mercado de residuos                    
       
22 Outubro
4 min de leitura

Saiba como sua empresa pode lucrar ao reciclar resíduos cosméticos

cover image
Reciclar resíduos cosméticos contribui para preservar os recursos naturais e para empresas lucrarem com essa destinação ambientalmente correta. Leia!
Reciclar resíduos cosméticos

Reciclar resíduos cosméticos contribui para preservar os recursos naturais e, também, é uma forma das empresas lucrarem com esse tipo de destinação ambientalmente correta.

O Brasil é o quarto maior consumidor de cosméticos no planeta, perdendo para Estados Unidos, China e Japão. Esse alto consumo gera uma dúvida em relação ao descarte de resíduos: o que fazer com os produtos que serão descartados? Os resíduos cosméticos são considerados resíduos químicos. E, necessita de um tratamento para neutralizar as substâncias nocivas à saúde humana e impedir impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, as embalagens devem receber algum tipo de tratamento antes de serem descartados.

Saiba neste texto como contribuir para a preservação ambiental e como a empresa pode lucrar ao reciclar resíduos cosméticos.

Reciclar resíduos cosméticos

Resíduos Cosméticos: destino correto

Os resíduos cosméticos são formados com componentes químicos variados e, também, as embalagens do produto. Quando descartado de forma incorreta causam problemas gravíssimos ao meio ambiente, como a contaminação das águas e solo.

Ultimamente, várias empresas que fabricam os cosméticos estão realizando o recolhimento das embalagens de cosméticos. Exemplos têm a Avon, que criou um programa para coletar embalagens e resíduos de maquiagem e esmaltes de qualquer marca. Com essa atitude a organização se preocupa com a sustentabilidade e a logística reversa, que deve ser implementada nas indústrias, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Outro fator que contribui para que as industrias passem a reciclar resíduos cosméticos são as leis ambientais. Essas leis são bem severas quando se trata do descarte de resíduos químicos. A não realização do descarte de cosméticos de forma segura e apropriada pode causar multas e perca de credibilidade da marca em questão.

Reciclar resíduos cosméticos

Reciclar resíduos cosméticos é uma alternativa lucrativa e ecologicamente correta. O primeiro passo e segregar e separar os componentes. Desta forma serão minimizados os impactos ambientais.

Saiba quatro dicas eficientes para localizar geradores de resíduos químicos.

Como reciclar resíduos cosméticos?

Reciclar resíduos cosméticos

O procedimento de reciclagem de resíduos cosméticos é também conhecido como reciclagem química.

Nesta reciclagem ocorre transformação química do resíduo de maneira que este se torne utilizável. Basicamente, nesse processo o resíduo é transformado em matéria-prima novamente.

Quando uma empresa investe em reciclagem de cosméticos, ela demonstra a preocupação que tem em preservar os recursos naturais e promover a conscientização coletiva.

O primeiro passo para reciclar resíduos cosméticos acontece com a retirada dos produtos. As embalagens são separadas e, posteriormente, os processos químicos são realizados.

Sabe quais as principais perguntas e respostas sobre reciclagem.

Vantagens de reciclar resíduos cosméticos

A reciclagem de resíduos cosméticos beneficia o ambiente, pois diminui o gasto de energia empregado na produção de novos produtos, principalmente de embalagens. Além disso, diminui a emissão de poluentes.

Com relação às embalagens, que na maioria são plásticas, a reciclagem é vantajosa por possibilitar que diversos tipos de plásticos possam ser misturados num mesmo processo.

Tudo que você precisa saber sobre reciclagem de plásticos.

O lucro que vem do lixo!

Reciclar resíduos cosméticos

Ao reciclar resíduos cosméticos alguns componentes poderão ser aproveitados dentro de uma cadeia produtiva, gerando economia de matérias-primas retiradas do meio ambiente.

Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um ambiente onde empresas tratadoras encontram geradores de resíduos, ou vice versa. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

Com a instituição da PNRS, através da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, os geradores passaram a ser responsáveis pelo destino correto de todos os resíduos que produzem. Dessa forma, as empresas precisam atentar para a correta destinação dos resíduos.

Reciclar resíduos cosméticos

Nesse contexto, por meio do mercado de resíduos, surge uma oportunidade de cumprir as novas regras da PNRS e gerar receita a partir dela.

O mercado de resíduos possibilita agregar valor aos resíduos, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos.

Ofertar o serviço de tratamento dos resíduos cosméticos pela plataforma permite à empresa promover seu negócio, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais.

Nessas plataformas de negociação os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

A negociação online de resíduos é um importante instrumento de gerenciamento de resíduos.

Leia mais: Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!

Como lucrar com a plataforma Mercado de Resíduos?

Reciclar resíduos cosméticos

O software de negociação online de resíduos da VG Resíduos permite que qualquer empresa do Brasil todo se cadastre para vender o seu serviço de tratamento de resíduos através da reciclagem.

O sistema é 100% online, com acesso 24 horas por dia. A plataforma é bem simples e didática.

Na plataforma empresas tratadoras de resíduos interagem com aquelas que querem reutilizar os resíduos em seus processos ou com industrias de cosméticos que precisam destinar os resíduos.

No Mercado de resíduos o comprador tem acesso gratuito para visualização e cadastro de resíduos, com opção de contratação de funcionalidades exclusivas. O vendedor tem opções de contrato semestral e anual. Os contratos mensais podem ser firmados para veiculação de anúncio.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

Assim sendo, concluímos que reciclar resíduos cosméticos é uma solução que busca mantê-los fora dos aterros e ajuda as empresas lucrar e preservar a natureza. O alto consumo dos cosméticos permite que esse tipo de tratamento seja promissor para as tratadoras. É muito resíduo que precisa de tratamento adequado antes ao invés de ser descartado em aterros. Para lucrar mais com a reciclagem, essas empresas podem realizar a negociação online dos produtos.  Portanto o ideal é fazer parte das plataformas online de compra e venda de resíduos. As plataformas facilita essa conexão entre geradores e compradores.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como comprar e ampliar seu negócio ao negociar resíduos online?

Reciclar resíduos cosméticos
seta para cima