×

Como as empresas podem resolver o problema para gerar menos resíduos?

Como as empresas podem resolver o problema para gerar menos resíduos?
5 (100%) 1 voto

VG Resíduos - gerar menos resíduos

Entre os diversos problemas socioambientais, gerar menos resíduos está entre os problemas mais graves nas empresas. Isso sinaliza que as organizações precisam tornar seus processos produtivos menos agressivos, implantando uma gestão de resíduos eficiente, que controle a sua formação.

E de onde vem tanto resíduo? O acúmulo é consequência, entre outros pontos, do aumento da população e dos hábitos de consumo. Também é efeito da grande quantidade de produtos fabricados e acondicionados em embalagens e da redução da vida útil das mercadorias.

Ignorar esse excesso de resíduos é impraticável, visto que eles podem degradar a natureza e impactar o bem-estar social, contrariando os preceitos da sustentabilidade. Por esse motivo, é preciso que as empresas invistam em alternativas para gerar menos resíduos, como veremos a seguir. Acompanhe!

Gere menos e reaproveite mais os resíduos

VG Resíduos - gerar menos resíduos

As empresas não podem mais lidar com os resíduos como anteriormente, quando eles eram ignorados ou amontoados em um lugar qualquer da fábrica até que fossem descartados, nem sempre da maneira correta.

Hoje em dia, com o acúmulo de resíduos e o aumento da degradação ambiental, exige-se uma nova postura das empresas em relação ao que sobra dos seus processos de produção.

Há, ainda, uma legislação que exige uma gestão de resíduos sólidos por parte das empresas e uma pressão da sociedade civil, de organizações ambientais e lideranças mundiais pelo fim do descaso com o meio ambiente.

Use política dos 3 R´s para gerar menos resíduos

Um caminhos para a redução da geração dos resíduos empresariais é fazer com que eles retornem à cadeia de produção. Isso pode ser obtido quando se aplica a Política dos 3R´s: Redução, Reutilização e Reciclagem. São três medidas que podem trazer os seguintes benefícios:

  • colaborar para a não geração de resíduos;
  • estimular a adoção de padrões de consumo sustentável;
  • poupar recursos naturais;
  • conter o desperdício.

Redução

O princípio da Redução visa diminuir a quantidade de resíduos produzidos.  Como exemplo, podemos citar a diminuição do desperdício com uso racional da água, economia de energia elétrica e de combustíveis.

Reutilização

Consiste em dar novo uso ao que já foi utilizado, tantas vezes quanto for possível. É o que acontece, por exemplo, quando se cria uma nova utilidade para determinada embalagem já usada.

Reciclagem

Por fim, a Reciclagem é a transformação dos materiais para a produção de matéria-prima para outros produtos. É o mesmo que fabricar um produto a partir de um material usado, por meio de processos industriais ou artesanais.

Leia também: Reutilização de embalagens: o que sua empresa ganha com isso?

Como implantar os 3 R´s nas empresas

VG Resíduos - gerar menos resíduos

Começando pelo princípio da Redução, as organizações podem controlar os resíduos, diminuindo os insumos utilizados na própria indústria. Isso significa eliminar a maior quantidade possível de resíduos ainda na fonte de geração. Para o sucesso dessa redução, a gestão e a logística são etapas essenciais para prevenção de desperdícios.

Para obter êxito na redução dos resíduos, as empresas podem adotar modificações no ciclo de fabricação do produto, substituir matérias-primas ou utilizar máquinas e equipamentos mais eficientes. Somado a isso, as organizações precisam ser vigilantes na quantificação, controle, gerenciamento e inspeção dos resíduos gerados.

O setor empresarial pode adotar, também, medidas de Reutilização, o que significa reinserir materiais que seriam descartados, de volta ao processo produtivo. Essa prática pode ser desenvolvida dentro da própria empresa ou externamente.

Quando opta por fazer a reutilização dos materiais fora da empresa, pode-se recorrer ao mercado de venda de resíduos.  Por meio de plataforma tecnológica é possível negociar e destinar os resíduos a outras empresas que irão empregá-los em sues processos produtivos. Nesse caso, há um diferencial importante, pois o resíduo gerado não passa por nenhum tratamento industrial, o que significa menos impacto ao meio ambiente e mais economia.

Reciclar: ótima solução para sua empresa

VG Resíduos - gerar menos resíduos

A Política dos 3 R´s na empresa também pode ser aplicada por meio da Reciclagem. Esse processo se dá dá-se pela transformação química ou física dos resíduos. O resultado é a recuperação da matéria-prima e/ou a formação de um subproduto com valor comercial. Lembrando que essa nova matéria-prima pode ser utilizada tanto pela empresa geradora como por outra companhia, que pode adquirir esse subproduto pelo mercado de resíduos.

Um caso bem sucedido de reciclagem no setor empresarial vem dos fabricantes de utilidade domésticas, ramo que é o maior consumidor de reciclados de plástico no Brasil.

Do plástico reciclado é possível fabricar lixeiras, garrafas e frascos, baldes, cabides, pentes, cerdas, vassouras e escovas. Além disso, a empresa que compra o plástico como matéria-prima poupa 70% de energia, considerando todo o processo desde a exploração da matéria-prima até o desenvolvimento do produto final. Tudo isso sem contar a menor poluição, visto que o plástico é reciclado e não descartado no meio ambiente.

Além do plástico, outros resíduos podem ser reciclados e utilizados como matéria- prima, tais como:

  • vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro;
  • papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel;
  • metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio;
  • plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado;
  • embalagens longa vida: de leite, de tomate, de sucos, etc.

Controle o excesso de resíduos

As medidas para conter o exagerado volume de geração de resíduos podem ser muito bem sucedidas, especialmente quando as empresas conseguem desenvolver tecnologias limpas de produção, fabricando produtos com menor impacto ambiental.

Adotar sistemas de produção menos agressivos nas empresas, aliado a uma eficiente gestão de resíduos, pode amenizar um grande problema ambiental da atualidade.

O sucesso das práticas de redução dos resíduos na empresa passa, ainda, por uma sensibilização de todos os envolvidos no processo de transporte e processamento da matéria-prima. Os colaboradores da empresa precisam compreender a relevância da redução da geração de resíduos, o que se faz com a implantação de programas de educação ambiental.

Combinando todas essas estratégias para gerar menos resíduos, medidas que passam pela redução, reutilização e reciclagem, as empresas estão colaborando para o enfrentamento de um grave problema ambiental e podem ser reconhecidas como organizações sustentáveis.

Gostou desse conteúdo ou achou o artigo relevante? Comente abaixo ou compartilhe nas redes sociais.

Se interessa mais pelo assunto, leia também: Qual deve ser a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2018