criou o software VG RESÍDUOS. Esse software vislumbra as necessidades dos clientes que demandam de controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos. A principal funcionalidade do software é promover a gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

A plataforma VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma organização. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

Saiba como um software pode melhorar seu controle da gestão de resíduos.

Segregação dos resíduos químicos laboratoriais

resíduos químicos laboratoriais

A separação de resíduos químicos laboratoriais consiste na segregação dos mesmos. Essa separação deve ser feita de acordo com suas propriedades químicas, físicas e biológicas. Além disso, devem ser observados o seu estado físico e seus possíveis tratamentos ou utilizações.

A segregação dos resíduos deve ser sempre efetuada no local de sua geração. Essa tratativa permitirá o reuso, a reciclagem ou o tratamento. Além de reduzir custos com a destinação final.

O primeiro critério a ser obervado na segregação de resíduos químicos laboratoriais é a sua periculosidade.  Para isso, é necessário utilizar a norma NBR 10.004 para fazer essa classificação.

O segundo critério é verificar o estado físico do resíduo. Assim, resíduos sólidos devem ser separados de resíduos líquidos.

O terceiro critério envolve a incompatibilidade química dos resíduos químicos laboratoriais. Resíduos contendo substâncias incompatíveis devem ser segregados. Assim evitará a ocorrência de reações que podem causar acidentes.

Você sabe a diferença entre classificação e caracterização dos resíduos? Saiba mais sobre essa diferença no nosso blog!

Acondicionamento de resíduos químicos laboratoriais

Os resíduos químicos laboratoriais segregados deverão ser acondicionados em recipientes resistentes e quimicamente compatíveis com os resíduos.

Todos os recipientes deverão ser rotulados e tampados. Os rótulos devem conter a inscrição “RESÍDUO PERIGOSO” ou “RESÍDUO QUÍMICO”, o nome do resíduo químico. Bem como sua composição qualitativa, frases e símbolos de risco, o nome do responsável pela geração do resíduo, o volume armazenado e a data de armazenamento. Além disso, deverão ser armazenados sobre bandejas de contenção para prevenir possíveis acidentes.

Leia mais: Manual completo sobre Rótulos de Resíduos Perigosos

O armazenamento de resíduos químicos laboratoriais

resíduos químicos laboratoriais

Os resíduos químicos laboratoriais devem ser armazenados temporariamente em abrigos específicos até que sejam retirados para tratamento. O tratamento deve ser realizado por uma empresa especializada.

No armazenar devem ser tomadas medidas nas quais as características e as quantidades dos resíduos não se alterem. Os recipientes devem estar fechados e apropriadamente rotulados.

Para evitar acidentes os recipientes devem colocados sobre coletores secundários. Além disso, devem ser protegidos de fontes de luz, calor e de água.

Para encontrar o tratador ideal dos resíduos químicos laboratoriais a organização pode se associar a plataforma de Mercado de Resíduos.

A plataforma de negociação online de resíduos da VG Resíduos permite que organizações de todo o Brasil se cadastrem para encontrar empresas especializadas no tratamento ou que desejam comprar seus resíduos.

Entenda a diferença entre acondicionamento e armazenamento de resíduos.

Como funciona o Mercado de Resíduos?

Utilizar o Mercado de Resíduos da VG Resíduos é fácil e rápido:

- 1º o gerador cria uma oferta do resíduo que deseja tratar, sem custo;

- 2º a plataforma dispara a oferta para os tratadores cadastrados e regulares;

- 3º os tratadores de resíduos dão lances nas ofertas;

- 4º é selecionado o melhor tratador para o seu resíduo com base em alguns critérios: como preço, localização, rating do comprador etc.

O sistema é 100% online, com acesso 24 horas por dia. A plataforma é bem simples e didática.

resíduos químicos laboratoriais

Destinação final de resíduos químicos laboratoriais

Alguns resíduos químicos podem ser tratados e recuperados para outros usos. Contudo alguns não. Quando não houver tratamento disponível para um resíduo químico, o mesmo deverá ser enviado para um aterro licenciado para o recebimento de resíduos perigoso.

Muitos tratamentos permitem a reutilização de substâncias químicas em outros processos.

Assim sendo, a gestão de gestão dos resíduos químicos laboratoriais é de fundamental importância para proteger o meio ambiente e a saúde do homem sob os efeitos nocivos do resíduo. Os resíduos químicos laboratoriais devem ser separados, armazenados e destinados de acordo com suas características físico-químicas e de periculosidade. O laboratório deve seguir procedimentos adequados para segregação, identificação, armazenamento, transporte e coleta de resíduos químicos laboratoriais.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Conheça as normas aplicáveis ao armazenamento de resíduos por terceiros

resíduos químicos laboratoriais
seta para cima