Saiba como encontrar o fornecedor de resíduo ideal para o seu negócio

28/09/2020

fornecedor de resíduos

O mercado de resíduos é a ferramenta ideal para encontrar o fornecedor de resíduo ideal para o seu negócio. O mercado permite que geradores agreguem valor aos seus resíduos ao invés de simples destiná-los a aterros sanitários e ainda tendo gastos com essa tarefa. Permite, também, que empresas reduzam suas despesas adquirindo resíduos como matéria prima contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Neste artigo você saberá como encontrar o fornecedor ideal para a sua gestão de resíduos. Confira!

Muitas empresas estão comprando resíduos que possam ser reprocessados com o objetivo de reduzir as despesas com a aquisição de insumos, enquanto as geradoras de resíduos estão optando por terceirizar o serviço de destinação final. Todavia, elas têm tido dificuldade em encontrar fornecedores ideais e que cumpram as normas legais para o comércio de resíduos.

Para encontrar o fornecedor ideal é importante se atentar a alguns pontos na hora de escolher seus parceiros de negócio. Ter clareza na demanda da sua empresa, a sazonalidade e o mercado no qual está inserido são alguns dos temas que devem ser tratados na negociação com fornecedores e que podem influenciar na lucratividade e competitividade da sua empresa.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • o lucro que vem dos resíduos
  • mercado de resíduos: encontre o fornecedor de resíduos ideal para o seu negócio
  • vantagens de participar do mercado de resíduos
  • como utilizar a plataforma mercado de resíduos
  • dicas para quem deseja encontrar o fornecedor de resíduo ideal

O lucro que vem dos resíduos

Toda empresa tem como alvo principal o lucro. Sem ganho, investir em outras áreas importantes se torna uma tarefa árdua. No entanto, algumas empresas parecem “fechar os olhos” e não enxergam as oportunidades de lucrar com os resíduos e, ao mesmo tempo, minimizar as agressões ao meio ambiente.

Além de deixar de gerar uma nova renda, as organizações que não atendem às questões de destinação ambientalmente correta dos resíduos podem perder mercado uma vez que o gerenciamento de resíduos hoje é parte integrante para manter clientes e conquistar novos.

A Política Nacional de Resíduos institui a responsabilidade das empresas na redução e destinação correta dos resíduos. Sendo obrigatório por elas cumprir o que a legislação determina.

A PNRS institui um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos.

Sendo assim, o comércio dos resíduos se tornou relevante nesse cenário. O resíduo passou a ter valor econômico podendo ser reciclado ou reaproveitado.

Mercado de Resíduos: encontre o fornecedor de resíduos ideal para o seu negócio

O mercado de resíduos permite que geradores possam agregar valor aos seus resíduos ao invés de destiná-los e ainda tendo gastos com essa tarefa. Permite, também, que empresas reduzam suas despesas adquirindo resíduos como matéria prima.

aumente seus rendimentos com a venda dos resíduos.A o comércio dos resíduos é uma forma das empresas darem uma destinação ambientalmente correta para os seus resíduos. Além do mais, contribui para que a organização aumente seus rendimentos com a venda dos resíduos.

De olho nisso, algumas startup de gestão de resíduos criaram plataformas online para conectar empresas com tratadores de resíduos. Essa negociação online possibilita a comercialização das sobras e aumento dos lucros. O objetivo principal dessas plataformas é mostrar aos geradores que os resíduos podem se tornar algo nobre.

A VG Resíduos desenvolveu uma plataforma de compra e venda de resíduos. Essa plataforma oferece aos compradores e vendedores a chance de negociar os resíduos obtendo vantagens financeiras.

Através da plataforma sua empresa encontrará o fornecedor ideal, pois oferece comodidade, praticidade e segurança, além de garantia que o fornecedor cumpre as legislações ambientais necessárias.

Pela ferramenta você encontra milhares de empresas de todo o Brasil com o único objetivo: lucrar com resíduos.

Com o Mercado de Resíduos sua empresa gera receita, diminui despesas e evita passivos ambientais ao cumprir a legislação referente à destinação/disposição ambientalmente adequada de resíduos (PNRS).

Vantagens de participar do mercado de resíduos

A negociação online de resíduos torna fácil, seguro e ágil o processo de compra e venda de resíduos. Ela representa uma solução lucrativa, ambientalmente correta e inteligente de se manter em dia com a legislação ambiental.

Por reunir compradores e geradores em plataformas de negociação a chances de bons negócios serem firmados aumenta consideravelmente.

Participar do Mercado de Resíduos auxilia a sua empresa no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Em relação aos impactos ambientais a plataforma ajuda a empresa a minimiza-los, uma vez que permitirá a venda ou compra dos resíduos.

A ferramenta permite que empresas aumente sua receita uma vez que reduz o gasto com transporte ou com insumos.

Atualmente o Brasil passa por um período de crise financeira, onde as empresas buscam meios de aumentar sua receita. A venda/compra de resíduos é uma excelente alternativa.

São várias as vantagens de realizar a negociação online de resíduos. Entre eles podemos citar:

  • redução dos gastos com transporte e disposição em local apropriado, seguindo a legislação vigente;

  • evita a saturação de aterro e os gastos, privados e públicos;

  • gera lucro com algo que seria descartado;

  • permite a divulgação do serviço de tratamento de resíduos;

  • facilita para encontrar bons geradores e tratadores, uma vez que as ofertas são divulgadas constantemente.

Como utilizar a plataforma Mercado de Resíduos?

A plataforma da VG Resíduos permite que organizações de todo o Brasil se cadastrem para vender e comprar resíduos.

O sistema é 100% online, com acesso 24 horas por dia. A plataforma é bem simples e didática.

A plataforma integra empresas geradoras de resíduos com aquelas que querem reutilizar os resíduos em seus processos. Também, estão reunidas na plataforma as demais organizações que são capacitadas a transportar e/ou tratar resíduos.

No Mercado de resíduos o comprador tem acesso gratuito para visualização e cadastro de resíduos, com opção de contratação de funcionalidades exclusivas. O vendedor tem opções de contrato semestral e anual. Os contratos mensais podem ser firmados para veiculação de anúncio.

Dicas para quem deseja encontrar o fornecedor de resíduo ideal

Para negociar melhor com os fornecedores de resíduos e conseguir negócios mais rentáveis, iremos sugerir algumas dicas. Confira:

1- Pesquise quem fornece o que a sua empresa precisa pelo menor preço, porém observe sempre quais são os fornecedores com maior qualidade. Não é interessante para o seu negócio comprar um resíduo em que antes de ser processado como insumo, seja necessário realizar um tratamento ou que a qualidade não gere vantagens.

Também não é viável contratar um fornecedor que não seja experiente e confiável para o tratamento, transporte e destinação final do seu resíduo.

Crie relacionamentos, negocie, mas não fique preso apenas a uma empresa. É sempre bom ter outras opções na “manga”.

2-Saiba quais são suas necessidades, desde a quantidade de resíduos necessários para o reprocessamento e quantidade de resíduos a serem destinados, até prazos de entrega, coleta, etc.. Confira quais valores a ser pago pelo resíduo a empresa dispõem.

É importante estabelecer prazos ao fornecedor e a quantidade de resíduos verificando se conseguirá atender as necessidades da sua empresa.

3- Avalie a qualidade do fornecedor, se cumpri o contrato, se o serviço oferecido é o negociado. O histórico de clientes que já atendeu é uma forma de avaliar a qualidade do serviço do fornecedor.

4- Certifique-se que o fornecedor emite o Certificado de Destinação Final. O CDF é um documento que comprova o tratamento dos resíduos enviados para tratamento. É uma prova importante para possíveis auditorias e para o atendimento ou manutenção da ISO 14001, bem como para a comprovação da preocupação ambiental por parte da empresa.

No post O que é Certificado de Destinação Final? Você encontra informações sobre o CDF, leia mais sobre o assunto!

5- Certifique-se que o fornecedor possui licenças para o transporte, tratamento e comércio de resíduos. No Brasil a resolução 5232 da ANTT regulamenta normas para o transporte de resíduos.

Consultoria em gerenciamento de resíduos

A quantificação de resíduos da geração, movimentação e destinação dos resíduos gerados nas atividades operacionais e administrativas de uma empresa é de extrema importância para a gestão de resíduos.

Esses valores obtidos servem de orientação e acompanhamento para as ações de Produção mais Limpa, assim como possibilitam maior organização e previsibilidade para as atividades das áreas de meio ambiente.

A sua empresa gera diversos resíduos e não sabe a forma correta e ambientalmente adequada para o descarte? Vocês monitoram o volume de geração e qual a destinação dada a cada tipo de resíduo?

A VG Resíduos é uma empresa especializada em gestão de resíduos. Através da plataforma VG Resíduos é apresentado para sua empresa uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Portanto, para encontrar o fornecedor de resíduos ideal para o seu negócio você deve aderir às plataformas de mercado de resíduos. O mercado permite que geradores agreguem valor aos seus resíduos ao invés de simples destiná-los a aterros sanitários e ainda tendo gastos com essa tarefa. A VG Resíduos desenvolveu uma plataforma que facilita a negociação com fornecedores.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!