tecnologia para tratamento de residuos                    
       
1 Outubro
6 min de leitura

Sete motivos para investir em tecnologia na sua gestão de resíduos

cover image
Investir em tecnologia na sua gestão de resíduos otimiza todo processo, além de reduzir significativamente o desperdício e custos dentro da empresa. Leia!

Investir em tecnologia na sua gestão de resíduos otimiza todo processo, além de reduzir significativamente o desperdício e custos dentro da empresa. A tecnologia auxilia no controle total do gerenciamento, a gerar automaticamente os documentos e relatórios exigidos por lei, a encontrar o melhor preço para destinação, a realizar a gestão de seus fornecedores, entre outros benefícios.

O gerenciamento de resíduos faz parte do cotidiano de vários negócios, seja em empresas de porte pequeno ou grande. Todavia, para muitas organizações o gerenciamento correto torna-se um grande problema, devido a vários requisitos legais que devem ser cumpridos e a falta de conhecimento técnico, podendo implicar em penalidades ambientais e multas.

Portanto, a tecnologia e a inovação automatizam e integram a gestão de resíduos facilitando para a organização. Confira os sete motivos para investir em tecnologia em sua gestão de resíduos!

Por que aplicar a tecnologia na sua gestão de resíduos?

Na gestão de resíduos são gerados um número grande de informações que a empresa deve registrar e uma serie de etapas que devem ser seguidas. Por isso é importante aplicar a tecnologia para uma gestão assertiva.

A tecnologia na sua gestão de resíduos busca alternativas para otimizar o trabalho do gestor, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa. Uma vez que ao realizar a gestão de resíduos a empresa esta adotando um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento.

Sendo assim, a utilização da tecnologia auxilia a organização a promover a gestão de resíduos e a garantir que esteja sendo seguida à legislação referente ao gerenciamento (Lei 12.05/2010).

A seguir listamos sete motivos para investir em tecnologia na sua gestão de resíduos. Confira!

1º: Controle total da gestão de resíduos

Na gestão de resíduos é essencial ter controle total sobre todo o resíduo produzido dentro da empresa. Haja vista que somente assim serão tomadas decisões assertivas sobre a destinação ambientalmente correta de resíduos.

Contudo, pela grande quantidade de informações que é gerado o controle acaba ficando difícil. Imagine se esse controle fosse realizado manualmente? O risco de dados incertos ou perda de informações seria muito grande. Aumentando assim a chances de não ser compridos todos os requisitos legais.

Para facilitar esse controle surgiram no mercado softwares especializados em integrar essas informações, de forma que toda quantidade de resíduo gerado e em qual fonte geradora foram produzidos é armazenado, bem como o destino desses resíduos.

Esse controle facilita a gestão de resíduos permitindo localizar e identificar cada resíduo gerado nos processos da organização. Permite o acesso ao histórico do material até seu destino final, fornecendo, de modo estruturado e organizado, informações detalhadas referentes à coleta, ao transporte, ao recebimento, ao tratamento e o descarte final.

2º: Controle total dos documentos de gestão de resíduos

 

Não há dúvidas no quanto uma solução tecnológica pode ajudar a empresa a melhorar seu controle da geração de resíduos. No entanto, ao escolher por um sistema especializado em gestão de resíduos, é preciso estar atento a alguns fatores importantes, como o controle de documentos.

Para evitar sanções ambientais é importante que a empresa esteja sempre em dia com a documentação referente a licenças e autorizações de transporte e descarte adequado de resíduos.

controle da informação documentada é um ponto crucial para manter a gestão ativa e funcionando corretamente. É por meio desse controle que informações sobre a geração de resíduos das empresas são registradas e mantidas seguras.

Na gestão de resíduos, o controle de documentos é muito importante por causa da imensa gama de obrigações ambientais e das normas estabelecidas pela legislação ambiental. Manter tudo atualizado e acessível é importante uma vez que a organização deve comprovar o transporte e destinação final dos resíduos.

Através da tecnologia é possível armazenar esses documentos, garantindo que eles não serão perdidos. Além disso, o acesso é muito mais rápido e confiável.

3º: Geração automática de documentos e relatórios

Para gestão de resíduos é exigido que as empresas disponibilizem aos órgãos ambientais uma serie de documentos e relatórios, tais como: CADRI, CDF, MTR, Inventário de Resíduos, entre outros.

Com a tecnologia é possível gerar automaticamente esses documentos e relatórios. Através dela todas as informações e registros de destinação do resíduo, bem como os dados dos transportadores e tratadores dos resíduos são sincronizados gerando os documentos necessários exigidos pelos órgãos ambientais que comprovam o gerenciamento correto dos resíduos.

O uso da tecnologia facilita na elaboração desses documentos e relatórios.

4º: Facilidade na divulgação de informações aos órgãos ambientais

A disponibilização de informações para órgãos ambientais de documentos e relatórios que comprovam a destinação final de resíduos de forma segura e confiável serve para afastar sanções ambientais.

O primeiro passo para disponibilizar informações para órgão ambientais sobre a destinação de resíduos de maneira ordenada e confiável é eliminando as planilhas da gestão de resíduos, substituindo-as por software de gestão. Sendo assim o processo de gerenciamento será simplificado e otimizado.

Muito desses softwares são sincronizados com os sistemas dos órgãos ambientais. Basta apenas um clique é toda a informação pertinente é enviada diretamente para eles.

Além disso, essas tecnologias possuem um sistema de alerta no qual evita que os documentos e relatórios não sejam enviados nos prazos certos.

5º: Facilidade para encontrar fornecedores qualificados

Encontrar fornecedor qualificado para destinar resíduos é ponto importante na gestão de resíduos. É necessário que os fornecedores estejam alinhados com á estratégica da empresa, principalmente com a política voltada para preservação ambiental.

Utilizando a tecnologia, como paginas de pesquisa da internet ou plataformas especializadas em gestão de resíduos, a empresa encontra quem fornece o serviço que precisa. Sempre observando o menor preço e a qualidade na prestação do serviço.

A tecnologia trouxe um processo de contratação de fornecedores mais rápido acabando com a perda de tempo.

6º: Gestão de licenças e fornecedores

Uma excelente opção para evitar problemas na gestão de licenças e fornecedores é por meio da tecnologia de informação. Através da tecnologia a empresa terá uma gestão de qualidade implementada de forma prática, continuada e altamente eficiente.

Com o uso da tecnologia na gestão de licenças e fornecedores a organização terá mais controle dos contratos com fornecedores, dos certificados de destinação e transporte de resíduos, além das licenças ambientais e dos atestados de tratamento adequado dos resíduos.

7º: Facilidade para vender resíduos pelo melhor preço

As empresas podem vender seus resíduos e ganhar dinheiro com isso, você sabia? Atualmente, há alternativas rentáveis para os materiais que anteriormente só tinham como destino os aterros.

Para aumentar a sua lucratividade com resíduos a empresa pode utilizar a tecnologia a seu favor.  Basta aderir ao mercado de resíduos disponíveis em paginas da internet. Por meio dele as empresas geradoras podem comercializar resíduos, mas também trocar e comprar, além de contratar fornecedores para transporte e tratamento.

Sendo assim, percebe-se que investir em tecnologia na sua gestão de resíduos só facilita o processo. A tecnologia evita que erros sejam cometidos, como não cumprimento de requisitos legais, a contratação de fornecedores não qualificados, a perda de informações pertinentes. Além disso, com ela o gestor ganha mais tempo e consegue encontrar alternativas mais lucrativas para a destinação do resíduo. A VG Resíduos possui toda a tecnologia necessária para uma gestão de resíduos eficiente. Contamos com um software de gestão que controla e gera documentos e relatórios automaticamente. Além disso, a plataforma de compra e venda de resíduos contribui para o crescimento econômico da organização.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima