controle de residuos                    
       
15 Outubro
4 min de leitura

Sete vantagens de ter um software para controle de licenças ambientais

cover image
É muito importante ter um software para controle de licenças ambientais, uma vez que previne a perda de prazo, multas, etc. Saiba mais!

É muito importante ter um software para controle de licenças ambientais, uma vez que existem regras estabelecidas de medidas de controle ambiental. O controle de licenças ambientais através de softwares de gestão previne a perda de prazo, multas, interdições, paralisações das atividades, evita a diminuição no tempo da licença, etc.

Confira sete vantagens de utilizar um software para esse controle!

1ª Vantagem: Previne a perda de prazo

As licenças ambientais existentes são: licença prévia, licença de instalação e licença de operação.

A licença prévia é destinada á aprovação do projeto. Para isso são considerada a localização e viabilidade. O prazo desta licença é de no máximo 05 anos.

Após conseguir a licença previa, a empresa deve buscar a licença de instalação. Esta autoriza a instalação do empreendimento conforme o projeto previamente aprovado. O prazo desta licença é de no máximo de 06 anos.

Por fim, vem à licença de operação que permite a operação da organização, desde que as condições estabelecidas nas licenças anteriores tenham sido cumpridas. Esta licença terá prazo mínimo de 04 anos e máximo de 10 anos.

A empresa dever ter controle de licenças ambientais, principalmente desta ultima. Se o prazo da licença se encerrar a organização não pode realizar a atividade sobre risco de sanções legais. Dentre o controle esta o controle sobre as licenças de seus fornecedores de transporte e destinação de resíduos.

Com softwares de gestão esse controle dos prazos é facilitado. Pois o sistema emite alerta dos prazos, evitando assim que a empresa descumpra a lei.

2ª Vantagem: Organiza a documentação da licença ambiental

Para qualquer empresa, ter arquivos organizados é fundamental para garantir a segurança das operações e conseguir bons resultados nos negócios.

No controle de licenças ambientais, o controle de documentos é muito importante por causa da imensa gama de obrigações ambientais e das normas estabelecidas pela legislação ambiental.

Manter tudo atualizado e acessível é importante uma vez que a organização deve comprovar o transporte e destinação final dos resíduos.

A melhor maneira de gerir todos os documentos comprobatórios necessários é com o uso de ferramentas que auxiliem no arquivamento de documentos, como softwares de gestão.

Na plataforma VG Resíduos é possível realizar a gestão completa dos documentos necessários para o licenciamento ambiental. Inclusive documentos de seus fornecedores.

3ª Vantagem: Controla as condicionantes

As condicionantes são compromissos que a organização assume com o Órgão Ambiental para a obtenção das licenças prévias, de instalação e de operação. Esta documentação é parte importante para a garantia da conformidade e sustentabilidade do empreendimento.

Os softwares fazem o controle das condicionantes através de alerta sobre prazos das condicionantes de cada licença, a fim de assegurar a sua devida execução. Além disso, é possível monitorar seus status.

4ª Vantagem: Controla as licenças dos fornecedores

Para prevenir às multas e penalizações por não cumprimento das leis ambientais as empresas têm a cada dia pensando em formas de gerenciar os resíduos e ter controle sobre os seus fornecedores de serviços de tratamento e destinação final de resíduos.

A gestão de licenças dos fornecedores nada mais é que:

  • qualificar e avaliar um fornecedor que esteja devidamente cadastrado junto aos órgãos competentes, com credenciamento em dia e contratos adequados para as atividades relacionadas aos resíduos;
  • controlar e emitir dentro do prazo os certificados para destinação de resíduos com possível impacto ambiental. Garantindo, assim, a autorização para realizar o transporte para tratamento dos resíduos;
  • controlar as licenças e condicionantes referente ao gerenciamento de resíduos.

Os softwares de gestão torna esse processo mais fácil. Com o auxilio dessa ferramenta o seu negócio passa a contar com ferramentas de contagem de prazos para controle de condicionantes e licenças; a automatização dos processos de comunicação; a emissão de alertas para coleta; registro e conferência de comprovantes e todos os tradicionais documentos referentes ao tratamento e disposição/destinação final de resíduos.

5ª Vantagem: Emite relatórios ambientais

Os relatórios ambientais apresentam estatísticas relacionadas às condicionantes, atividades, programas ambientais e cronogramas de projetos.

Através das informações inseridas nos softwares de controle de licenças ambientais é possível emitir esses relatórios que auxiliam nas tomas de decisões.

6ª Vantagem: Controla as informações complementares.

Para obter a licença ambiental as empresas devem apresentar uma série de documentos, relatórios e estudos. Os documentos variam de acordo com o tipo de empreendimento e licença a ser concedida. Todavia, a organização deve ter controle sobre essas informações.

Veja a seguir alguns dos documentos e relatórios exigidos:

  1. a) Memorial descritivo do projeto
  2. b) Avaliação ambiental inicial ou estudo preliminar
  3. c) Plano de fechamento
  4. d) Cadastros Técnicos junto ao O IBAMA
  5. e) Anotação de Responsabilidade Técnica – ART
  6. f) Plano de Controle Ambiental (PCA)
  7. g) Relatório de Controle Ambiental (RCA)
  8. h) Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRA)
  9. i) Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
  10. j) Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

Os softwares controlam essas informações complementares, que são os possíveis documentos solicitados pelo órgão, após a empresa protocolar no mesmo.

7ª Vantagem: Evita multas, interdições e paralisações das atividades

Evitar sanções ambientais é uma grande preocupação das empresas.  O controle de licenças ambientais é um dos passos necessários para se evitar sérios impactos ambientais e se alcançar o comprometimento sustentável, inclusive por determinação da legislação ambiental brasileira.

OS softwares de controle de licenças ambientais evita que as empresas sofram sanções como: multas, interdições e paralisações das atividades.

Sendo assim, ter controle de licenças ambientais é importante para que a empresa evite problemas com os órgãos ambientais. Com o software da VG Resíduos esse controle é facilitado. Haja vista que através dele é possível manter todos os dados relativos à destinação de resíduos armazenados na plataforma, permitindo a manutenção em um ambiente único e confiável, além de disponibilizar automaticamente os mais diversos documentos, inclusive licenças ambientais, de acordo com as exigências dos órgãos ambientais.

Plataforma VG Resíduos

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos
seta para cima