descarte de residuos                    
       
14 Junho
5 min de leitura

Seis vantagens na promoção do descarte sustentável

cover image
Confira algumas razões pelas quais sua empresa deve implantar o sistema de gestão de resíduos com descarte sustentável. Dicas simples e práticas

Confira algumas razões pelas quais sua empresa deve implantar o sistema de gestão de resíduos com descarte sustentável

1 - Garantir espaço e ajudar outras pessoas

Sabe aquela sala onde ficam todas as coisas que não funcionam, não são usadas, mas que ninguém sabe o que fazer com elas?

Tanto do ponto de vista de Gestão e Controle da Qualidade quando do ponto de vista de Gestão Ambiental, essa “sala dos horrores” deve ser banida urgentemente. Lembre-se que as ações do 5S podem e devem ser aplicadas a todos os seus espaços da sua empresa.

Pense no que poderia ser feito com aquele espaço, depois de se librar de toda aquela “tralha”. Esse espaço poderia ter uma função operacional ou ser usado como um espaço de descanso e/ou lazer para seus colaboradores, por exemplo.

A questão é que cômodos que acumulam coisas que não são mais usadas, são um desperdício. E desperdício é algo que nenhuma empresa pode ser dar ao luxo de ter. Não é mesmo?

Faça uma segregação desse material que não está mais sendo utilizado. Selecione quais podem ser desmontados e enviados para reciclagem ou reaproveitamento. Alguns ainda deles funcionam, mais não são mais usados pela empresa? Ótimo! Faça uma boa ação e doe para instituições filantrópicas. Todos saem ganhando.

2 - Proteger solo e lençol freático de contaminação por metais pesados

A primeira alerta é que nunca sejam descartados notebooks, computadores, celulares e tablets no lixo comum! Todos esses eletrônicos possuem metais pesados em sua composição, como chumbo, mercúrio, cádmio, arsênio etc. Se forem jogados no lixo comum, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos.

Depois da instituição da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), a logística reversa tornou-se obrigatória para resíduos que precisam de destinação especial, como os casos dos eletrônicos. Entre em contato com essas empresas e saiba onde são os postos de coleta de resíduos eletrônicos.

Sua empresa produz produtos eletrônicos e quer opções de um descarte sustentável para esses resíduos? O co-processamento pode ser uma ótima opção.

Preocupados com a problemática do lixo eletrônico, alguns estados, como São Paulo, tem criados legislação específica para garantir que todos realizem o descarte sustentável. Busque saber se esse é o caso do local da empresa.

Outro material que possui metais pesados, e que também precisa ter destinação especial, são as lâmpadas fluorescentes. Devido à busca pela maior eficiência energética, e menor dano ambiental, as lâmpadas fluorescentes estão sendo gradativamente substituídas pelas lâmpadas de neon.

Caso deseje fazer essa substituição na sua empresa, lembre-se que as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio (um metal extremamente tóxico). Assim como os resíduos eletrônicos, caso não tenham o descarte sustentável, poderão por em risco a qualidade de solo e lençóis freáticos. Apesar da característica tóxica, as lâmpadas fluorescentes podem ser recicladas.

Durante o processo de reciclagem, o sistema a vácuo associado a altas temperaturas separa o mercúrio dos outros elementos que compõem a lâmpada, que podem ser reutilizados pelas indústrias.

Para reciclar a lâmpada fluorescente basta levá-la ao posto de reciclagem indicado pelo fabricante ou procurar na internet empresas especializadas nesse serviço.

3 - Mantém controle sobre pragas e vetores de doenças

Quando os resíduos são jogados de forma indiscriminada, sem seleção e destinação adequada, existe um crescente acúmulo do que é popularmente conhecido como “entulho”.

O termo “entulho” também é usado na construção civil para designar resto de construção ou demolição, e que podem ser utilizados para nivelar o terreno.

Mas neste momento, estamos falando de uma maneira mais ampla. Estamos falando do entulho como um grande volume de resíduos, sem qualquer tipo de segregação, que são dispostos de forma desorganizada e caótica. Na verdade, caos é uma palavra perfeita para essa definição.

Uma vez que não existe seleção ou controle sobre os resíduos despejados, também não existe qualquer tipo de controle sobre pragas que possam se alojar e se proliferar nesses entulhos. Assim, há um grande potencial para proliferação de ratos, baratas, insetos e todos os tipos de doenças associados a estes vetores.

É muito comum vemos alertas no Brasil contra epidemias de Dengue**,** Zika e a Febre Chikungunya. Doenças estas que já causaram muitas perdas para a sociedade em geral. E o descarte sustentável certamente é uma forma de combater o vetor dessas doenças.

Portanto, encontrar uma solução para os entulhos é uma questão crítica para o Sistema de Gestão Ambiental e Gestão de Qualidade de uma empresa. As empresas que buscam certificação ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, de uma forma especial, precisam atentas a esta questão.

Mesmo quando for necessário armazenamento interno de resíduos, estes devem ser preparados para evitar a entrada de pragas. Os resíduos devem ser devidamente segregados e a logística deve garantir que eles não fiquem muito tempo armazenados.

O descarte sustentável é uma vantagem para a empresa, para o meio ambiente e para a saúde pública.

4 - Garante confiabilidade à sua empresa

Uma organização que pratica o descarte sustentável é uma empresa que se preocupa com os detalhes para garantir o sucesso do todo. A atenção apropriada com os resíduos, não apenas garante o cumprimento de requisitos ambientais e a redução de passivos ambientes.

Uma empresa preocupada com o descarte sustentável de seus resíduos tem a imagem relacionada à segurança e confiabilidade diante dos clientes e da sociedade em geral. É uma empresa que conquista a atenção, a preferência e a fidelização de todas as partes interessadas. De forma mais direta, sua empresa pode utilizar-se inclusive de um marketing verde.

5 -  Redução da pressão sobre os recursos naturais

Segundo dados apresentados pelo Ministério do Meio Ambiente, o descarte sustentável pode reduzir de forma significativa a pressão sobre os recursos naturais.

O MMA estima que a reciclagem de uma única lata de alumínio economiza energia suficiente para manter uma TV ligada durante três horas. Para produzir uma tonelada de papel é preciso 100 mil litros de água e 5 mil KW de energia. Mas para produzir a mesma quantidade de papel reciclado, são usados apenas 2 mil litros de água e 50% da energia. Veja outros dados abaixo interessantes:

  • Cada 100 toneladas de plástico reciclado economizam 1 tonelada de petróleo.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 10mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas.
  • Um quilo de vidro quebrado faz 1kg de vidro novo e pode ser infinitamente reciclado.

Estes são apenas alguns exemplos de como o meio ambiente é favorecido pela prática do descarte sustentável.

6 - Lucro no mercado de resíduos

O descarte sustentável dos resíduos pode render lucro por meio da compra e venda no mercado de resíduos. Sua empresa pode comprar e reaproveitar resíduos de outras empresas e reduzir custo com a matéria prima e transporte; Ou vender resíduos para outras empresas.

Para entrar nos mercado de resíduos, não são necessários grandes volumes. Apenas volumes que tragam lucro, na compra e venda, depois de deduzidos os custos com transporte .As vantagens associadas ao descarte sustentável incluem várias esferas de retorno.

Se você não quer mais perder tempo e dinheiro, entre em contato com VG Resíduos e saiba como fazer a Gestão de Resíduos da sua empresa.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima