Sete dicas para encontrar fornecedor qualificado para destinar resíduos

Sete dicas para encontrar fornecedor qualificado para destinar resíduos
Avalie este post

Encontrar fornecedor qualificado para destinar resíduos é ponto importante para as organizações que desejam ser reconhecidas pelo seu nível de excelência. Além disso, evita que os impactos negativos de uma má gestão de resíduos denigram sua imagem perante os clientes, uma vez que o mercado exige mais delas em relação à gestão ambiental e a sustentabilidade.

É importante que os fornecedores estejam alinhados com á estratégica da empresa, principalmente com a política voltada para preservação ambiental. Confira sete dicas para encontrar o fornecedor ideal para destinar seu resíduo!

Dicas para encontrar fornecedor qualificado para destinar resíduos

O mercado de resíduos cresceu muito nos últimos anos com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da lei 12.305/10. Com a lei os geradores começaram a se preocupar com as formas de destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.

A lei determina que o gerador busque alternativas para destinar o resíduo protegendo o meio ambiente. A PNRS através dessas determinações trouxe várias vantagens para que os tratadores aumentassem seus lucros negociando os resíduos de outras organizações.

Para negociar melhor com os fornecedores para destinar resíduos e conseguir negócios mais rentáveis, iremos sugerir algumas dicas. Confira:

1- Pesquise quem fornece o que a sua empresa precisa

Pesquise quem fornece o serviço que sua empresa precisa, sempre observando o menor preço. Contudo é importante também que seja verificado quais fornecedores oferecem o serviço com maior qualidade.

É imprescindível contratar um fornecedor experiente e confiável para o tratamento, transporte e destinação final do seu resíduo.

2 – Procure no Mercado de resíduos

Atualmente, a popularização da internet para compra e venda de qualquer produto se tornou a melhor opção para a empresa localizar fornecedores qualificados para destinar resíduos.

As vantagens em utilizar a internet são o ganho de tempo e poder maior de negociação, pois é possível realizar uma pesquisa rápida e identificar bons fornecedores.

A internet trouxe um processo de contratação mais rápido acabando com a perda de tempo.

Hoje é possível localizar fornecedores a partir de paginas da internet que reúnem várias empresas que fornece serviço para destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.

O Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um desses ambientes onde geradores encontram tratadores qualificados. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e geradores.

A plataforma é uma excelente alternativa que beneficia a todos, gerador e fornecedor.

Já o software da VG Resíduos ajuda o gerador a encontrar fornecedor qualificado para destinação de resíduos, realizando a homologação de fornecedores, exigindo que todas as licenças ativas sejam carregadas (pelo fornecedor ou comprador). Além disso, a plataforma notifica os usuários quando uma licença está prestes a vencer ou já venceu, impedindo-os de participar do mercado até que esta seja atualizada.

 3 – Procure anúncios sobre o serviço de tratamento em sites específicos

Uma boa dica para conseguir fornecedores qualificados para destinar resíduos e pesquisar por anúncio do tipo de serviço que a empresa fornece para esses geradores.

Portanto, pesquise os possíveis setores da economia que tratam seus resíduos através do Google.

Também, podem ser encontrados bons fornecedores através de buscas e anúncios nas redes sociais, especialmente Facebook e Linkedin.

4 – Pesquise sobre a qualidade do serviço prestado pelo fornecedor

Avalie a qualidade do fornecedor, se cumpri o contrato, se o serviço oferecido é o negociado. O histórico de clientes que já atendeu é uma forma de avaliar a qualidade do serviço do fornecedor.

Uma pesquisa básica na internet mostra se há reclamações, qual a avaliação deste fornecedor, qual a relação dele com o cumprimento das leis e etc.

5 – Certifique-se que o fornecedor cumpre as leis ambientais

Certifique-se que o fornecedor emite o Certificado de Destinação Final – CDF. O CDF é um documento que comprova o tratamento dos resíduos enviados para tratamento. É uma prova importante para possíveis auditorias, bem como para a comprovação da preocupação ambiental por parte da empresa.

Certifique-se também que o fornecedor possui licenças para o transporte, tratamento e comércio de resíduos. No Brasil a resolução 5232 da ANTT regulamenta normas para o transporte de resíduos.

6- Faça parcerias com outras empresas

 Algumas empresas utilizam resíduos em seus processos produtivos, substituindo a matéria prima virgem. Procure essas empresas e forneça o seu resíduo.

O ideal é que sua empresa, ao fazer a parceria com outra, disponibilize recipientes específicos para armazenar o resíduo. Além do mais, o transporte deve ser seguro. A coleta também deve ser realizada nos dias corretos.

Essas parcerias contribuem para o desenvolvimento sustentável.

7 – Procure nos leilões de resíduos

Uma novidade que surgiu há pouco tempo foi os leilões de resíduos. Nesses leilões grandes empresas organizam leilões para vender seus resíduos.

A ideia desses leilões é a mesma que os leilões comuns possuem: a disputa por resíduos junto a outras concorrentes. É dado um lance mínimo e os concorrentes disputam o resíduo oferecido ofertando outros valores. O concorrente que dê o maior lance leva o material.

Os leilões são divulgados nos sites das empresas e também nos noticiários e podem ocorrer tanto pela internet quanto presencialmente.

Essa é uma boa forma de localizar fornecedores qualificados para destinar resíduos. Além de ser uma forma de aumentar seu lucro com a venda de resíduos.

Sendo assim, para encontrar o fornecedor qualificado para destinar resíduos a empresa podem seguir essas sete dicas. Muitas organizações encontraram no Mercado de resíduos uma oportunidade para evitar a crise, uma vez que apostam na reciclagem dos resíduos, na sua reutilização, ou até mesmo na sua venda para outras instituições. Com o mercado de resíduos da VG Resíduos a sua empresa encontra os fornecedores ideais para a correta destinação de seus resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019