Como rastrear seu resíduo e garantir que ele chegue ao destino?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

08/09/2021

rastrear seu resíduo

O rastrear seu resíduo por meio do software de gestão da VG Resíduos é uma forma estruturada e organizada de obter informações detalhadas e transparentes de todos os resíduos gerados e encaminhados à destinação final.

O software da VG Resíduos gerencia desde a geração até a destinação. A plataforma controla qual o tipo de resíduo, fonte geradora e a quantidade que foi gerada, os períodos de geração, bem como as formas como foi destinado. Neste artigo, trataremos um pouco mais do tema do rastreamento dos resíduos. Confira!

Rastrear seu resíduo nem sempre foi viável, mas esta situação está mudando. É comum verificarmos o rastreamento de cargas de alto valor agregado, como medicamentos, eletrônicos, veículos e etc. Mas em geral, produtos de menor valor agregado (como é geralmente o caso dos resíduos), acabam ficando fora dos programas de rastreamento. Isso porque há poucas ocorrências de roubo deste tipo de carga.

Contudo, uma nova tendência para esta modalidade de rastreamento está surgindo, principalmente para as empresas que precisam manter uma operação ambiental controlada e são certificadas pela ISO 14001, que exige a rastreabilidade dos materiais descartados e a comprovação de que foram corretamente destinados.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

No que consiste o rastreamento de resíduos?

O rastreamento de resíduos na gestão dos mesmos é uma forma estruturada e organizada de obter informações detalhadas e transparentes de todos os resíduos gerados e encaminhados à destinação final.

Ter controle de resíduos e rastrea-los é fundamental para as empresas, uma vez que elas devem cumprir a legislação ambiental, principalmente a lei 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Também devem disponibilizar para os órgãos públicos informações referentes ao correto gerenciamento de resíduos.

Através do controle será possível rastrear informações referentes ao gerador, o tipo de resíduo, volume e informações da transportadora que realizou a destinação, bem como a forma de destinação final.

Com a rastreabilidade a empresa poderá acompanhar o destino dos resíduos, avaliar com antecedência o histórico legal de cada fornecedor e gerenciar o banco de dados com informações atualizadas sobre a movimentação dos mesmos.

Para rastrear resíduos é necessário abandonar o controle de resíduos feito através de planilhas em Excel, documentos em Word e papéis, pois esses meios dificultam na geração de indicadores eficiente e, em algumas situações pode acontecer de se perder dados quanto à gestão. Outra falha do controle de rastreabilidade através de planilhas é a demora na obtenção de dados importantes, já que muitas vezes as informações estão espalhadas em diversas planilhas, ao invés de estarem centralizadas.

Contudo, o software de gestão de resíduos da VG Resíduos, gerencia desde a geração até a destinação. A plataforma controla qual o tipo de resíduo, fonte geradora e a quantidade que foi gerada, os períodos de geração, bem como as formas como foi destinado.

Ter controle da gestão de resíduos através de plataformas online demonstra a transparência das informações, a rastreabilidade dos dados, as evidências coletadas, a necessidade de tomada de ação, entre muitas outras oportunidades eficientes no controle de resíduos.

Por que é importante rastrear resíduos?

rastrear seu resíduo

Com o avanço da aplicação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), as empresas passaram a sofrer maior responsabilização pelos possíveis danos causados por resíduos oriundos de sua operação. O que traz a necessidade de maior controle sobre a forma como os resíduos são transportados e destinados.

O rastreamento do transporte de resíduos surge da necessidade de se comprovar que aquele material ao sair da unidade geradora, percorreu exatamente o caminho traçado no itinerário do MTR e foi levado ao destino programado para o tratamento final.

Há muitas organizações que contratam terceiros para destinar seus resíduos, como é o caso das empresas de construção civil. Essas empresas pagam para que caminhoneiros independentes retirem seu entulho leve o material para o local adequado.

Contudo, sobre este tipo de serviço há registros da ocorrência de ação de má fé por parte dos terceiros. Muitas vezes eles descarregam os resíduos em terrenos baldios ou às margens das rodovias para economizar combustível ou fazer mais fretes no mesmo dia. O grande problema é que as empresas contratantes podem ser responsabilizadas legalmente pela ação destes terceiros, daí a necessidade de rastreio do resíduo.

Há também as empresas que são certificadas pela ISO 14001 e precisam gerar evidências da rastreabilidade de seus processos, dentre eles o de resíduos, o que faz mais que necessária a atividade de rastreio do transporte deste tipo de material.

Como rastrear seus resíduos no transporte?

Sim, hoje já é possível rastrear resíduos. Uma vez que as tecnologias para dispositivos móveis se tornaram acessíveis às pessoas e empresas. Assim é possível usar a conexão de smartphones para obter a localização exata da carga que se deseja rastrear.

Até pouco tempo atrás, o rastreamento de cargas dependia unicamente de dispositivos instalados no próprio caminhão. Hoje, com as tecnologias para dispositivos móveis e aplicações web, a situação mudou. É possível rastrear o caminhão e acompanhar seu trajeto diretamente na tela de um computador comum.

Como rastrear resíduos?

rastrear seu resíduo

Como rastrear os resíduos, visto que em geral, este tipo de material não possui alto valor agregado e não é viável montar uma opção exclusiva de rastreamento?

Como muitos transportadores são terceirizados, pode impedir que os tradicionais rastreadores sejam instalados no caminhão. A solução seria a utilização de um software que forneça uma plataforma própria para este tipo de serviço e que dispense a necessidade de investimento em infraestrutura, assim como o VG Resíduos.

A equipe do VG Resíduos possui um aplicativo de rastreamento que pode ser instalado no celular do condutor, assim ele não precisa fazer nada, simplesmente manter o aplicativo instalado e o rastreamento será feito automaticamente, assim que o MTR for gerado no sistema.

O aplicativo usa a rede móvel celular e o smartphone do condutor, evitando a necessidade de aquisição de dispositivos especiais. Já o gerador do resíduo, poderá acompanhar o trajeto do caminhão em tempo real pela tela do sistema VG Resíduos diretamente em seu navegador web.

O aplicativo permite que centenas de viagens sejam monitoradas ao mesmo tempo por um mesmo gerador, o que facilita muito o rastreamento por empresas que atuam como gerenciadoras de resíduos e possuem vários caminhões realizando coletas e destinações durante todo o dia.

Como controlar a rastreabilidade dos resíduos pelo MTR?

O Sistema online do MTR é um sistema que permite a rastreabilidade dos resíduos gerados e destinados. É realizado por meio da emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

A emissão do MTR é uma exigência legal. Conforme Portaria nº 280 é de responsabilidade do gerador a emissão do formulário do MTR no SINIR. Sendo feita para cada remessa de resíduos transportada para destinação.

Alguns Estados brasileiros possuem diretrizes diferentes para a emissão do MTR, Nos Estados, que possuem o sistema, a emissão do MTR é obrigatória para todas as empresas que gerem resíduos. Contudo, os órgãos ambientais destes Estados deverão integrar o seus Sistemas MTR online ao MTR Nacional num prazo de 120 dias após a promulgação da Portaria nº 280/20. Também, deverão disponibilizar em até 90 dias as informações geradas em seus sistemas no sistema MTR nacional, além de, promover os ajustes necessários para compatibilizar as informações dos sistemas.

Em alguns estados a emissão do MTR é online. Portanto, é necessário que todos os envolvidos (gerador, transportador e destinador) tenham seus cadastros realizados nos sistemas dos estados. Caso um dos envolvidos ainda não seja cadastrado no sistema, este deverá acessá-lo e realizar o cadastro para posteriormente o MTR poder ser emitido.

O MTR é um documento que contém a descrição da carga a ser transportada, bem como os dados do gerador dos resíduos, do transportador e do receptor responsável pelo tratamento e destinação final.

O objetivo desse documento é transmitir informações importantes que irão promover o monitoramento da destinação do resíduo gerado e também o seu transporte. Com isso, evitar que os resíduos sejam encaminhados para locais que não sejam licenciados.

Quais as vantagens do rastreamento de resíduos?

rastrear seu resíduo

A principal vantagem em se rastrear os resíduos principalmente resíduos perigosos é a possibilidade de se comprovar que o material deixou a unidade geradora e foi diretamente conduzido à unidade destinadora através de um itinerário pré-organizado.

Há também a vantagem de oferecer maior confiabilidade do serviço prestado, no caso de um gerenciador que oferece seus serviços de destinação para vários clientes. Neste caso, o serviço de rastreamento, com possibilidade de o cliente ver o trajeto em tempo real certamente passa muito mais confiança na hora da apresentação do serviço.

O rastreamento exige alto investimento?

O rastreamento de qualquer tipo de material exige um determinado investimento, pois será necessária uma estrutura física, um software de monitoramento e os dispositivos de rastreamento nos caminhões.

No entanto, o VG Resíduos solucionou este problema ao utilizar uma tecnologia já disponibilizada a todos, que é a rede de smartphones conectada à internet. Assim, não é necessário fazer nenhum investimento inicial, adquirir infraestrutura ou contratar uma equipe especializada. Basta instalar o Aplicativo no celular do condutor e começar a fazer o rastreamento.

Ademais, não é necessária a aquisição de uma licença de software para utilizar o VG Resíduos, bastando à empresa assinar um serviço de mensalidades sem fidelidade ou prazo mínimo para cancelamento. Tudo bem transparente e sem amarras ao cliente.

O serviço de rastreamento de resíduos já é uma realidade para muitas empresas, embora ainda esteja dando os primeiros passos no Brasil.

A VG Resíduos, com tecnologia pioneira neste mercado, está proporcionando aos seus clientes, a possibilidade de ter a certeza de onde estão os materiais que deixam suas instalações em tempo real, até que cheguem seguros ao destino final. Isso só foi possível após muito desenvolvimento e especialização do software na área de resíduos.

A ferramenta é uma excelente solução para geradores, mas especialmente para gerenciadores, que podem oferecer aos seus clientes um serviço mais seguro e confiável.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Agende uma demonstração Online

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5