×

Ser uma empresa verde é bom para os negócios?

Ser uma empresa verde é bom para os negócios?
5 (100%) 1 voto

empresa verde

Vale ou não a pena ter o conceito de sustentabilidade atrelada à marca da sua empresa? Essa é uma questão que precisa ser refletida e colocada na balança, afinal no mundo dos negócios, o lucro define a sobrevivência ou falência de uma companhia

 

Um ponto que as organizações precisam entender é que sustentabilidade no âmbito ambiental é muito maior do que um selo de empresa verde. O conceito precisa fazer parte dos processos e dos valores da organização.

Isso porque se o princípio não for algo real e consistente, não será valorizado e nem aceito pelo mercado, funcionários e, principalmente, pelos clientes.

Portanto, ser uma empresa sustentável não é envolver-se simplesmente com a divulgação de uma bandeira, mas assimilar o conceito nos processos, atividades e na realidade do dia a dia da organização.

Mas para quê fazer todo esse esforço? De que maneira a sustentabilidade ambiental pode tornar minha empresa mais rentável?

Essas são as principais questões que devem ser pensadas e planejadas para que a busca do selo verde não seja uma mera tendência sem finalidade e relevância para o empreendimento.

Vale a pena ser empresa verde sustentável?

Uma estratégia que tem sido muito utilizada no mercado é a adoção do Marketing Verde. O Marketing Verde, também conhecido como e-comarketing, trata-se de uma proposta de promoção do negócio a partir da divulgação das ações da empresa, seja em relação aos produtos, serviços ou processos, de forma ambientalmente correta ou seja, em paz com o meio ambiente.

A principal finalidade é mostrar que a organização possui uma consciência ecológica e trabalha por isso.

Essa prática tem se espalhado pelas corporações, uma vez que a preservação do meio ambiente é uma questão aflorada em diversos âmbitos da sociedade.

Não apenas entre os consumidores, como também pela imprensa e pelos órgãos fiscais.

Marcas que lucram com a imagem sustentável

empresa verde

Neste sentido, muitas organizações tem feito uso do marketing verde como inclusive uma forma de proposta da empresa. Podemos citar diversos exemplos, mas uma empresa brasileira que se destaca neste quesito é a Natura.

A ideia do ecologicamente correto está presente nas embalagens, na criação dos produtos, nos processos internos e nos valores difundidos pela organização.

A estratégia tem feito a Natura lucrar milhões e apresentar um crescimento considerável nos últimos anos.

Outra organização que utiliza uma imagem sustentável é a empresa de supermercados Pão de Açúcar.

A rede de hipermercados lançou o projeto Caras do Brasil, iniciativa do próprio Pão de Açúcar que consiste em colocar produtos de pequenos agricultores à disposição dos consumidores.

Embora a empresa não seja tão incisiva quanto a Natura, o grupo Pão de Açúcar já traça algumas estratégias voltadas para o marketing verde.

Há várias ações pontuais também de algumas organizações como a Adidas e a Melissa que lançaram recentemente produtos com materiais sustentáveis.

Enquanto a Adidas conseguiu elaborar o primeiro par feito com Biosteel, a Melissa produziu produtos a partir de matéria prima vegana.

Por que ações como essas influem positivamente para os negócios? Vejamos abaixo alguns benefícios de ter uma empresa conceito verde.

Pontos favoráveis de ser uma empresa sustentável

empresa verde

Imagem positiva da marca

Associar a sua marca a práticas sustentáveis valorizam a imagem diante do mercado já que tanto as organizações quanto a sociedade consideram favorável e positiva o cuidado e a preservação do meio ambiente.

Cumprimento das leis ambientais

Seguir as exigências legais, não é uma escolha, mas uma obrigação de qualquer empresa que deseja operar longe de sanções ambientais ou multas por descumprimento da lei.

Os regulamentos têm se tornado cada vez mais rigorosos devido as mudanças nos acordos mundiais, como tratados de responsabilidades dos países na redução da poluição e emissão de gases na atmosfera. O que influi diretamente nas indústrias.

Portanto ser uma empresa sustentável, em muitos casos, pode ser uma ação de sobrevivência do negócio.

Aceitação do mercado

Outro ponto importante em ser uma empresa sustentável é que grandes organizações muitas vezes não firmam acordos comerciais com empresas que apresentam problemas ou escândalos envolvendo acidentes ambientais.

Portanto para evitar estar atrelada a uma marca com a imagem danificada, muitas companhias solicitam comprovações de que a empresa possui práticas ambientais como certificações no sistema de gestão ambiental.

Um selo que é muito exigido tanto para licitações quanto para parcerias no setor privado é a ISO 14001.

Aumento dos lucros

empresa verde

Como citado acima, marcas que aderem a esse tipo de marketing têm obtido aumento nas vendas por diversas razões, como:

  • Maior abertura comercial entre empresas e possibilidades de aceitação em licitações;
  • Valorização da imagem e consequentemente aumento das vendas;
  • Redução de gastos devido a práticas de reciclagem ou reutilização dos resíduos;

Como se tornar uma empresa sustentável?

Agora que você já sabe que ser sustentável não é apenas relevante, mas necessário, vejamos algumas dicas simples para iniciar o processo rumo a conquista do selo verde.

Envolva sua equipe

Como informado no início deste artigo é importante que a sustentabilidade ambiental esteja presente nos valores da sua organização. Portanto, a diretoria deve envolver-se, já que é a parte fundamental para o todo da empresa.

Quanto aos colaboradores, existem algumas ações simples que podem auxiliar no envolvimento da equipe e na divulgação da nova visão da empresa. Abaixo citamos algumas ideias.

  • Promova reuniões e palestras de conscientização dos colaboradores;
  • Afixe materiais educativos pela empresa;
  • Utilize ações internas de preservação do meio ambiente, como lixeiras seletivas, uso de materiais recicláveis, como por exemplo para impressões ou cópias;
  • Evite uso de copos descartáveis, entre outras ações;

Promova a destinação correta dos resíduos

É essencial que a sustentabilidade faça parte das ações da sua empresa. Portanto os resíduos que são gerados precisam ser destinados de forma correta ou até mesmo reutilizados.

Há organizações que atuam neste universo para auxiliar as empresas quanto a destinação correta como a VG Resíduos. A startup mineira possui um software conhecido como Mercado de Resíduos que promove o encontro entre compradores e vendedores de resíduos.

Desse modo, além de destinar corretamente, uma vez que as empresas cadastradas possuem licenças ambientais, é possível lucrar com o que antes era lixo.

A VG Resíduos também auxilia na questão dos documentos que devem ser emitidos aos órgãos competentes no que diz respeito ao cumprimento fiscal.

Seja parceira de empresas sustentáveis

Procure parceiros e prestadores de serviços que possuem responsabilidade ambiental, já que sua marca pode estar atrelada a imagem dela.

Organizações como a Copygreen Outsourcing é um bom exemplo de empresa que se preocupa em não apenas operar sustentavelmente como também gerar boas práticas para os clientes.

Todos os resíduos gerados por ela durante a contratação do serviço de outsourcing de impressão são 100% destinados corretamente. Portanto, as organizações que terceirizam o setor de cópias conta também com esse diferencial, além da qualidade da locação das impressoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2018