reciclagem                    
       
26 Junho
5 min de leitura

Seis dicas para sua empresa lucrar reciclando canudos plásticos

cover image
Muitas empresas tratadoras têm procurado lucrar reciclando canudos plásticos. Por isso, daremos a seguir seis dicas fundamentais para sua empresa. Leia!
lucrar reciclando canudos plásticos

Muitas empresas tratadoras têm procurado lucrar reciclando canudos plásticos. Por isso, daremos a seguir seis dicas fundamentais para sua empresa.

O canudo plástico se tornou tema de notícias recentes. Este produto tem sido acusado de causar danos profundos à vida marinha, especialmente aos animais que acabam confundindo-o com comida e morrem após tê-lo preso ao seu sistema digestório.

Por isso, muitas cidades ao redor do mundo têm adotado medidas contra o uso de canudos plásticos, desde o incentivo ao abandono do material até a proibição por lei de sua utilização nos estabelecimentos comerciais.

O artigo de hoje falará especificamente sobre como lucrar reciclando canudos plásticos. Vamos lá?

Leia também: Como obter lucro utilizando restos de alimentos para fazer adubo?

1 - Faça parcerias com grandes eventos

lucrar reciclando canudos plásticos

Como dissemos na introdução, coletar manualmente os canudos plásticos não é uma boa ideia. São necessárias muitas horas de trabalho para recolher apenas um único quilo do material, uma vez que ele é muito leve. Por isso, o ideal é partir para locais de grande concentração do uso de canudos, um bom exemplo são as festas e grandes shows.

O ideal é que sua empresa, ao fazer a parceria com a organização do evento, disponibilize recipientes específicos para receber os canudos. De preferência, faça uma sinalização bem chamativa e, em conjunto com a organização do evento, procure informar que naquele local existe preocupação com o dano ambiental causado pelo descarte dos canudos na natureza.

Assim, as pessoas irão voluntariamente depositar os canudos usados no recipiente, o que eliminará boa parte do trabalho de coleta manual. Mas nada impede que ela seja feita, pois em geral no fim dos eventos a equipe de limpeza vem recolhendo os materiais recicláveis deixados no chão.

Portanto peça a sua equipe que colete também os canudos que sobraram e deixe-os no recipiente adequado, porque certamente os frequentadores do evento não deixarão 100% do resíduo nos recipientes adequados.

gestao de compra e venda de residuos

2 - Faça parcerias com grandes estabelecimentos

lucrar reciclando canudos plásticos

Grandes estabelecimentos alimentícios são uma ótima fonte de canudos, lembre-se que coletar em grandes quantidades é ideal para que sua empresa possa lucrar reciclando canudos plásticos. Locais com grande concentração de pessoas consumindo bebidas que, em geral utilizam canudos são uma excelente oportunidade de conseguir o material.

Um bom exemplo são os shoppings centers, estes locais recebem milhares de pessoas diariamente, boa parte delas concentram-se em praças de alimentação e cinemas, isso faz com que haja um grande consumo de canudos, pois uma parte significativa desta utilização é feita em fast-foods e nas lanchonetes que atendem ao cinema. Boa parte destes estabelecimentos fornecem canudos em suas bebidas.

Confira: Quais prejuízos pode ter o tratador sem licença ambiental?

3 - Realize compactação e trituração

Uma dica fundamental para que sua empresa possa lucrar com a reciclagem de canudos plásticos é a compactação do material. Uma vez recolhido ele pode ser compactado em fardos mais densos, o que eleva a capacidade de armazenamento do seu galpão e do caminhão e possibilita que o material seja vendido aos centros de reciclagem química de plástico.

Sem a compactação, dificilmente os canudos plásticos poderão ser vendidos, pois seu baixo peso unitário dificulta o armazenamento, transporte e condicionamento final do produto.

Já as empresas que vão fornecer os canudos para centros de reciclagem química, os quais transformarão os canudinhos em matéria prima nova e pronta para uso nas indústrias, poderão também triturar o resíduo antes da compactação, assim o rendimento do enfardamento é maior ainda e o aproveitamento final do material é mais aproveitado, pois os detritos são mais fáceis de serem absorvidos pelo processo químico do que materiais inteiros.

Saiba mais: 4 passos para localizar geradores de resíduos inertes

4 - Destine o material para fazer artesanato

lucrar reciclando canudos plásticos

Uma dica para sua empresa lucrar mais com a reciclagem de canudos plásticos é a destinação do resíduo para centros de artesanato. Estes locais são excelentes para a destinação porque podem agregar muito valor aos canudos em poucas horas de trabalho.

Por exemplo, cada canudo será vendido por uma fração de centavos à indústria recicladora, contudo, para os centros de artesanato, menos de 1 kg de canudos equivalerá, em poucas horas de trabalho, dezenas de reais.

Os centros de artesanato também têm a vantagem de poder receber os canudos de estabelecimentos menores, uma vez que seu consumo é grande, mas nem chega perto dos números necessários à viabilização do processo em uma indústria. Pois nestas, só é viável reciclar os canudos plásticos na casa das toneladas.

5 - Destine o material para confecção de bijuterias

Uma opção bastante similar aos centros de artesanato são os centros de bijuterias, estes adornos ficaram famosos após a divulgação na internet do trabalho de artistas que usam, dentre suas matérias primas, os canudos plásticos.

O caso dos centros de bijuterias é bastante similar ao dos centros de artesanato, em poucas horas eles podem transformar materiais que valem uma fração de centavos em produtos que podem ser vendidos por um valor significativamente maior.

6 - Saiba como lucrar reciclando canudos plásticos

lucrar reciclando canudos plásticos

Para lucrar com a reciclagem de canudos plásticos, o ideal é que sua empresa tenha acesso a milhares de tratadores espalhados pelo Brasil. Assim certamente o melhor preço pago pelo resíduo aparecerá e você poderá fazer a destinação com uma empresa próxima à sua localidade.

Uma plataforma que vem ganhando espaço no Brasil é o Mercado de Resíduos. Ela permite que as empresas tenham acesso a uma rede de milhares de tratadores, todos com suas licenças validadas e disponíveis para dar lances nos resíduos das empresas cadastradas na plataforma.

Certamente ganhar dinheiro com a reciclagem de canudos plásticos é um desafio enorme, dadas as dificuldades impostas pela própria natureza do resíduo. Contudo, é também uma excelente oportunidade, visto que muitas organizações ignoram este material e simplesmente não se dão conta de que é possível lucrar com ele. Quem souber aproveitar esta oportunidade agora, sairá na frente em sua região.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Qual a influência da ISO 14001 no tratamento de resíduos?

Gerenciamento de resíduos
seta para cima