Sete dicas para sua empresa reduzir custos na gestão de resíduos

Sua empresa sabe reduzir custos na gestão de resíduos? A destinação ambientalmente correta dos resíduos, o correto acondicionamento e transporte, a classificação de cada tipo e o controle rigoroso para evitar impactos ambientais são questões fundamentais para uma gestão eficiente. Contudo, essas premissas geram custos para a empresa.

A gestão de resíduos não é só uma questão estratégica. É, também, uma determinação legal abordada pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Por isso, devemos ficar atentos ao controle de resíduos, desde a geração até a sua destinação final. Sendo assim, neste post, daremos sete dicas para sua empresa reduzir custos na gestão de resíduos.

Gestão de resíduos – sua importância

Fazer gestão de resíduos é uma obrigação legal instituída pela Lei 12.035/2010. Contudo, o gestor deve enxergar que o gerenciamento também é essencial para a sustentabilidade do negócio. E não só cumprir a lei sem entender os benefícios que esse processo trás.

A gestão de resíduos faz a empresa sustentável, já que busca trazer mais eficiência para a operação. Através do gerenciamento você identifica falhas no processo. Essas falhas são corrigidas e, consequentemente, a geração de resíduos diminui e os custos com matéria prima também reduz.

Além disso, garante a destinação adequada para todos os tipos de resíduos. Já que é feito uma classificação e caracterização dos mesmos.  Dependendo de suas características podem ser comercializados ou utilizados como coprodutos para outros processos.

Com a gestão de resíduos a empresa preverá metas de redução de resíduos, consequentemente os custos associados para destinação serão reduzidos.

Uma empresa que faz gestão de resíduos melhora a imagem da marca perante seus clientes, acionista e população. Pois, uma gestão realizada de forma assertiva demonstra que a organização se preocupa com o meio ambiente e com a saúde do homem.

Como a gestão de resíduos é um processo legal que as empresas devem realizar, no processo de renovação da licença ambiental é exigido evidencias que a organização realiza o gerenciamento.

Dicas para reduzir custos na gestão de resíduos

 reduzir custos na gestão de resíduos

Como vimos acima à gestão de resíduos é muito importante para a organização. Contudo gera um custo. Abaixo listaremos sete dicas para reduzir o custo e ainda como lucrar com o processo:

1º Capacite e integre a equipe

Invista na capacitação da equipe. Uma equipe capacitada, bem treinada e informada sobre a importância de se realizar a gestão de resíduos, evitar desperdícios, e principalmente, reduzir a geração de resíduos diminui os custos com a destinação. E consequentemente, com a gestão.

Integrar a equipe também é uma alternativa excelente. Para integrar a equipe devem ser desenvolvidas certas ações na organização. Como garantir as condições de trabalho adequadas, maquinários com a manutenção em dia evitando falhas de processo que podem gerar mais resíduos. Disponibilizar coletores para cada tipo de resíduos, facilitando assim a coleta e a reciclagem. É muito importante que haja um investimento em ferramentas de trabalho que torne o processo mais ágil, prático e eficiente.

2º Automatize processos de gestão de resíduos

O uso da tecnologia digital para automatizar processos de gestão de resíduos para reduzir custos surge como grande aliada para as empresas. Com a automatização o monitoramento pode ser realizado de forma sistematizada e organizada. Além disso, aumenta a agilidade dos processos, a segurança das informações e é uma ferramenta muito eficiente para comprovação de evidências para os órgãos ambientais.

A automatização de processos na gestão de resíduos é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos, principalmente na elaboração de documentos de destinação de resíduos (MTR, CDF, CADRI, etc.).

Automatizar processos na gestão de resíduos reduz custos, aumenta a produtividade e o controle de geração de resíduos.

3º Faça gestão de fornecedores

 reduzir custos na gestão de resíduos

Procure por fornecedores mais próximos, assim reduzirá o custo com o transporte de resíduos.

Pesquise quem fornece o serviço que sua empresa precisa, sempre observando o menor preço. Contudo é importante também que sejam verificados quais fornecedores oferece o serviço com maior qualidade. É imprescindível contratar um fornecedor experiente e confiável para o tratamento, transporte e destinação final do seu resíduo.

O Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um local onde geradores encontram fornecedores qualificados. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e geradores.

4º Faça gestão de rotas

A gestão de rotas possui uma função essencial na gestão de resíduos. Por meio dele, o transporte de resíduos é otimizado, os custos são reduzidos e a destinação de resíduos é maximizada.

Atualmente as geradoras de resíduos têm se empenhado para maximizar resultados para destinação de resíduos, evitando prejuízos e gastos desnecessários.

A gestão de rotas é o planejamento das rotas, ou seja, é o planejamento de qual a forma mais eficiente para transportar resíduos, qual a melhor rota e qual o itinerário mais seguro.

Além disso, na gestão são avaliados os custos, sempre buscando a forma mais econômica para a empresa.

É buscado por fornecedores mais próximos da organização e formas mais econômicas de destinação que de alguma forma trás rentabilidade e/ou economia para a instituição.

5º Mapeie a geração por fonte geradora

 reduzir custos na gestão de resíduos

Infelizmente, as empresas continuam a perder dinheiro com a gestão de resíduos porque possui uma segregação na fonte ruim, o que faz com que uma quantidade expressiva de resíduos recicláveis acabe sendo direcionado para aterros. Sendo assim aumentam os custos de destinação, em vez de gerar receita com a comercialização dos recicláveis.

As empresas devem ter em mente que mapear a geração de resíduos por fonte geradora não resulta só em gastos e trabalho extra. Quando é elaborado, implantado, executado e monitorado de maneira correta, o mapeamento é uma ferramenta importantíssima na gestão, organização e redução de custos.

Através do mapeamento é possível avaliar quais as fontes que desperdiçam matéria prima, qual a melhor forma de dispor os resíduos gerados e quais alternativas para a redução na geração de resíduos.

6º Observe a possibilidade de reciclagem

Observe a possibilidade de reciclagem de alguns resíduos. Assim, você reduz os custos com o descarte em aterros, transporte e tratamento. Esses resíduos recicláveis podem ser comercializados para que outras empresas utilizem em seus processos produtivos.

7º Utilize software de gestão da VG Resíduos

Para reduzir custos na gestão de resíduos da sua empresa, a forma mais rápida e fácil é ter um software de gestão. São vários benefícios que lhe darão a chance de deixar tarefas burocráticas e focar no que é mais importante para no gerenciamento.

O VG Resíduos é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo.

Os benefícios em ter o software da VG Resíduos são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo;
  • padroniza a comunicação com fornecedores;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;
  • permite o controle completo de documentação e licenças;
  • otimiza a elaboração de relatórios e inventários;
  • auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento;
  • sistematiza as informações em gráficos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Sendo assim, concluímos que as sete dicas para sua empresa reduzir custos na gestão de resíduos vão desde o mapeamento da geração na fonte geradora até a gestão de rotas. A organização pode desenvolver ações eficientes como a capacitação e integração da equipe na gestão de resíduos, o uso racional de insumos e a reciclagem. A VG Resíduos possui um software auxiliar, uma vez que a plataforma incentiva destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019